T - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Beatos & Santos > Santos > T

SANTOS

  1. • Taciano (?, ? - ?, ?) - Mártir - 15/06
  2. • Tadeu Liu (?, ? - ?, ?) - Mártir da China - 09/07
  3. • Talássio * (?, ? - ?, ?) - Juntamente com São Lineu - 22/02
  4. • Taleleu (?, ? - ?, ?) - Eremita - 27/02
  5. • Taleleu (?, ? - ?, ?) - Mártir - 20/05
  6. • Telêmaco (?, ? - ?, ?) - 01/01
  7. • Tamaro (?, ? - ?, ?) - Bispo - 01/09
  8. • Taraco * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Probo e Santo Andronico - 11/10
  9. • Tarásio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 25/02
  10. • Tarcísio (?, Roma - 257, Roma) - Mártir - 15/08 Nasceu na Itália, em data não identificada por nós. Sabe-se muito pouco sobre a vida deste Santo, o que ficou para a história é que ele foi uma das vítimas do imperador Maximiniano, em sua incansável perseguição aos Cristãos, quando ordenava o assassinato de todo aquele que era preso. Responsável por uma das mais sanguinárias perseguições a fieis Cristãos. Naquela época o Papa era Xisto II e Tarcísio era acólito deste Papa, em outras palavras, servia ao Papa como coroinha. O Papa Xisto II queria levar a Eucaristia aos Cristãos presos e condenados à morte, mas era proibido. Tarcísio então sugeriu ao Papa que ele próprio levasse a Eucaristia aos presos Cristãos. O Papa então o abençoou e lhe entregou uma pequena caixa de prata contendo as Hóstias Consagradas. Tarcísio parte para a cadeia, com muito cuidado guardava a precisa caixa, quando foi parado por guardas e reconhecido. Naquele momento os guardas queriam que ele entregasse o que carregava, mas ele, Tarcísio, se recusou, pois era sagrado. Não houve dúvida o martírio foi consumado naquele loca. Faleceu  em Roma, martirizado, apedrejado não apenas pelos guardas, mas também por incrédulos, no séc. I. Quando tiveram certeza que ele estava morto passaram, os guardas, a revistá-lo, mas nada encontraram, apesar de terem visto a caixa de prata. Seu corpo ficou jogado naquele local, porém, algum tempo depois, um soldado simpatizante dos Cristãos, recolheu seu corpo, não levantando suspeita das pessoas que ali passavam, pois era um soldado, e o levou até as catacumbas secretas onde eram enterrados os seguidores de Cristo e o sepultou. Quando o Papa Damaso (366 até 384) foi eleito e assumiu o Pontificado determinou a colocação de uma placa identificando a data da morte de Tarcísio como sendo a de 15 de agosto de 257.
  11. • Tecusa (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Teódoto * e Companheiros - 18/05
  12. • Telesforo (?, ? - ?, ?) - Papa - 02/01
  13. • Telio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 09/02
  14. • Telmo (Elmo, ou ainda, Pedro Gonzalez) (1175/85, Espanha - 1246, Espanha) - 14/04 Nasceu em Frósmista, Palência, Espanha, no ano de 1175/85. Seu nome de Batismo era Pedro González Telmo. Já jovem iniciou seus estudos na Universidade de Palência. Torna-se cônego da Catedral. Após um acidente com cavalo tornou-se pregador dominicano. Passou a evangelizar em Castela e Leão, na Espanha, também em Portugal, na maioria das vezes sua ação era voltada aos pescadores e marinheiros. Por três anos acompanha o rei Fernando (santo). Chegando a Córdoba, mais tarde, vai para a Galícia, Santiago de Compostela e Lugo, continuou suas pregações e evangelização até chegar a Tuy. Faleceu em Tuy, na Espanha, no ano de 1246.
  15. • Temistocle (?, ? - ?, ?) - Mártir - 21/12
  16. • Teobaldo (?, ? - ?, ?) - 30/06
  17. • Teobaldo de Alba (?, ? - ?, ?) - 01/06
  18. • Teobaldo de Marly (?, ? - ?, ?) - Abade - 27/07
  19. • Teobaldo de Provins (?, ? - ?, ?) - 30/06
  20. • Teobaldo Roggeri (?, ? - ?, ?) - 01/06
  21. • Teodardo (?, ? - ?, ?) - Arcebispo - 01/05
  22. • Teodardo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 10/09
  23. • Teodério (?, ? - ?, ?) - Abade - 29/10

  1. • Teodoreto (?, ? - ?, ?) - Mártir - 23/10
  2. • Teodorico (?, ? - ?, ?) - Abade - 01/07
  3. • Teodorico Balat (1854, França - 1900, China) - Mártir na China - 09/07 Nasceu em São Martinho de Tour, na França, no dia 23 de outubro de 1854. Ingressou no Seminário aos 20 anos de idade, em Lavour, em Abi, França. Em 1880 ingressou na Ordem dos irmãos Menores de São Francisco, em Pau, França, mas em função do decreto exilando os religiosos na França foi para a Inglaterra terminar sua formação sacerdotal, em Woodlands, local onde foi ordenado sacerdote. Solicitou ser um dos missionários que seriam enviados para a China, mas antes visitou a região de Assis. Quando partiram para a China passaram pela Terra Santa, local onde permaneceram por um ano. Na Terra Santa adoeceu, mas teve uma boa recuperação. Chegaram a Ta-Yuen-Fu no dia 01 de dezembro de 1885. Estudou muito para aprender o chinês. Foi transferido para Tong-el-kou, local onde passou a atuar como professor de alfabetização para a população adulta e infantil do local. Seus êxitos foram tão bons que passou a lecionar no Seminário. Logo em seguida foi nomeado diretor espiritual das irmãs, mas seu trabalho foi interrompido pela perseguição aos Cristãos. Quando teve início a perseguição aos Cristãos todos foram presos e condenados. Faleceu na China, martirizado, juntamente com seus irmãos de Fé, no ano 1900.
  4. • Teodorico de Mont-d'Or (?, ? - ?, ?) - Abade - 01/07
  5. • Teodorico de Santo Evroult (?, ? - ?, ?) - Abade - 01/07
  6. • Teodorico Endem (1499, Holanda - 1572, Holanda) - Mártir - 01/07 Nasceu Amersfoot, Holanda, no ano 1499. Foi um ótimo estudante e dedicado ás obras onde envolviam a caridade e a misericórdia. Quando decidiu seguir a vida religiosa sofreu forte pressão de sua família que tinha outros planos para a sua vida. Sua insistência foi tão grande que seus pais permitiram, mas impuseram uma condição, não se tornar Franciscano, pois aqueles religiosos eram muito pobres e as Regras eram muito rigorosas, acontece que Teodorico queria seguir os passos de São Francisco de Assis e não tornar-se um monge Beneditino, como queriam seus pais. Sua vontade prevaleceu mais uma vez e ele ingressou na Ordem dos Irmãos Menores, local onde foi ordenado sacerdote, data em que estiveram presentes seus pais. Durantes alguns anos viveu isolado, sendo durante esse período severo observador das Regras de São Francisco. Era muito respeitados por fieis e pelos irmãos de Fé. Foi designado para o Convento de Gorcum. Assumiu a missão de confessor, por essa razão passava horas e horas ouvindo as confissões da população. Também, na mesma época, era confessor e orientador espiritual no Mosteiro das Irmãs Terciárias Franciscanas. Quando da rebelião de Lutero e Calvino muitos católicos se afastaram da Igreja, por esta razão muitas rebeliões ocorreram e durante a ocupação da cidade de Gorcum, em 1572, todos os irmãos foram presos. Esses religiosos foram ofendidos, humilhados e ridicularizados. Conduzidos para a cidade de Brielle, foram torturados, local onde tentaram que eles r5enunciassem a Igreja Católica, mas todos confirmaram sua dedicação à Igreja Católica. Faleceram na Holanda, martirizados na forca, juntamente com seus irmãos, no dia 09 de julho de 1572.
  7. • Teodoro (?, ? - ?, ?) - Bispo - 02/01
  8. • Teodoro * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Pausilipo - 15/04
  9. • Teodoro (séc- VI, França - 613 - França) - 20/04 Nasceu na Gália, região da atual França, em meados da segunda metade do séc. VI. Sua família era devota de São Jorge e desde o seu nascimento eles o colocaram aos cuidados do Santo. Aos oito anos a religiosidade do garoto Teodoro é percebida com maior vigor, momento marcante, pois Teodoro procurava ocultar-se em locais onde pudesse orar sem ser atrapalhado. Já adolescência, surpreende mais uma vez seus pais e a comunidade, quando cava uma gruta na Capela de São Jorge para orar solitário e assim contemplar. Numa noite sua mãe tem a visita de São Jorge, em sonho, que lhe garante um bom futuro para o filho. É nesta época que surgem os primeiros relatos de milagres, graças e prodígios na gruta cavada pelo jovem. Estes acontecimentos se espalharam como bomba e o local passou a ser freqüentado por grande multidão todos os dias. Apesar de sua pouca foi chamado pelo bispo da cidade vizinha de Anastaslópolis, quando assume a tutela do jovem Teodoro e em seguida o ordena sacerdote. Depois de alguns anos retorna para sua cidade natal e logo ao chegar é eleito bispo da região. Ocupou o cargo por dez anos com a mesma dedicação e vontade, mas resolveu abandonar tudo e voltar a sua vida solitária, quando havia tempo para a oração, penitência e contemplação. Retorna para a gruta que cavou e os milagres voltam a acontecer. Mais uma vez grandes multidões passam a freqüentar o local e sua solidão é perturbada, mas Teodoro vendo a aflição dos que o procuravam nunca pensou em abandoná-los para procurar um local mais sossegado. Todos os dias atendia a um número imenso de pessoas, com todo tipo de necessidade. Muitos milagres, graças e prodígios aconteceram. Faleceu na França, em sua gruta, no dia 20 de abril de 613.
  10. • Teodoro *  (?, ? - ?, ?) - Canonizado juntamente com São Davi e São Constantino - 19/09
  11. • Teodoro (?, ? - séc- III/IV, Ásia Menor) - Mártir - 09/11 Nasceu em local e data não identificados por nós. Era um militar e atuava na região de Achaita, atual Turquia. Nessa época era grande a perseguição aos Cristãos. Teodoro era dedicado e trabalhador, mas quando descoberto foi levado diante das autoridades que em inquisição tentaram que ele renegasse a sua Fé em Nosso senhor Jesus Cristo e Seu Pai. Teodoro se recusou a negar e corajosamente e sem nenhum medo confirmou sim a sua Fé. Faleceu na Ásia Menor, martirizado, por decapitação, durante o século III. É um dos três Santos mártires do Oriente, juntamente com São Jorge e São Demétrio.
  12. • Teodoro * (?, ? - ?, ?) - Canonizado juntamente com São Teófanes - 27/12
  13. • Teodoro Chernigov (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com o Santo Miguel de Chernigov - 21/09
  14. • Teodoro de (da) Cantuária (?, Grécia - 690, Inglaterra) - Bispo - 19/09 Nasceu provavelmente na Grécia, em data não identificada por nós. Nada temos sobre sua formação e idade infantil e juvenil. As informações sobre este santo vem de São Beda. No ano de 666 é indicado para a sede de Cantuária, Inglaterra, tomando posse três anos depois em 669. Fundou a Escola Episcopal de Cantuária. Faleceu em Cantuária, Inglaterra, no ano 690. Tinha por volta dos 87 anos de idade.
  15. • Teodoro de Heracleia (?, ? - ?, ?) - Mártir - 07/02
  16. • Teodoro de Pávia (?, ? - ?, ?) - Bispo - 20/05
  17. • Teodoro de Siceia (?, ? - ?, ?) - Bispo - 22/04
  18. • Teodoro Estudita  (?, ? - ?, ?) - Abade - 11/11
  19. • Teodoro Santificado  (?, ? - ?, ?) - Abade - 28/12
  20. • Teodoro Van Der Eem  (?, ? - ?, ?) - Mártir em Gorcum - 09/07
  21. • Teodósio (?, ? - ?, ?) - Abade - 03/05
  22. • Teodósio - O Cenobita (ou Cenobiarca) (423/4, Capadócia: atual Turquia - 529, Palestina) - 11/01 Nasceu na Capadócia, atual Turquia, no ano 423. Sua família era abastada e cristãos. desde pequeno a sua educação foi baseada na Fé Cristã e Católica. Participava das Missas não apenas como público, mas fazendo a leitura durante a Liturgia. Num certo dia, fazendo a leitura da história de Abraão, foi atingido pela história do patriarca e passou a refletir e ter o desejo de seguir os caminhos de Deus. Resolveu deixar a sua terra, como havia feito Abraão, e partiu, primeiro para a Terra Santa e depois, para uma região deserta próximo a Belém. Foi ao encontro de Simeão, o estilista (também Santo) e naquele momento, sem nunca terem se encontrado ou tido informações sobre Teodósio, Simeão o identifica pelo nome e transmite uma mensagem de Deus. "Você  foi escolhido para converter e salvar muitas almas". Após esta conversa Teodósio decide entrar para um convento e pouco tempo depois, em razão de sua dedicação, dos dons especiais como o de fazer curas em nome de Deus e seu Filho Jesus, das profecias e prodígios, além de saber ouvir e aconselhar foi indicado para a provedoria de uma Igreja Consagrada à Nossa Senhora. Viveu algum tempo nessa Igreja, mas este não era no seu ver a sua missão, desejava viver solitário numa comunidade monástica no deserto. Vale lembrar que este era um hábito muito comum. Numa noite, em sonho recebe São Longuinho, e este o aconselhou a viver numa caverna que havia sido o local de uma parada dos Reis Magos quando voltavam para suas casas vindo de Belém. Foi o que fez e nesta caverna realizou duras penitências e orações. Também passou a pregar, de maneira muito humilde, condição que cativou e chamou a atenção de muita gente que por ali passava ou era o destino final. Sua fama cresceu e logo vieram novos adeptos, como Monges e discípulos. Estes criaram uma Comunidade Religiosa Cenobitica. Esta comunidade isolada em que viviam em função de um mesmo interesse, princípios, objetivos e prerrogativas, todos voltados aos valores Cristãos. Muitos chegaram à comunidade vindos de diversas partes do mundo, todos desejosos de serem discípulos de Teodósio. Para manter toda a comunidade edificou três Conventos, cada um agrupando uma comunidade específica, mas todos interligados: o primeiro para os que falavam a língua grega; o segundo para os eslavos e o terceiro para os que falavam hebreu, árabe e persa. Todos nos arredores de Belém. outro ato grandioso foi a construção de três hospitais, sendo um para os anciãos, outro para atendimento de todos os tipos de doenças e o último para as pessoas com problemas mentais (este último hospital não era comum na época, nem na Europa e nem no Oriente). Teve forças para também construir mais quatro igrejas. Foi designado como Supervisor Geral dos Monges da Palestina, tudo em razão de sua fama. Porém nem tudo dava certo para Teodósio, pois em razão de sua luta contra os hereges acabou sendo condenado ao exílio pelo imperador Anastácio. Apenas quando este faleceu é que pode voltar e assumir novamente o seu posto entre os Monges e discípulos. Faleceu na Palestina, no ano 529. Segundo o que é contado pela tradição Católica Teodósio viveu cento e cinco anos, e quando de sua morte foi enterrado em uma cova feita por ele próprio, na mesma gruta onde os Reis Magos dormiram, entre Jerusalém e Belém, muitos anos antes. Muita gente foi ao seu funeral. Muitas graças e prodígios aconteceram no local de sua sepultura e nem mesmo a profanação de sua sepultura pelos árabes impediu que sua fama fosse continuamente ampliada por todo planeta.
  23. • Teódota (?, ? - ?, ?) - Mártir - 02/08
  24. • Teódota (?, ? - ?, ?) - Mártir - 29/09
  25. • Teódoto * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Tecusa e Companheiros - 18/05

  1. • Teódulo * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Julião - 17/02
  2. • Teodulo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente Agátopo - 04/04
  3. • Teodulo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Santo Alexandre e Evêncio - 03/05
  4. • Teófanes (?, ? - ?, ?) - Abade - 12/03
  5. • Teófanes (?, ? - ?, ?) - Canonizado juntamente com São Teodoro * - 27/12
  6. • Teofilato (?, ? - ?, ?) - Bispo - 07/03
  7. • Teófilo (?, ? - ?, ?) - 04/02
  8. • Teófilo (?, ? - 195, Palestina) - 05/03 Nasceu em local e data não identificado por nós. Também não se tem informação sobre sua infância. De sua vida sabe-se que foi sacerdote e mais tarde é nomeado Bispo  em Cesaréia, na Palestina. Era grande defensor das tradições apostólicas e litúrgicas. Muito dedicado a evangelização e conversão naquela região. Faleceu na Palestina, no cargo de Bispo, em 195.
  9. • Teófilo da Corte (?, ? - ?, ?) - Religioso - 19/05
  10. • Teopisto (séc- I, Itália - séc- I e II, Itália) - Mártir - 20/09 Nasceu na Itália, no séc. I. Não se tem informação sobre sua infância e juventude. Na época do imperador Trajano muitos Cristãos foram perseguidos e mortos. Eustáquio era casado e um renomado general romano. Em certa data ele se converteu ao Cristianismo juntamente com sua esposa, Teopista (Santa) e seus dois filhos Agapeto e Teopisto (Santos). Quando foram denunciados o imperador ordenou a prisão de toda família. Foram julgados e condenados à morte. Foi determinado que eles seriam colocados dentro de uma estátua de metal na forma de um touro. Esta foi aquecida em brasa e todos mortos queimados. Faleceu na Itália, provavelmente no final do século I e início do II.
  11. • Teotônio (1082, Portugal - 1162, Portugal) - 15/02* ou 18/02 Nasceu em Portugal, em 1082. Seus estudos aconteceram no Mosteiro Beneditino de Ganfei, em Portugal. Aos dez anos e a seu próprio pedido é entregue ao tio, bispo de Coimbra, para concluir sua educação. Teotônio se formou em teologia e filosofia. Seu tio falece e ele é enviado a outro tio, também religioso, prior do Mosteiro em Viseu para concluir a formação eclesiástica. Sendo ordenado padre acaba sendo o sucessor de seu tio, em 1112, quando este faleceu. Inicia sua primeira peregrinação para Jerusalém e quando retorna lhe é proposta assumir o bispado, mas ele recusa, pois ele desejava continuar um missionário e ainda retornar à Cidade Santa. Porém outro convite acaba por mudar seus planos quando o Padre Telo, seu orientador nos tempos escolares lhe pede ajuda. Juntos concluíram a criação de uma comunidade religiosa iniciada por seu orientador e mais onze religiosos. A fundação do Mosteiro Cruz de Coimbra ocorreu em 1131 com a criação de uma nova ordem religiosa, seguidora da Regra de Santo Agostinho. A partir desta data todos os fundadores receberam o hábito de Santo Agostinho. Sua vida religiosa como primeiro superior do Mosteiro ajudou muito na sua vida missionária e observou que o mais importante que os campos de batalha era a formação educacional laica e espiritual dos jovens. esta visão era muito arrojada para seu tempo, por esta razão foi convidado para ser conselheiro espiritual do rei Afonso Henrique. Teve a oportunidade de conhecer e manter contato com Bernardo (Santo). Quando tinha por volta de setenta anos renuncia ao cargo de prior e volta a ser um mero religioso e missionário. Quando completa setenta e um anos o Papa Anastásio IV o indica bispo de Coimbra, mas ele recusa. Faleceu em Portugal, no dia 18 de fevereiro de 1162. É enterrado numa das Capelas da Igreja do Mosteiro que fundou. Foi Canonizado pelo Papa Alexandre III, no ano 1163.
  12. • Terenciano (?, ? - ?, ?) - 01/09
  13. • Terêncio (?, ? - 250, Cartago) - Mártir  juntamente com seus 39 (trinta e nove) Companheiros - 10/04 Nasceu em local e data não identificados por nós. No séc. III o imperador Décio favorável aos deuses pagãos ordena a captura e condenação de todo Cristão que se negar a prestar culto ao deus pagão e renegar o Cristianismo, ou seja a sua Fé. Terêncio e seus 39 companheiros foram presos e no cárcere passaram por violentas torturas, como porém todos se recusaram a ir contra a sua Fé e o Martírio de Nosso Senhor Jesus Cristo foram condenados. Faleceram em Cartago, atual Turquia, martirizados, por degolação, no ano de 250.
  14. • Ternano (?, ? - ?, ?) - Bispo - 12/06
  15. • Tertuliano (?, ? - ?, ?) - 27/04
  16. • Tesifonte (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com seus companheiros - Fez parte do grupo conhecido como Sete "Varões Apostólicos" - 0?/0? Nasceu em local e data não identificada por nós. Segundo as tradições Católicas Tesifonte foi ordenado sacerdote pelas mãos dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, que em seguida é enviado para a Espanha para evangelizar. Faleceu na Espanha, no século I.
  17. • Tiago (Jaime) Hilário Barbal Cosan (?, ? - ?, ?) - Mártir - 18/01
  18. • Tiago - Maior (?, Palestina - séc- I, Palestina) - Apóstolo e Mártir - 03/05 ou 25/07* Nasceu em Betsaída, na Galiléia, em data não identificada por nós. É o irmão mais novo de João. Filho de Zebedeu e Salomé. Foi chamado por Jesus quando estava com o irmão João à beira do lago. Foi o primeiro Apóstolo a seguir Jesus, abandonando tudo quando era discípulo de João Batista, pedindo para conhecer onde Jesus morava e também o primeiro a ser martirizado entre os Apóstolos. Ao lado de Pedro e João formavam o grupo de discípulos mais próximos de Jesus. São os três que são chamados e sobem com Jesus ao monte onde ocorre a transfiguração de Jesus para receber Elias e Moises. Também o acompanham quando Jesus vai orar no Monte das Oliveiras, pouco antes de ser preso, e adormecem. Foi testemunha ocular (acima descrito) da: a. Ressurreição da Filha de Jairo; b. Transfiguração; c. Agonia de Jesus Cristo, no horto do Getsêmani. Viajou provavelmente para a Espanha, onde foi anos mais tarde encontrado suas relíquias e deu início ao povoado de Santiago de Compostela. Foi preso com Pedro e condenado à morte por Herodes Antipas. Faleceu na Palestina, martirizado, provavelmente decapitado, entre os anos de 41 e 44. Segundo a tradição Tiago foi enterrado em Santiago de Compostela, na Espanha, pois ele teria passado boa parte de sua vida evangelizando naquela região.
  19. • Tiago (Menor) (?, ? - séc- I - ?) - Apóstolo e Mártir - 03/05 Nasceu em Jerusalém ou Nazaré, em data não identificada por nós. Era primo de Jesus e irmão de Judas Tadeu. Filho de Alfeu. Peregrinou divulgando a palavra de Jesus, mas infelizmente não existem muitas informações sobre ele na Bíblia. Foi ferido e condenado à morte. Faleceu em Jerusalém, atual Israel, martirizado, por decapitação, pelo rei Herodes, neto do rei Herodes (aquele que mandou matar as crianças na tentativa de matar Jesus), no séc. I.
  20. • Tiago (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Mariano* - 30/04
  21. • Tiago das Marcas (1391, Itália - 1476, Itália) - 28/11 Nasceu em Montepradone, em Piceno, na Itália, no ano de 1476. Bastante jovem ingressou na Ordem Franciscana. Passou a viver no eremitério de Cárcere, em Assis, Itália. Foi ordenado sacerdote quando partiu pregando por toda a Itália e também a Europa. Era extremamente dedicado às orações, penitências e jejuns. Foi então convidado para assumir o cargo de arcebispo de Milão. Foi conselheiro de Papas e reis. Ao lado de João Capistrano (Santo) desenvolveu a pregação para a Cruzada contra os turcos. Passou pela Alemanha onde obteve grandes resultados. Tentou pregar junto aos turcos, mas foi chamado pelo Papa Calisto III, quando viajou para Roma. Naquela cidade assume o cargo de inquisidor-mor. Faleceu em Nápoles, Itália, no dia 28 de novembro de 1476. Foi Canonizado pelo Papa Benedito XIII, no dia 10 de dezembro de 1726.
  22. • Tiago de Bevagna (?, ? - ?, ?) - 23/08
  23. • Tiago de Nisibis (?, ? - ?, ?) - Bispo - 15/07
  24. • Tiago Do Mai  Man (?, ? - ?, ?) - Mártir do Vietnã - 24/11
  25. • Tiago Honório Chastan(?, ? - ?, ?) - Mártir na Coreia - 20/09
  26. • Tiago Interciso (?, ? - ?, ?) - Mártir - 27/11
  27. • Tiago Kyuhei Gorobioye Tomonaga (?, ? - ?, ?) - Mártir do Japão - 28/09
  28. • Tiago Lacops (?, ? - ?, ?) - Mártir de Gorcum - 09/07
  29. • Tiago Yan Guondong (?, ? - ?, ?) - Mártir da China - 09/07
  30. • Tiago Zhao Quanxin (?, ? - ?, ?) - Mártir da China - 09/07

  1. • Tibúrcio * (?, ? - ?, ?) - Mártir com Santa Susana - 11/08 Nasceu na Itália, em data não identificada por nós. Tibúrcio e Susana não foram martirizados juntos e nem mesmo durante a mesma perseguição, ocorre que o registro Martirológio foi feito na mesma data. Faleceu, martirizado, em Roma, Itália, no século III.
  2. • Tibúrcio * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Máximo e São Valério - 14/04
  3. • Tibúrcio (?, ? - ?, ?) - 09/09
  4. • Tição (?, ? - ?, ?) - 06/06
  5. • Tigerrnaco (?, ? - ?, ?) - Bispo - 04/04
  6. • Tigrio * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Santo Eutropio - 12/01
  7. • Tilberto (?, ? - ?, ?) - Bispo santificado juntamente com o Bispo São Alcmundo  - 07/09
  8. • Timóteo * (?, ? - ?, ?) - Martir juntamente com Santa Maura - 03/05
  9. • Timóteo * (séc. I, ? - 97, ?) - Bispo santificado pelo povo com São Tito - 26/01 Nasceu em local não identificado por nós, durante o séc. I. Timóteo e Tito são Homenageados juntos por terem acompanhados todo o trabalho e experiência de Paulo (Santo). Esta homenagem destaca a importância que os dois representaram ao acompanharem os passos do Apóstolo Paulo.
  10. Faleceu em local não identificado por nós, no séc. I. O data de 26 de janeiro foi escolhido por ser um dia após a data de celebração da homenagem a São Paulo.
  11. • Timóteo * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Santo Agapio e Santa Tecla - 19/08
  12. • Timóteo * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Hipólito e São Sinforiano - 22/08
  13. • Tiquico (?, ? - ?, ?) - Discípulo de São Paulo - 29/04
  14. • Tirânio * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Zenóbio e companheiros - 20/02
  15. • Tirso (?, Ásia Menor - 252, Ásia Menor ou Espanha) - Mártir - 28/01 Nasceu na Ásia Menor, em data não identificada por nós. Foi Catecúmeno da Bitínia, Ásia Menor. Preso e violentamente agredido por sua fé, mas em nenhum momento cedeu aos maus tratos. Faleceu, martirizado, na Ásia Menor ou Espanha, no ano de 252.
  16. • Tissílio (?, ? - ?, ?) - Abade -08/11
  17. • Tito (séc- I, ? - 97, ?) - Bispo santificado pelo povo com São Timóteo * - 26/01 Nasceu em local não identificado por nós, durante o séc. I. Tito e Timóteo são Homenageados juntos por terem acompanhados todo o trabalho e experiência de Paulo (Santo). Esta homenagem destaca a importância que os dois representaram ao acompanharem os passos do Apóstolo Paulo. Faleceu em local não identificado por nós, no séc. I. O data de 26 de janeiro foi escolhido por ser um dia após a data de celebração da homenagem a São Paulo.
  18. • Tobias (?, ? - ?, ?) - 02/11
  19. • Tomás Cantelupe de Hereford (?, ? - ?, ?) - Bispo - 03/10
  20. • Tomás Danki de Ize (?, Japão - 1597, Japão) - Mártir - 05/02 Nasceu no Japão, em data não identificada por nós. Muitos Jesuítas e Franciscanos se dirigem ao Japão para prestar assistência social e religiosa para a população carente, todas ações eram aprovadas pelo governo japonês, na época Taikosama ocupava o cargo. Acontece que a guerra contra a Coreia é encerrada e o governo glorioso é acometido por uma ganância e decide tomar posse das Ilhas Filipinas, controlada pelos espanhóis.  Estes resistem e o governo japonês em represália decreta o exílio dos religiosos Cristãos. Contrariando o decreto a ação missionária não parava. Então determina que pessoas de sua confiança seguissem os religiosos, mas sem nenhuma repressão. Em  1593, chega ao Japão Pedro Batista (Santo) e que fundam conventos para atender a enfermos e evangelizar. A disputa entre o governo japonês e os espanhóis é agravada e o governador ordena a prisão dos Franciscanos e Jesuítas, todos transferidos para Meaco, local onde suas orelhas esquerdas são cortadas e depois em desfile são conduzidos para Nagasaki. Nesta cidade éw cumprida a sentença final, quando Tomás Danki é crucificado e morto por ser colaborador e atuar ao lado dos religiosos. Falece Jápão, martirizado, no dia 05 de fevereiro de 1597.
  21. • Tomás de Aquino (1225/6, Itália - 1274, Itália) - 28/01 Nasceu no castelo de Roccasecca, na Campânia, Itália, no ano 1225. Era uma família feudal dos condes de Aquino, tinha ainda ligação sanguínea com as famílias reais da Itália, França, Alemanha e Cicília. Já aos cinco anos de idade é aceito pelo mosteiro Beneditino de Montecassino para iniciar seus estudos, depois freqüentou a Universidade  de Nápoles. Quando resolveu ingressar na Ordem de São Francisco sua família fez severa oposição, a ponto de ser trancado num castelo durante um ano por seus próprios irmãos. Sua mãe vendo a angústia do filho o libertou e só então pode seguir sua vocação, nesta época já tinha dezoito anos e foi aceito pela Ordem de São Domingos. Esta ordem lhe chamava a atenção por trabalhar com a Ciências e a Fé em pró da humanidade. Depois estudou com São Alberto Magno. Algum tempo depois tornou-se conselheiro dos Papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X e também do rei São Luiz da França. Foi professor em grandes universidades, mas a sua maior virtude era preservada, a humildade, dedicando e cobrando de todos aos seu redor a caridade e a generosidade com os desvalidos e doentes. Escreveu diversas obras de grande importância e para produzi-las impunha a si um retiro em completo isolamento, na sua própria cela no Convento. A Filosofia e a Teologia eram os temas mais abordados e que obtinham grande respeito após sua publicação. Sua maior publicação foi a "Summa Teológica". Faleceu a caminho do II Consílio de Lion, no Mosteiro de Fossanova, na Itália, porque havia sido convocado pelo Papa Gregório X, aos quarenta e oito anos, no dia 07 de março de 1274. Recebeu grande homenagem das universidades, mosteiros e Conventos. Foi Canonizado pelo Papa João XXII,no ano 1323. Foi grande número de milagres e a qualidade de suas publicações. Foi declarado  pelo Papa São Pio V, no ano 1567, o título de "Doutor da Igreja". É padroeiro das escolas públicas, dos estudantes e professores.
  22. • Tomás (da) Cantuária (Becket ou Canterbury) (1118, Inglaterra - 1170, Inglaterra) - Mártir e Bispo - 29/12 Nasceu na Inglaterra, no dia 21 de dezembro de 1118. Sabe-se que Tomás era chanceler da Inglaterra, solteiro quando foi indicado pelo rei Henrique III para ser arcebispo da Cantuária e primaz da Inglaterra. Nessa época aquele rei ainda não tinha declarado guerra contra o Papa. Tomás era leigo, por essa razão precisou ser ordenado sacerdote bem rapidamente, fato que aconteceu em dois dias. Aconteceu que aquele rei absolutista queria transformar a Igreja em um setor de seu governo e que ele comandasse. Tomás, para surpresa do rei, logo se posicionou contra e foi severamente perseguido. A perseguição foi tanta e tão violenta que Tomás teve que se exilar na França. Algum tempo depois retornou para a sua terra natal e logo os conflitos e perseguições voltaram a ocorrer. Faleceu em Cantuária - Inglaterra, assassinado por um partidário do rei, no interior da Catedral, no dia 29 de dezembro de 1170.
  23. • Tomás de Cori (1655, Itália - 1729, Itália) - Religioso - 11/01 Nascido em Laurenzana, Itália, no ano 1443. Sua família era pobre. Desde pequeno dedicou-se ao pastoreio, quando aos catorze anos perde a mãe. Para poder garantir o casamento de duas irmãs vendeu seu rebanho. Em 1677, com 22 anos ingressa no Convento Franciscano, em Orvieto e onde foi ordenado Padre. Dedicou-se às obras dos retiros da Ordem Franciscana. Fundou diversos retiros, locais onde os frades poderiam de dedicar a Deus através de orações e afastamento, sempre em locais ermos. Estes retiros também atendiam à pessoas que procuravam ajuda espiritual e material. Foi forte a sua interferência durante a redação da Constituição dos retiros. Faleceu no retiro de Bellegra, Roma, Itália, após passar um dia inteiro no confessionário, no dia 11 de janeiro de 1729. Foi Beatificado pelo Papa Pio VI, no ano 1786. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, no dia 21 de novembro de 1999.
  24. • Tomás de Dover (?, ? - ?, ?) - 02/08
  25. • Tomás de Farfa (?, ? - ?, ?) - Abade - 10/12
  26. • Tomás de Hereford (1218, Inglaterra - 1282, Roma) - Bispo - 03/10 Nasceu em Hambleden, na Inglaterra, no ano 1218. Estudou em Oxford, no Reino Unido, depois Paris e por fim, em Orleãns, na França. Na Universidade de Oxford foi professor de Direito Canônico. Mais tarde foi nomeado Bispo de Hereford, Reino Unido. Trabalhou defendendo a Igreja e orientando religiosos e leigos com verdadeira dedicação. Faleceu em Roma, no ano 1282. Seus restos mortais se encontram em Hereford, Reino Unido.
  27. • Tomás de Nagasaki (1582, Japão - 1597, Japão) - Mártir - 14/02 Nasceu no Japão, no ano de 1582. Tomás, nome religioso, ingressa na Ordem Franciscana bem jovem e se preparava para exercer o sacerdócio a exemplo dos Franciscanos que estavam em missão no seu país. Ao seu lado estavam Antônio Ibarki, treze anos e Luiz Kosaki, de onze anos, todos os três tinham na época a missão de evangelizar através do ensinamento da catequese e ajudantes (acólitos) nas missões fora do Convento. Numa cerda data de 1596 o governo, motivado por interesses pessoais, inicia a perseguição aos religiosos e determina a prisão de todos. Tomás e seu companheiro Antônio estavam no convento de Osaka quando foram presos. Tomás solicitou a seus algozes que permitisse escrever para a sua mãe, no que foi atendido. A carta era muito comovente e revelava uma Fé ao Deus Pai e Filho que causava inveja e falta de explicação por parte dos perseguidores. Seu outro companheiro foi preso durante uma missão. Todos tiveram suas orelhas esquerda amputada e conduzidos em cortejo para Nagasaki. Faleceu em Nagasaki, Japão, martirizados, pregados na cruz, no dia 05 de fevereiro de 1597. Foi Canonizado pelo Papa Pio IX, no dia 05 de junho de 1862.
  28. • Tomás de São Domingos (?, ? - ?, ?) - Mártir do Japão - 28/09
  29. • Tomás de Vilanova (1486/8, Espanha - 1555, Espanha) - Bispo - 08/09 Nasceu em 1486, Fuenllana, na Espanha. Desde criança manifestou sua vontade de ser religioso e se preparava para isso com suas ações de caridade. Em 1516 abandonou toda a sua riqueza para ingressar na Ordem Agostiniana, sendo ordenado dois anos depois sacerdote. Era uma pessoa dedicada e trabalhadora em favor da Fé e do Mosteiro, muito preocupado com seus irmãos de Fé. Em 1518 é eleito superior, apesar de não ser seu desejo ocupar este cargo, o aceitou em respeito a seus irmãos, permanecendo até 1544. Nesta mesma época o imperador Carlos V o convidou para ser bispo de Valência e em janeiro de 1545 é empossado bispo. Como bispo organizou e proporcionou todas as condições para que missões assistenciais fossem realizadas em sua comunidade pelos religiosos. Fundou um orfanato para as crianças abandonadas e abriu o espaço de sua casa quando este ficou cheio, indo morar em outro local. Faleceu em Valência, Espanha, como bispo, no dia 08 de setembro de 1555. Foi Canonizado pelo Papa Alexandre VII, no ano 1658.
  30. • Tomás de Walen (?, ? - ?, ?) - 02/11
  31. • Tomás Dinh Viet Du (?, ? - ?, ?) - Mártir do Vietnã - 24/11
  32. • Tomás Garnet (1576, Inglaterra - 1608, Inglaterra) - Mártir - 25/10 Nasceu na Inglaterra, no ano 1576. Foi um sacerdote jesuíta ordenado no ano 1599, em Valladolid, na Inglaterra. Faleceu, martirizado por execução, na Inglaterra, no dia 23 de junho de 1608. Foi Canonizado pelo Papa Paulo VI, em data não identificada por nós.
  33. • Tomás Hioji Kokuzayemon Nishi (?, ? - ?, ?) - Mártir do japão - 28/09
  34. • Tomás Khuong (?, ? - ?, ?) - Mártir do Viertnã - 24/11
  35. • Tomás More (Moro ou Morus) (1477/8, Inglaterra - 1535, Inglaterra) - Mártir - 22/06 Nasceu Londres, na Inglaterra, no ano 1478. Sua família era Cristã e por esta razão foi trabalhar aos 13 anos de idade como mensageiro do arcebispo de Centerbury. Mais tarde o próprio arcebispo consegue seu ingresso na Universidade de Oxford. Formou-se em doutorado em direito aos 22 anos de idade. Tinha como hábito a leitura e quando podia escrevia. Ingressa num Mosteiro, mas após quatro anos desiste de seguir como religioso. Casou-se e teve quatro filhos. Apesar de ser um intelectual sempre arranjava tempo para cuidar dos pobres e desvalidos. Não gostava da vida praticada pela corte. Assume o cargo de chanceler do Parlamento da Inglaterra, durante o reinado de Henrique VIII. Em 1530 o rei desejoso por outra mulher tenta arranjar um meio para se separar de sua esposa, a rainha Catarina de Aragão. Sua pretendente era a jovem Ana Bolena. Tanto fez que acabou casando com Ana, mesmo contrariando as Leis de Deus e da Igreja, mas para seu intento dar certo exige do parlamento a aprovação de uma lei que o coloca como responsável por toda a Igreja Católica na Inglaterra. Todo aquele que se opôs a esta atitude ilegal e de total desrespeito às leis de Deus foi perseguido e depois morto. Ordena a prisão de Tomás e do bispo João Fisher. João foi condenado. Faleceu na Inglaterra, por decapitação, duas semanas depois de João, no ano 1535. É Canonizado pelo Papa Pio XI, no ano 1935.
  36. • Tomás Nguyen Van De (?, ? - ?, ?) - Mártir do Vietnã - 24/11
  37. • Tomás Sen-Ki-Kuo (1851, China - 1900, China) - Mártir - 06/07 Nasceu na China em 1851. Seus pais eram Cristãos e muito pobres. Tinha por prática desde pequeno a confissão e a comunhão. Ingressa na Ordem Terceira Franciscana. Mais tarde ficou gravemente enfermo. Quando se curou passou a trabalhar com um bispo. Quando tinha por volta de 48 anos é iniciada a perseguição aos Cristãos, época em que são presos e condenados à morte. Faleceu na China, martirizado, no ano de 1900.
  38. • Tomás Shen Jihe (?, ? - ?, ?) - Mártir da China - 09/07
  39. • Tomás Son Chan-son (?, ? - ?, ?) - Mártir da Coreia - 20/09
  40. • Tomás Toan (?, ? - ?, ?) - Mártir do Vietnã - 24/11
  41. • Tomás Tran Van Thien (?, ? - ?, ?) - Mártir do Vietnã - 24/11
  42. • Tomé (Apóstolo) (?, Galiléia - séc- I, Índia) Apóstolo e Mártir - 03/07 Natural da Galiléia, em data não identificada por nós. Trata-se do Apóstolo que por não estar presente e não presenciando a primeira aparição de Jesus aos seus discípulos e quando informado pelos companheiros não acreditou e diz que só acreditará se ver e tocar as chagas. Oito dias depois Jesus volta a aparecer aos seus discípulos e Tomé passa a acreditar. Foi também um grande divulgador das doutrinas deixadas por Jesus Cristo, viajando pela Pérsia e outros países até chegar na Índia. Viajou principalmente pelo Oriente levando as palavras de Deus e de Jesus. Faleceu na Índia, martirizado, após ter sido ferido mortalmente com uma lança, no séc. I.
  43. • Tonco (?, ? - ?, ?) - 15/02
  44. • Torfino (?, ? - ?, ?) - Bispo - 08/01
  45. • Toríbio de Mongrevejo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 23/03
  46. • Toríbio Romo Gonzáles (?, ? - ?, ?) - Mártir do México - 21/05
  47. • Torlaco (?, ? - ?, ?) - Bispo - 23/12
  48. • Torpete (?, ? - ?, ?) - Mártir - 29/04
  49. • Torquato (?, ? - ?, ?) - Bispo - 01/05
  50. • Torquato (?, Roma - séc- I, Espanha) - Mártir juntamente com seus companheiros - fez parte do grupo de Sete "Varões Apostólicos" - 15/05 Nasceu provavelmente em Roma, em data não identificada por nós. Segundo as tradições Católicas Torquato foi ordenado sacerdote pelas mãos dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, que em seguida é enviado para a Espanha para evangelizar. Na Espanha vai para Cádiz, junto com mais seis companheiros. Segundo os relatos os sete religiosos começam a pregar e evangelizar, quando muitos milagres são atribuídos ao grupo. Depois de algum tempo Torquato é eleito bispo de Cádiz e seus companheiros partem para outras regiões da Espanha. Faleceu na Espanha, no século I. Sabe-se que seu corpo encontra-se hoje em dia no Mosteiro de São Bento, na Galícia, Espanha.

    1. • Tranquilino de Roma (?, ? - ?, ?) - Mártir - 06/07
    2. • Tranquilino Ubiarco Robles (?, ? - ?, ?) - Mártir do México - 21/05
    3. • Trifão* (?, ? - ?, ?) - Mártir Juntamente com o Santo Respício e a Santa Ninfa - 10/11
    4. • Trífilio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 13/06
    5. • Trófimo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 29/12
    6. • Trudo (?, ? - ?, ?) - 23/11
    7. • Trunvino (?, ? - ?, ?) - Bispo - 10/02
    8. • Turíbio de Astorga (?, ? - ?, ?) - Bispo - 16/04
    9. • Turíbio Alfonso de Mogrovejo (1538, ?Espanha - 1606, Peru) - Bispo de Lima, Peru - 23/03 Nasceu provavelmente na Espanha, no ano de 1538. Teve excelente formação escolar. Formou-se advogado destacando-se na profissão até assumir o cargo no Tribunal da Santa Inquisição, este aos quarenta e dois anos de idade, numa região ao sul da Espanha. Mesmo sendo leigo e em função de sua dedicação às causas religiosas é nomeado pelo Papa Gregório XIII ao cargo de bispo de Lima, no Peru. Para isso recebeu rápida orientação e formação e logo em seguida é ordenado padre. No Peru destacou-se na conversão e na evangelização percorrendo a pé ou a cavalo toda a região acidentada, geograficamente falando, por diversas vezes. Assume para si a causa dos índios e aos que os perseguiam. Foram 25 anos de serviço dedicados à Deus Pai e Filho, por este motivo recebeu a denominação "Apóstolo do Peru". Faleceu no Peru, no ano de 1606.
    10. • Tulião (?, ? - ?, ?) - 28/03
    11. • Tutvaldo (?, ? - ?, ?) - Abade e Bispo - 30/11
      Voltar para o conteúdo