Sagrada Tradição01 - VivaJesusBr

Ir para o conteúdo
A Igreja Católica
Sagrada Tradição 02 • Sagrada Tradição 01 Origem 01 • Sagrada Tradição 00 Introdução 01 •
Sagrada Tradição - 04
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Ago./20
• Paulo, perseguidor voraz, decidido e dedicado, porém, após a visão de Jesus Cristo passou de perseguidor a perseguido, explica-se, foi convertido pessoalmente por Jesus Cristo. Saulo era uma pessoa culta, estudada e conhecedora profunda das Leis Judaicas, ou seja, do Antigo Testamento.
 
• Recuperada a sua visão, dirigiu-se aos Apóstolos em paz e querendo confirmar a sua conversão, não foi fácil, eles (os Apóstolos) estavam temerosos, mas com a intervenção de Pedro, Saulo passa a se chamar Paulo. Um homem que sempre perseguiu os cristãos agora pede para ser informado sobre a vida de Jesus Cristo, desejoso para aprender e conhecer mais sobre os Seus ensinamentos. Entendeu que Jesus era Deus, que realmente era capaz de realizar curas, fazer milagres e até ressuscitar mortos.
 
• Paulo, após muito aprendizado vindo dos Apóstolos, testemunhas diretas da vida de Jesus Cristo, pois viveram o dia a dia ao lado Dele. Um perseguidor que passa a evangelizar, converter e até orientar Bispos por ele nomeados por meio de cartas, a denominadas Cartas Paulinas. Estes são os primeiros documentos sobre Jesus, tudo antes vinha da tradição oral, mas fiel, a Tradição Apostólica.
Sagrada Tradição -03
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./20
 
• Os Apóstolos não tinham em mãos a Sagrada Escritura, por essa razão, transmitiam as informações, os fatos, acontecimentos e ensinamentos via oral, mas eram unificadas as falas, havia uma coordenação e que se chamava Pedro. Levavam para o povo de Deus, para os ateus e descrentes, para pobres e ricos, judeus e também para todos os povos.
• A perseguição aos Apóstolos e discípulos de Jesus teve início durante o período em que Jesus pregava, evangelizava, curava, expulsava demônios e convertia. Na realidade, a perseguição teve início no momento de seu nascimento quando, por determinação de Herodes com a morte de criançãs até dois anos de idade.
• A Tradição Apostólica foi importante e fundamental para o povo cristão e para que conhecessem e entendessem o papel do Filho de Deus no planeta Terra, esse conhecimento era passado de um para o outro e o mais importante, não poderia haver interpretações pessoais, estes deviam ser fiéis aos ensinamentos de Jesus Cristo, mesmo Saulo, que tanto perseguiu Jesus e os seus seguidores. Quando seu nome passou a ser Paulo, após a aparição de Jesus, foi a procura de Pedro para entender e ser mais um Apóstolo de Jesus Cristo. Paulo seguiu todo o ensinamento e experiências vindas dos Apóstolos, não apenas de Pedro. Foi muito dedicado e como era uma pessoa instruída pode revelar e converter por meio de cartas.
Sagrada Tradição - Origem 02
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./20
 
• Jesus Cristo confiou aos Apóstolos e estes à Santa Igreja, o Corpo Místico de Jesus Cristo, os ensinamentos que conduzem à salvação. É preciso entender que a Sagrada Tradição Apostólica da Igreja vem tudo de Jesus Cristo e não de uma tradição humana, que vem de pai para filho, mas sim da Santíssima Trindade.
• A Tradição vinda dos Apóstolos é oral em sua maioria, mas também é escrita, destacando que o oral foi registrado para não se perder. O Magistério se orienta nestes dois registros, Bíblia e Tradição Apostólica, para seus estudos, interpretação e o ensinamento para religiosos e leigos.  
Sagrada Tradição - Origem 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jun./20
• A Sagrada Tradição Apostólica vem desde o tempo dos Apóstolos, e relatam seus conhecimentos, aprendizados, vivência com Jesus Cristo, suas palavras e seus pensamentos. Mas ela não se encerrou com os Apóstolos, passou por Santos, Santas, Papas...
 
• Os Apóstolos transmitiram tudo aquilo que lhes foi ensinado por Jesus, suas parábolas, mas tem uma condição especial, viveram ao lado de Jesus Cristo durante três anos. Por eles temos informações sobre os fatos e acontecimentos após a prisão e condenação, morte e depois, as aparições. Na Bíblia, Novo Testamento, já existem relatos sobre todos esses acontecimentos, a Tradição Apostólica, os completam.
 
• Os Apóstolos não foram os únicos seguidores de Jesus, haviam os discípulos, que também partiram para evangelizar, as mulheres que o acompanhavam e que também evangelizavam, não era só a Santa Mãe Maria, Mãe de Jesus, e nem só a Maria Madalena, muitas outras mulheres faziam parte do grupo de Jesus. Infelizmente, sobre estas mulheres e os setenta e dois discípulos existem pouquíssimas informações.
Sagrada Tradição - Introdução 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./20
O que é a Sagrada Tradição Apostólica?
 
• Mas, antes, é preciso lembrar que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana tem com estrutura "três Pernas" ou "três Colunas de Sustentação", são elas:
 
01. SAGRADA ESCRITURA: Envolve toda revelação Divina inerentes às duas Bíblias, ambas inspiradas pelo Espírito Santo de Deus. Refere-se a todos os Livros considerados canônicos.
 
02. SAGRADA TRADIÇÃO: Trata-se de toda revelação Divina que foi transmitida pelos Apóstolos de Jesus oralmente (Tradição Apostólica). Só a Igreja Católica, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.
 
03. SAGRADA MAGISTÉRIO: Refere-se aos estudos e ensinamentos da Santa Igreja Católica. Foram muitos anos de estudo para a interpretação, que, de maneira unitária, definem os entendimentos das Sagradas Escrituras. O Magistério da Igreja de Jesus define detalhadamente como entender e trabalhar na evangelização, na divulgação das Palavras de Deus Pai e Deus Filho. O Magistério da Igreja Católica Apostólica Romana é inspirado pelo Espírito Santo para que não haja erro na interpretação das Escrituras Sagradas.
 
• Este pequeno texto é o princípio para conhecer a nossa Igreja, pois, Ela não é apenas dos religiosos ou do Papa. O Papa Francisco já deixou bem explicado que a Igreja Católica é de todo aquele ou aquela que amam a Santíssima Trindade e a Sagrada Família.
Voltar para o conteúdo