Vela/Virtuoso - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Glossário > V - 029

Vela

Total:
000

  1. • Vela: 1. Peça cilíndrica, de cera de abelha, parafina ou outra substância gordurosa, com um pavio central que serve para a iluminação de um ambiente interno ou externo. 2. Vela acesa em devoção, fé e amor a Deus, Jesus, Espírito Santo, a um Santo ou Santa. 3. São acesas duas velas sobre o altar durante a Missa, nos velórios, na Comunhão, na Crisma ou Confirmação, como símbolo de aceitação a Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo. 4. Síbolo de fé e amor a Santíssima Trindade, Sagrada Família etc. 
  2. • Venera: 1. Ato de venerar. 2. Aquele ou aquela que rende culto a um(a) Venerável. 3. Concha ou insígnia usadas por romeiros que se dirigiam a Santiago de Compostela.
  3. • Venerabilidade: 1. Referente à qualidade, atributo ou valor do que é venerável. 2. Respeitabilidade.
  4. • Venerabundo: 1. Aquele ou aquela que venera. 2. Reverente. 3. Todo aquele ou aquela que dá mostra de veneração.
  5. • Veneração: 1. Ato, ação ou efeito de venerar. 2. Devoção; culto; adoração.
  6. • Venerado: 1. Aquele que inspira ou é objeto de veneração, Deus, Jesus e o Espírito Santo. 2. Condição entre o ser humano e Deus, quando respeitado e reverenciado.
  7. • Venerador(a): 1. Aquele ou aquelan que venera. 2. Seguidores do catolicismo que prestam dedicadamente demonstração de respito, fé e o ato de crer em Deus Pai, Deus Filho e no Espírito Santo. 
  8. • Venerando: 1. Aquele que é digno de ser venerado, para nós católicos Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo. 2. Venerável; respeitável. 3. Recebido e acatado por devoção e fé. 
  9. • Venerar: 1. Adorar, receber e aceitar à Santíssima Trindade e a Sagrada Família. 2. Demonstrar e tributar grande respito a Deus ou também a qualquer deus pagão. 3. Render culto. 4. Reverenciar. 
  10. • Venerável: 1. Deus Pai, Deus Filho e o espírito Santo. 2. Aquele(a) que é digno(a) de veneração. 3. Respeitável. 4. Venerando. 
  11. • Veracidade das Escrituras: 1. Doutrina e ensinamento da Santa Igreja que garante a inefalibidade das Escrituras Sagradas, como foi homologado no Vaticano Segundo. 2. Ver também: "Bíblia" e "lt Inspiração Bíblica".
  12. • Veracidade das Palavras: 1. A Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, contém verdades oriundas de Deus, o Criador, que por inspiração orientou aqueles que seus livros (da Bíblia) escreveram. 2. A Bíblia é verdadeira na fé, nos exemplos e ensinamentos de Deus e Jesus, mas também como referência para leigos e religiosos que fazem pesquisas históricas, científicas e acadêmicas. 3. Seus textos trazem informações sobre povos, regiões e países antigos que são objeto de estudo gerando grandes descobertas de sítios arquiológicos. 4. No entanto, a maior verdade são todas as revelações, as lições, as orientações, os ensinamentos, as advertências, os caminhos e a luz que conduz à salvação e santificação.
  13. • Verdades Bíblicas - Vide "Veracidade das Palavras".
  14. • Verdades de Deus: 1. São todos os atos, ações, atitudes e ensinamentos de Deus (no Antigo Testamento) e de Jesus (no Novo Testamento). 2. Textos constantes das Sagradas Escrituras.
  15. • Verdades de Deus: 1. São todos os atos, ações, atitudes e ensinamentos de Jesus (no Novo Testamento). 2. Textos constantes das Sagradas Escrituras. 3. Jesus sempre confirmou e nos demonstrou que o Antigo Testamento é uma criação por inspiração de Deus, portanto verdadeiro caminho para o Céu.
  16. • Verdades do Espírito Santo: 1. O Espírito Santo é parte de Deus Pai e do Deus Filho, uma das pessoas da trindade, a essência que nos guia para a Luz de Deus, da Salvação e Santificação. 2. É verdadeira a ação do Espírito Santo sobre a virgem Maria e a sua concepção.
  17. • Véu: 1. Tecido leve e fino usado pela mulher para cobrir a cabeça ao adentrar uma igreja ou participar de um ato litúrgico. Hoje em dia raramente isso ocorre, está praticamente em desuso.
  18. • Véu do Cálice: 1. Tecido na forma quadrada e que é usado para cobrir o cálice. Atualmente está quase em desuso.
  19. • Véu de Ombros: 1. O mesmo que "Véu Umeral".
  20. • Véu Umeral: 1. Véu (manto) usado pelo sacerdote sobre os ombros quando for dar a bênção ao Santíssimo, ou ainda, quando estiver transportando o ostensório com o Santíssimo em seu interior para exibição à assembleia ou durante uma procissão aos fiéis. Seu formato é retangular. 2. O mesmo que "Véu de Ombros".
  21. • Via Crucis - Vide: "Via-Sacra".
  22. • Via Dolorosa - Vide "Via-Sacra".
  23. • Via-sacra: 1. Devoção popular que "recria" os passos de Jesus durante a Paixão e Morte. 2. Série de quadros, esculturas ou até representação viva (com pessoas), quatorze no total, contendo cenas da Paixão e Morte de Jesus Cristo. 3. Caminho da Cruz. 4. Orações que são rezadas diante de cada um desses quadro, esculturas ou representação viva. 5. Via Crucis. 6. Via Dolorosa. 7. Vide "Estação".
  24. • Vício: 1. Ato e ou ação que se contrapõem às virtudes, ao que é certo, correto e reto, tudo a partir das definições constantes nas Sagradas Escrituras. 2. Todo vício é condenável, pois é danoso para o indivíduo, a família e a comunidade.
  25. • Vida: 1. Vida humana. 2. Condição de poder nascer, crescer, envelhecer e falecer, portanto ser ativo. 3. Refere-se também ao espaço de tempo entre o nascer e o falecer. 4. Vida terrena; vida eterna no mundo de Deus. 5. Graça recebida de Deus. 6. Existir, amparar, conviver, compartilhar e acompanhar aos semelhantes que fazem parte desta "vida".
  26. • Vida Eterna: 1. Vida após a morte no Céu ao lado de Deus. 2. Morar eternamente no Céu.

  1. • Videira: 1. Planta que produz a uva e esta o vinho, que aparece em vários momentos na Bíblia. 2. É citada juntamente com a oliveira e a figueira.
  2. • Vidente: 1. Aquele ou aquela que tem visões místicas, como a de um anjo, santo ou santa, de Jesus, Deus etc. 2. Profeta. 3. Sonho contento uma mensagem. 4. Oráculo.
  3. • Vigilante: 1. O mesmo que: "Bispo". 2. Por extensão, todo Cristão que está vigilante e atento à preservação de sua Igreja.
  4. • Vinha: 1. No Antigo Testamento significa riqueza e bem estar. 2. No Novo Testamento Jesus se refere à vinha como a aproximação de uma nova comunidade. 3. Local onde se frutifica a uva e o vinho, o sangue de Jesus.
  5. • Vinho: 1. Produto originário da uva quando colocada para fermentar. 2. Para nós Católicos Apostólicos Romanos o vinho após a Consagração é o sangue de Jesus. O Sangue da Salvação e Santificação, do amor de Deus Pai, Deus Filho e do Espírito Santo, pois são um único Deus. 3. Bebida utilizada por Jesus na Última Ceia para entregar a seus discipulos seu sangue logo após a entrega do seu corpo pelo pão. 4. Momento da Missa em que é dada a Eucaristia (Comunhão) com a consagração do pão e do vinho.
  6. • Virtude: 1. Aquele ou aquela que tem disposição firme e constante para a prática da caridade e do bem. 2. Ato virtuoso. 3. O de saber respeitar a castidade. 4. Manter-se puro ou pura; pureza de corpo e alma.
  7. • Virtudes Celestial: 1. São todas as virtudes proporcionadas por Deus, o Criador, ao ser humano, a criação. 2. Qualidades de Deus Pai, Deus Filho e do Espírito Santo.
  8. • Virtudes Cardeais: 1. Para a Igreja Católica Apostólica Romana existem quatro virtudes que são as convergentes e concentram todas as demais virtudes humanas. Como é descrito no Catecismo Católico: "são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade humanas, que regulam os nossos actos, ordenam as nossas paixões e guiam a nossaconduta segundo a razão e a fé. Adquiridas e reforçadas por actos moralmente bons e repetidos, são purificadas e elevadas pela graça divina". 2. São elas: A. Prudência. B. Justiça. C. Fortaleza. D. Temperança. A. Prudência: Pela razão é conduzido para o dicernimento e diferenciação, em todos os momentos situações, o caminho para o bem, bem como saber optar pelos métodos e meios para atingir o fim desejado. Outras virtudes estão associadas a ela, por ser a virtude "mãe" do ser humano. É ela que indica os caminhos, as regras e as medidas, para as diferentes virtudes. B. Justiça: É a vontade constante e contínua de dar ou ceder a terceiros, irmãos e irmãs, o que lhes é devido. Amor, respeito, atenção, ajuda etc. C. Fortaleza: Também denominada Força. É ela que garante, confirma e assegura o fortalecimento nos momentos difíceis, de desencontros e a retidão na busca de atos, ações e atitudes voltadas para o bem, a paz e o amor. D. Temperança: Também denominada Moderação. É a que modera, equilibra, leva à prudência na atração dos prazeres carnais e sociais, garantindo o controle ou domínio sobre os instintos. Nesse contexto conduz ao equilíbrio e a estabilização na aplicação do bem. Trata-se na realidade da prudência, dos cuidados e e zelo aplicada aos prazeres.
  9. • Virtudes Cardinais - O mesmo que "Virtudes Cardeais".
  10. • Virtudes Teologais: 1. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, são três: a. Fé b. Esperança c. Caridade (Amor). 2. As Virtudes Teologais são o complemento para as Virtudes Cardinais.
  11. • Virtuoso: 1. Aquele ou aquela que possui, mantém e cultiva qualidades de virtude religiosa, moral, social, humanitária etc. 2. Aquele ou aquela que pratica e aplica suas virtudes em favor do bem.
  12. • Viúva: 1. Nas Escrituras esse termo identifica as pessoas necessitadas, desprotegidas, desvalidas do povo de Deus. 2. Aqueles e aquelas que necessitam de carinho, ajuda, caridade, amor etc. 3. Esposa que perdeu seu companheiro de Matrimônio por falecimento.
  13. • Vocação: 1. Chamamento, escolha, predestinação, talento e aptidão.
  14. • Vulgata: 1. Tradução latina da Bíblia realizada por São Jerônimo (320-420) que mais tarde foi declarado pelo Concílio de Trento como sendo a versão oficial da Santa Igreja. 2. Aceito, autêntico e oficial.

Voltar para o conteúdo