Santos e os Anjos01a - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Anjos & Arcanjos > Conhecendo

Santos e os Anjos I

Por: Vivaldo Armelin Júnior
— Santos & Anjos II
• Deus é o criador de tudo que existe na terra e no Céu, inclusive dos anjos, que pôr serem seres espirituais são imortais, no entanto, segundo São João Damasceno, eles não podem prever o futuro e quando um anjo tem essa informação a respeito de um ser humano é porque Deus os informou.
• Foram criados bem antes do universo, portanto, são mais antigos do que o ser humano. Estes seres agem apenas quando Deus determina e agem apenas em nome do Senhor, nunca por conta própria, mesmo aquele que pulou para o lado do mal. Deus é maior, o único onipresente e onipotente.
• Esse estudo é mesmo complexo, por esse motivo, nossos textos são curtos e simples, originários de pesquisas em publicações da Igreja Católica Apostólicas Romana. Nenhuma das informações são originárias de especuladores e ditos videntes.

ORAÇÂO AOS ANJOS DA GUARDA

• Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

• Senhor Deus, Todo-poderoso, criador do céu e da terra. Louvores Vos sejam dados por todos os séculos e séculos.
Amém!

  • Senhor Deus, que por vossa imensa bondade e infinita misericórdia, confiaste cada alma humana a cada um dos Anjos de vossa Corte Celeste, graças vos dou por essa imensurável graça. Assim confiante em vós e em meu Santo Anjo da guarda, a ele me dirijo, suplicando-lhe velar por mim, nesta passagem de minha alma, pelo exílio da Terra.

  • Meu Santo Anjo da Guarda, modelo de pureza e de amor a Deus, sede atento ao pedido que vos faço.

  • Deus, meu criador, o Soberano Senhor a quem servis com inflamado amor, confiou à vossa guarda e vigilância da minha alma e meu corpo. A minha alma a fim de não cometer ofensas a Deus, o meu corpo, a fim de que seja sadio, capaz de desempenhar as tarefas que a sabedoria divina me destinou, para cumprir minha missão na terra.

  • Meu Santo Anjo da Guarda, velai por mim, abri-me os olhos, dai-me prudência em meus caminhos pela existência. Livrai-me dos males físicos e morais, das doenças e dos vícios, das más companhias, dos perigos, e nos momentos de aflição, nas ocasiões perigosas, sede meu guia, meu protetor e minha guarda, contra tudo quanto me cause dano físico ou espiritual.

  • Livrai-me dos ataques dos inimigos invisíveis, dos espíritos tentadores.

  • Meu Santo Anjo da Guarda, protegei-me.


— Rezar: 1 Creio em Deus Pai, 1 Pai nosso e 1 Ave Maria —

ANTERIORES


• Santo Irineu (130-202)

• Foi Santo Irineu quem descreveu a queda do anjo prepotente que resolveu desafiar a Deus, bem como de seus seguidores. Este Santo foi um grande escritor e pesquisador, entregou sua vida nas mãos de Deus e seguiu fielmente as suas Leis. Escreveu explicando a natureza dos Anjos e confirmou sua existência.
• Então podemos concluir que todos os anjos que desejaram conquistar o Céu e ter poder foram lançados ao fogo eterno e de lá fazem as suas maldades.
• O mais importante é entender que o mal está entre nós, porém nós mesmos podemos evitá-lo, o livre arbítrio, instituído por Deus, é a solução. Como? A resposta é simples, tendo fé e amor a Deus, como fez Santo Irineu.
• Em muitas situações, os seres malignos, conduzem um ser humano ao pecado ou até facilitam que ele seja cometido. É óbvio que em função do livre arbítrio muitos dos seres humanos pecam por sua própria conta. Sabem que estão cometendo erro, mas insistem, como é o caso dos muitos que traficam drogas, pedófilos, infiéis conjugais, egoístas etc.
• Todo aquele ou aquela que opta por pecar está favorecendo a aproximação dos anjos do fogo eterno.

• Eremitas e Ascetas

• Os eremitas e os ascetas, muitos deles Santos, viviam isolados, muitos no deserto, cavernas, grutas, eram grandes devotos dos Anjos de Deus, seus companheiros diários, portanto não viviam isolados de Deus, mas sim dos seres humanos.
• Estes, muitas vezes eram tentados pelos anjos malignos e para afugentá-los recorriam à ajuda dos Anjos de Deus.
• Os Anjos de Deus são guiados pelo Espírito Santo.
• Como emissários do Pai e Senhor desempenham seu papel com dedicação e maestria.
• São seres que nos apoiam como confirmam muitos Santos e Santas, Doutores e Doutoras da Igreja, também os Papas já confirmaram a sua existência.

• Santo Agostinho
• Muitos santos e santas usaram escritos de Santo Agostinho (3340430) para se referenciar e propor suas teses.
• Ele, em pleno século IV e V, produzia material que não se desatualizou, muitos os estudaram e utilizam. A Igreja tem em seus escritos um material precioso e atual.
• Santo Agostinho tinha uma grande devoção por estes seres espirituais, servos de Deus, e os estudou profundamente, orientado pelas Sagradas Escrituras, pela Tradição e o Magistério da Santa Igreja.
• Em pleno séculos IV e V, produziu uma grande obra, nelas podemos os entender melhor, por exemplo: “Os anjos são seres humildes e obedientes, tem vontade e podem até tomar algumas decisões, mas não podem interferir”.
• São obedientes à Santíssima Trindade e consequentemente à Sagrada Família, e atuam como protetores, mensageiros, auxiliares...

• Santo Agostinho sempre teve certeza da ação e importância dos anjos, mesmo nas situações mais difíceis de sua vida não deixou de crer na Santíssima Trindade, na Sagrada Família e nos servos de Deus, os anjos, não importando a sua ordem.

— Santos & Anjos
• São muitos os santos, santas, santos e santas Doutores da Igreja que falaram e ensinaram sobre os anjos. Veja alguns exemplos: São Irineu de Lion (130 - 208), São Clemente de Alexandria (150 - 213), São Gregório de Tours (Dr. da Igreja - 538 - 594), São Isidoro (560 - 636), São Beda (Dr. da Igreja - 670 - 735), São Damasceno (Dr. da Igreja - 650 - 749), São João XXIII (Papa), São João Paulo II, entre tantos outros.
• Esses religiosos não só falaram, mas estudaram estes mensageiros de Deus. Um trabalho duro e bastante difícil, pois os anjos são seres espirituais e não encarnados. A maior referência sobre eles vem das Sagradas Escrituras, Antigo e Novo Testamento, mas também daqueles que tiveram a oportunidade de visualizar um deles e até dialogar. Os três pastorzinhos de Fátima teriam visto um anjo antes da aparição de Nossa Senhora. São muitos os relatos de santos e santas que tiveram a graça de visualizar um santo acompanhado de um ou mais anjos. Perceba que são mais de dois mil anos de existência da Igreja de Jesus Cristo, a Igreja fundada por Jesus e que deu a Pedro a missão de administrá-la para que crescesse.
Voltar para o conteúdo