S - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Beatos & Santos > Santos > S

SANTOS

  1. • Sabas (?, ? - ?, ?) - Abade - 05/12
  2. • Sabas (?, ? - ?, ?) - Arcebispo - 14/01
  3. • Sabas o Godo (?,Palestina - 532, Palestina) - Mártir - 05/12 Nasceu em Mutalasca, na Cesaréia, na Palestina, no ano 439. Ingressou na vida religiosa no Mosteiro de Mutalasca. No ano de 457 decidiu ir para Jerusalém, mas para viver durante um tempo em uma gruta em completo isolamento. No local iniciou a construção e fundou um novo mosteiro, que mais tarde abrigaria São João Damasceno. Apesar de viver isolado nos finais de semana pregava e dedicava à Fé, aos pobres, necessitados etc. Durante este tempo fundou outros Mosteiros na região com as mesmas Regras. Quando observou que a população estava em condições precárias em razão dos altos impostos, foi até o imperador de Constantinopla cobrar do governo uma situação melhor para aqueles que o sustentavam. Um grande lutador pela Fé, nunca defendeu a violência. É considerado um dos mais importantes organizadores monásticos da Palestina. Faleceu no seu Mosteiro, na Palestina, no dia cinco de dezembro de 532.
  4. • Sabas Reyes Salazar (?, ? - ?, ?) - Mártir do México - 21/05
  5. • Sabérlio Makhluf (?, ? - ?, ?) - 24/07
  6. • Sabiniano (?, ? - ?, ?) - Mártir - 29/01
  7. • Sabino de Canosa (?, ? - ?, ?) - Bispo - 09/02
  8. • Sabino de Placenza (?, ? - ?, ?) - 17/01
  9. • Sabino (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com seus Companheiros - 30/12
  10. • Sadote (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com seus Companheiros - 20/02
  11. Salomone Leclercq (Guglielmo Nicola Ludovico) (?, ? - ?, ?) - Mártir - ??/??. Nasceu em local e data não identificada por nós. Pertenceu ao grupo das Escolas Cristãs. Faleceu em data e local não identificados por nós. Canonizado pelo Papa Francisco, no dia 20 de junho de 2016.
  12. • Salomão (?, ? - ?, ?) - 25/06
  13. • Salomão (?, Espanha - 859, Espanha) - Mártir juntamente com São Rodrigo * - 13/03 Nasceu na Espanha, em data não identificada por nós.Salomão estava preso, provavelmente por dilatação, por ser cristão, antes de conhecer Rodrigo (Santo). Durante a invasão dos muçulmanos, Rodrigo foi para Madri, Espanha. Naquela cidade foi delatado por um irmão que seguia a religião maometana e levado ao cárcere conheceu Salomão. Rodrigo era Sacerdote, mas não conseguimos maiores informações sobre Salomão. Faleceu em Madri, Espanha, martirizado por decapitação, no ano 859.
  14. Salomão Leclerc
    q
    (1745, França -1792, França) - Mártir - ??/??. Nasceu na França, no ano 1745. Ingressou na vida religiosa ainda jovem. Trabalhou por Deus na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs ou Lassalistas. Naquela época a violência imperava por causa da Revolução Francesa e muitos religiosos cristãos católicos foram perseguidos e até mortos. Os revolucionários invadiram o Convento dos Carmelitas e o detiveram, mas nem mesmo foi levado a julgamento, naquele mesmo, mais especificamente, no jardim do convento, local foi assassinado. Faleceu martirizado, na França, no ano 1792. Foi Canonizado pelo Papa Francisco, no dia 16 de outubro de 2016.
  15. • Salustiano (?, ? - ?, ?) - 08/06
  16. • Salvador (?, ? - ?, ?) - 09/11
  17. • Salvador da (de) Horta (1520, Espanha - 1567, Espanha) - Religioso - 18/03 Nasceu nas proximidades de Gerona, em Santa Colomba de Farnés, na Espanha, no mês de dezembro de 1520. Sua família era muito pobre. Quando adolescente ficou órfão e precisando se manter vai para Barcelona quando trabalhou como sapateiro. Com o salário mantinha a si próprio e sua irmã Blasia. Quando sua irmã se casa Salvador vai para a Abadia de Montserrat, mantido pelos Beneditinos. Muda-se para o Convento Franciscano de Barcelona e lá é observado por todos pelas suas ações que são voltadas aos pobres, necessitados, doentes e desvalidos. Durante o seu atendimento à população muitos milagres ocorriam, mas seus irmãos de Fé não entenderam assim e acharam que eles estava possuído pelo demônio. Por esta razão foi exilado, também exorcizado, mas os milagres continuaram. Foi levado então para a Inquisição e ninguém que o avaliou soube explicar o que estava ocorrendo. Para evitar a população que o procurava foi transferido diversas vezes para diversos Mosteiros e Conventos. Sua Santidade sempre foi confirmada, mas não entendida pelos religiosos que conviviam com ele. Faleceu em Cagliari, na Espanha, no dia 18 de março de 1567, aos 47 anos de idade. Depois de muita perseguição dentro da própria Igreja. Foi Canonizado pelo Papa Pio XI, no dia 17 de abril de 1938.
  18. • Salvador Lara Puente (?, ? - ?, ?) - Mártir no México - 21/05
  19. • Sálvio (?, ? - ?, ?) - 11/01
  20. • Sálvio (?, ? - ?, ?) - 26/06
  21. • Sálvio (?, ? - ?, ?) - 28/10
  22. • Sálvio de Albi (?, ? - ?, ?) - Bispo - 10/09
  23. • Samonas (?, ? - 305, Síria) - Mártir juntamente com São Gurias e Santo Abibo - 15/11 Nasceu em local e data não identificados por nós. Pouquíssimo se sabe sobre este Santo. Foi preso juntamente com Gurias e Abibo (Santos) e julgados. Foram condenados à morte. Faleceu em Edessa, Síria, martirizado, por decapitação, no ano 305.
  24. • Samuel (?, ? - ?, ?) - Profeta do Antigo Testamento - 20/08
  25. • Samuel (cpDaniel) (?, Itália - 1227, Marrocos) - Mártir juntamente com os companheiros: São Daniel, Santo Ângelo, São Nicolas, São Leão, São Hugolino e São Donnino 14/10 Nasceu na Itália, em data não identificada por nós. No ano 1216 um grupo de cinco missionários Franciscanos foram martirizados no Marrocos, a notícia ao chegar na Europa entristeceu toda Ordem Franciscana, mas ao contrário do queriam os líderes do Marrocos, foi um motivador para a ida de novos grupos de missionários. Em 1219, três anos depois daquele martírio, Frei Elias, então ministro geral da Ordem Terceira dos Irmãos Menores, autorizou a partida de um novo grupo formado pelos seguintes religiosos: Daniel, Leão, Ângelo, Nicolas, Samuel, Hugolino e Donnino, Daniel era o superior. Chegaram ao Marrocos em dois grupos em Ceuta, partiram para uma praça pública e ali iniciaram a pregação. A notícia chegou rapidamente aos ouvidos das autoridades. Além de pregação e conversão eles também ofereciam a possibilidade de Confissão e Eucaristia para aqueles já convertidos. Porém logo foram presos. Foram conduzidos a presença do governador, como diante do governador não renegaram a sua Fé foram encarcerados. No cárcere em um primeiro momento foram agradados, mas esta ação não os demoveu de suas Fé, então os responsáveis pelo cárcere ordenaram que todos fossem açoitados. Mais uma vez a ação dos guardas e carcereiros não surtiu o resultado esperado. Todos foram julgados e condenados à morte. Foram levados novamente ao cárcere. Na véspera do martírio todos passaram a noite cantando e orando em louvor ao Senhor Pai e Filho. Também enviaram uma carta a todos Cristãos de Celta. Nela eles os abençoavam e falavam da importância de não renegar a Fé em Deus Pai e Filho. Faleceram no Marrocos, martirizados, por decapitação, no dia 10 de outubro de 1227. Seus corpos foram entregues aos pagãos e desordeiros, mas a comunidade cristã os recolheu e transportaram os corpos para várias Igrejas da Espanha e Portugal. Foram Canonizados pelo Papa Leão X, no dia 22 de janeiro de 1516.
  26. • Samuel (?, ? - 309, Cilicia) - Mártir juntamente com Santo Elais, Santo Isaias, São Daniel, São Daniel* e companheiros - 16/02 Nasceu em local e data não identificado por nós. Daniel e seus quatro companheiros,  Santo Elais, São Jeremias, São Samuel, tinham por hábito visitar os  Cristãos condenados que trabalhavam nas minas de Cilicia, atual região da Turquia e Síria . Numa das visitas o grupo foi preso e acusado de ser Cristão. Levados ao governador foram condenados. Por ordem do governador foram torturados e em seguidas levados para a sentença final, a decapitação. Faleceu em Cilicia, atual região da Turquia e Síria, em 309.

  1. • Sancho (?, ? - ?, ?) - Mártir - 05/06
  2. • Sancho (?, ? - ?, ?) - Bispo - 28/06
  3. • Sansão (?, ? - ?, ?) - 28/06
  4. • Santino (?, ? - ?, ?) - 22/09
  5. • Sapor * (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir juntamente com Santo Isaac - 30/11
  6. • Sátiro (?, ? - ?, ?) - 17/09
  7. • Sátiro (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Saturnino, São Revogado e Companheiros - 07/03
  8. • Satúrio (?, Espanha - séc. VI, Espanha) - Ermitão - 02/10 Nasceu em Soria, Espanha, em data não identificado por nós. Muito pouco se sabe sobre este Santo, a maioria das informações vem da tradição católica. Era uma pessoa bem de vida e que deixou tudo para viver como ermitão numa gruta nas proximidades de Soria, Espanha. A maior parte de seu tempo era dedicada à penitência e a oração, o pouco tempo que lhe sobrava buscava seu alimento, raízes e frutas. Anos depois chegou até a gruta Prudêncio (Santo), que se tornou seu discípulo. Foram sete anos de convivência pela Fé, penitência e oração. Faleceu em Soria, Espanha, de causas naturais, no século VI. Seu corpo foi enterrado por Prudêncio (Santo).
  9. • Saturnino (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Sátiro *, São Revogado e Companheiros - 07/03
  10. • Saturnino de Tolosa (?, ? - séc- III, França) - Bispo mártir - 29/11 Nasceu em local e data não identificado por nós. Sabe-se que Saturnino era Bispo de Toulouse, vindo da África, grande pregador. para chegar a sua Igreja passava defronte ao Capitólio, local de veneração a um deus pagão, Júpiter. Sua presença na região enfureceu os adeptos daquela religião. Os devotos de Júpiter costumavam matar touros no altar de Júpiter como oferenda. Numa certa data foi aprisionado e conduzido ao altar de Júpiter. Naquele local tentaram que ele sacrificasse um touro em homenagem a aquele deus pagão, mas Saturnino se recusou. Naquele momento os seguidores de Júpiter, enfurecidos, o amarraram a um touro e este raivoso arrastou o padre até sua morte. Faleceu em Toulose, na França, no século III. Seu corpo foi jogado no meio da estrada e abandonado.
  11. • Saturnino ? (?, ? - ?, ?) - Mártir - 29/11
  12. • Saturnino * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Davino e Companheiros - 11/02
  13. • Saturo * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com o Santo Arquimino e Santo Armogastes - 29/03
  14. • Savino (?, ? - ?, ?) - 09/10
  15. • Sebaldo (?, ? - ?, ?) - 19/08
  16. • Sebastião (?, França - 288, Roma) - Mártir - padroeiro da cidade do Rio de Janeiro - 20/01 Nasceu em Narbônia, na Gália, atual França, em data não identificada por nós. Sua mão o leva para Milão, Itália, ainda pequeno e lá cresceu. Sua família sempre foi Cristã, por este motivo foi Batizado ainda pequeno. A sua educação intelectual esteve sempre apoiada no Cristianismo. Quando jovem decide ingressar nas fileiras romanas. Sua dedicação o tornou rapidamente um oficial e até mesmo prestigiado junto a Diocleciano. Mesmo diante de uma carreira próspera nunca abandonou as suas convicções religiosas Cristãs e sempre foi grande defensor daqueles perseguidos. Essa determinação o levava a mostrar aos seus colegas militares o Deus pai, o Deus verdadeiro, o Deus que sacrificou seu filho fazendo homem e como tinha acesso às prisões continuamente levava as Palavras de aos presos. É óbvio que esta dedicação não era pública, pois o Imperador se apoiava em um deus pagão, fato que o obrigava fazer a evangelização secretamente. Conseguiu converter muitos soldados e civis pagãos, até mesmo conseguindo converter o governo local, como foi o caso do governador de Roma e seu filho, Cromácio e Tibúrcio. Mesmo agindo secretamente acabou sendo denunciado, pois na visão do denunciante estava contrariando às leis e a sua função de oficial que deveria defendê-las. Em função da denúncia foi conduzido a presença do imperador Diocleciano para prestar esclarecimento, que se considerou traído, pois havia confiado em Sebastião. Na sua presença Sebastião não negou a sua Fé, mesmo sendo lhe dado a oportunidade de continuar a sua carreira se abandonasse a sua crença em Nosso Senhor Jesus Cristo. Diocleciano não hesitou e ordenou a sua morte imediatamente, determinado que fosse amarrado em uma árvore e fosse executado a flechadas. A execução foi cumprida, Sebastião foi dado como morto e seu corpo foi deixado ali mesmo para servir de exemplo. Já de noite, uma senhora com intenção de lhe dar uma sepultura digna, foi até onde estava o seu corpo amarrado e para a sua surpresa Sebastião estava vivo. Então a senhora o levou para casa e cuidou de suas feridas até que ficasse curado. Quando curado Sebastião convicto de sua Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo foi até Diocleciano e anuncio o poder o Seu poder. Como todos sabem este imperador era sanguinário e violento contra seus opositores, mesmo que ele estivesse errado. Sebastião o censura pelas injustas punições e a perseguição aos Cristãos e por fim, o acusa de inimigo do Estado Romano. O imperador fica muito irado pela ousadia de desafiá-lo, pois ele, só ele era o grande imperador. De imediato ordena à guarda pretoriana a sua detenção e em seguida determina a sua condenação a morte, mas desta vez o martírio ocorreria num circo, na tentativa de humilhá-lo e desmerecer a sua Fé. No circo Sebastião foi martirizado até a morte recebendo pauladas, açoite e boladas de chumbo. Era 20 de janeiro de 288. No entanto, para que não fosse venerado ou até mesmo salvo de alguma forma por seus seguidores, seu corpo é jogado em uma fossa. Esta atitude não impediu que Luciana, mais tarde Santa, o tirasse e o sepultasse ao lado de São Pedro e São Paulo. Em 680, Roma está sendo vitimada por uma epidemia  que vitimava muita gente, pobre em maioria, mas também os ricos. Neste mesma época as relíquias de São Sebastião são transladadas para a Basílica de São Paulo e no mesmo momento a peste desaparece. Fato semelhante acontece em outras ocasiões, não pelo translado das relíquias de São Sebastião, mas pela sua intercessão junto a Deus e seu Filho Jesus Cristo, por exemplo; em 1575, em Milão, Itália e, em 1599, em Lisboa, Portugal, locais atingidos por uma peste que deixava muitos mortos. No Brasil também tem uma marca e a tradição local conta que em 1565 os portugueses em batalha expulsam as tropas francesas que ocupavam a cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Segundo depoimentos da época São Sebastião foi visto entre as tropas formadas por portugueses, mamelucos e índios, com sua espada em mãos lutando contra os invasores. Faleceu em Roma, no ano 288. É o Santo das Causas urgentes, do combate à fome, às pestes e que evita as guerras.
  17. • Sebastião Nam I-gwan (?, ? - ?, ?) - Mártir da Coreia - 20/09
  18. • Secundino (?, ? - ?, ?) - Bispo - 27/11
  19. • Segundino (?, ? - ?, ?) - Mártir - 20/04
  20. • Segundino (?, ? - ?, ?) - Bispo e mártir juntamente com São Casto - 01/07
  21. • Segundo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com seus companheiros - Fez parte do grupo conhecido como Sete "Varões Apostólicos" - 0?/0? Nasceu em local e data não identificada por nós. Segundo as tradições Católicas Segundo foi ordenado sacerdote pelas mãos dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, que em seguida é enviado para a Espanha para evangelizar. Faleceu na Espanha, no século I.
  22. • Segundo de Asti (séc- I, Itália - 119, Itália) - Mártir - 29/03 Nasceu em Asti, Itália, no século I. Era filho de nobres e seguiu a carreira militar. Tornou-se soldado e foi quando teve contato com os mártires Cristão nas cadeias da Itália. Passou a admirar a Fé a a convicção destes em Cristo e a maneira como divulgavam e defendiam a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nas prisões conversava muito com os Cristão presos pedindo informações sobre Jesus Cristo e sobre Deus Pai. Seu interesse aumentou quando numa destas visitas conheceu Calógero de Bréscia, mártir, com o qual recebeu muita informação. Durante uma viagem com seu amigo Saprício, o prefeito de Asti, para Tortona, para acompanhar o processo que corria contra o bispo Marciano. Acontece que Segundo teve um encontro secreto com o bispo mártir e foi quando tomou a decisão de se converter, mas ela veio acontecer apenas em outra viagem, desta vez para Milão, quando visitou Faustino e Jovita (Santos mártires) na prisão. Conta-se que Segundo parte para entregar a Marciano o Sacramento encaminhado por Faustino e Jovita antes do martírio de Marciano. Durante a sua viagem, a cavalo, atravessou o Rio Pó sem se molhar e conseguindo chegar a tempo para que desse a Eucaristia ao amigo preso. Quando o prefeito soube que o amigo era Cristão em conversas reservadas tenta mudar a sua Fé, mas este não conseguiu fazer com que Segundo voltasse sua Fé aos deuses pagãos, por esta razão ordenou a sua prisão e martírio. Na prisão foi violentamente torturado, passou por julgamento e foi condenado à morte. Faleceu na Itália, martirizado, por decapitação, no dia 30 de março de 119.
  23. • Seibo (?, ? - ?, ?) - 01/09
  24. • Selésio (?, ? - ?, ?) - 12/09
  25. • Sena (?, ? - ?, ?) - Abade - 19/09
  26. • Senador (?, ? - ?, ?) - Bispo - 28/05
  27. • Sênen (?, ? - 303, Roma) - Mártir juntamente com São Abdão - 30/07 Nasceu em local e data não identificada por nós. Alguns textos apontam para Pérsia, mas não há nenhuma confirmação. Era provavelmente uma pessoa de origem humilde, mas não temos outras informações sobre Sênen. Durante o governo de Diocleciano muitos Cristãos foram martirizados, entre eles Abdão e seu companheiro Sênen. Não temos informações como foram mortos. Sabe-se que pouco tempo após as suas mortes já haviam fiéis cultuando-os. Faleceu em Roma, por volta de 303.
  28. • Senoco (?, ? - ?, ?) - Abade - 24/10

  1. • Serafim (?, ? - ?, ?) - 17/10
  2. • Serafim de Montegranaro (1540, Itália - 1604, Itália) - Religioso - 12/10 Nasceu em Montegranaro, na região das Marcas, na Itália, em 1540. Seus pais eram bastante humildes, mas Cristãos fervorosos. Era o quarto filho em uma família numerosa e foi Batizado com o nome Félix. Precisou trabalhar bem cedo como pastor de rebanhos. Durante seu trabalho pode aprender a observar a natureza e contemplar a Deus Pai e Filho. Nunca pode estudar. Quando completou dezoito anos de idade ingressou no Convento de Tolentino, como irmão leigo, quando adotou o nome de frei Serafim. Saiu daquele convento para o Convento de Jesi, local onde concluiu seus estudos. Teve muitos problemas por não saber ler e escrever, um motivo que o obrigou a mudar com freqüência para vários Conventos. Naqueles Conventos exerceu a função de porteiro, esmoleiro, faxineiro etc. Como porteiro pode ter contato com as pessoas que vinham a procura de ajuda e apoio espiritual ou físico. Em 1590, foi para o Convento de Ascoli Piceno, onde permaneceu até o fim de sua vida, porém em várias oportunidades seus superiores tentaram transferi-lo, mas a população que tinha muito carinho por aquele simples pastor de Deus, impediu sua saída apelando aos superiores do Capuchinhos. Frade Serafim era muito respeitado e principalmente ouvido. Seus sermões sempre abordavam o respeito pela vida e a natureza. Seus sermões eram simples na forma de expor, mas complexos quanto ao conteúdo. Outra questão que incomodava seu superiores era a sua fama de Santificado, pois não entendiam seu dom da cura. Faleceu na Itália, em 12 de outubro de 1604. Foi Canonizado pelo Papa Clemente VIII, no dia 16 de julho de  1767.
  3. • Serapião (?, ? - séc- III, Egito) - Mártir - 14/11 Nasceu em local e data não identificados por nós. Pouco nos foi possível apurar sobre este Santo. Sabe-se que ele trabalhava pela Fé pregando no Egito, mais precisamente em Alexandria. Quando o imperador Décio intensificou a perseguição aos Católicos Serapião foi um dos alvos, pois tinha um belo e intenso trabalho de pregação e conversão. Foi preso e sua própria casa e lá mesmo torturado violentamente. Seus perseguidores deslocaram todas as juntas de seus membros. A dor era intensa, mas Serapião as suportou pela Fé. Ainda vivo foi lançado do andar superior, de cabeça para baixo. Ao chocar-se com o chão, batendo violentamente a cabeça desacordou. Faleceu em Alexandria, Egito, martirizado, jogado no meio da rua, durante o séc. III.
  4. • Serapião (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Leôncio e São Cronides - 12/09
  5. • Serapião de Antioquia (?, ? - ?, ?) - Bispo - 30/10
  6. • Serapião de Têmuis (Escolástico) (?, ? - 362, Egito) - Bispo - 20* ou 21/03 Nasceu em local e data não identificados por nós. Estudou na Escola Catequética de Alexandria, no Egito, onde mais tarde se tornaria diretor. Nomeado bispo de Têmuis, no Egito em 340. Era amigo de Santo Antão abade. Também amigo próximo de Santo Atanásio. Juntos lutaram contra os que negavam a divindade de Jesus. Grande escritor e estudioso deixou vários documentos importantes escritos por ele. Faleceu em Alexandria, Egito, no ano 362.
  7. • Serêncio * (?, ? - ?, ?) - E São Sereno - 07/05
  8. • Sereno (?, ? - ?, ?) - 23/02
  9. • Sereno (?, ? - ?, ?) - E São Serêncio * - 07/05
  10. • Sérgio I (?, ? - ?, ?) - Papa - 08/09
  11. • Sérgio (?, Capadócia - 304, ?) - Mártir - 24/02 Nasceu em Cesarea, na Capadócia, em data não identificada por nós. Este Santo Católico por pouco não é esquecido, pois não foi feito nenhum registro por parte da Igreja Católica grega e bizantina, naqueles primeiros dias. Sua identificação foi possível graças a um texto latino que descrevia o seu martírio e até mesmo o local de seu sepultamento. Este documento é datado da época do imperador Deocleciano. No ano de 304 uma violente e implacável perseguição aos Cristão tomava conta do Ocidente e do Oriente. Sergio era um magistrado que havia abandonado a vida farta para se retirar e dedicar-se a uma vida monástica no deserto. Depois de algum tempo decide impulsivamente seguir para Cesarea. Quando retorna à cidade provoca grande confusão, pois os Cristão tem sua atenção voltada para ele. Por ser muito respeitado todos queriam admirá-lo e até falar-lhe. Sua chegada também foi marcada pela fúria por parte das pessoas que cultuavam o deus pagão Júpiter. Sérgio ousa enfrentar as autoridades e desqualificar o deus pagão apoiado por aquela gente e desmerecedor da atenção do povo Cristão. No momento em que afirmou que o deus pagão ocupava um lugar indevido e que existia apenas um único Deus, o verdadeiro deus dos homens. Um Deus onipresente, onipotente e venerado por todo Cristão. Após este ato, irado ainda mais, o sacerdote pagão ordena que Sérgio seja preso. Preso é conduzido a presença do governador e este tenta obrigá-lo a prestar culto ao deus Júpiter. Como não houve meio de fazer Sérgio renegar seu Deus, o governador ordena a sua imediata decapitação. Faleceu em local não identificado por nós, no dia 24 de fevereiro de 304. Seu corpo foi levado por Cristãos que o enterrou na casa de uma senhora fiel a Deus e muito religiosa. Mais tarde suas relíquias foram transferidas para cidade Ubeda, na Espanha.
  12. • Sérgio * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Baco - 08/10
  13. • Sérgio * (?, ? - ?, ?) - Abade juntamente com São Germano (Abade) - 28/06
  14. • Sérgio de Radonezh (?, ? - ?, ?) - Abade - 25/09
  15. • Servácio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 13/05
  16. • Servano (?, ? - ?, ?) - Bispo - 01/07
  17. • Servo (Servus) (?, ? - 483, Cartago) - Mártir juntamente com o Abade São Liberato, e mais, São Bonifácio, São Rogatus, São Sétimo (Septimus) e São Máximo - 17/08 Nasceu em local e data não identificados por nós. Naquela época Liberato era Abade de um Mosteiro próximo a Capsa, no Norte da África. Quando Cartago, atual Tunísia, foi tomada pelos Vândalos. Bonifácio foi uma das vítimas desta invasão juntamente com Abade São Liberato, e mais, São Máximo, São Rogatus, São Sétimo (Septimus) e São Servo (Servus). Faleceu em Cartago, atual Tunísia, martirizado, no ano 483.
  18. • Sérvulo (?, ? - ?, ?) - 21/02
  19. • Sétimo (Septimus) (?, ? - 483, Cartago) - Mártir juntamente com o Abade São Liberato, e mais, São Bonifácio, São Rogatus, São Máximo e São Servo (Servus) - 17/08 Nasceu em local e data não identificados por nós. Naquela época Liberato era Abade de um Mosteiro próximo a Capsa, no Norte da África. Quando Cartago, atual Tunísia, foi tomada pelos Vândalos. Bonifácio foi uma das vítimas desta invasão juntamente com Abade São Liberato, e mais, São Máximo, São Rogatus, São Sétimo (Septimus) e São Servo (Servus). Faleceu em Cartago, atual Tunísia, martirizado, no ano 483.
  20. • Severiano (?, ? - ?, ?) - 23/01
  21. • Severiano (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 21/02
  22. • Severiano (?, ? - ?, ?) - Mártir - 08/08
  23. • Severino (?, ? - ?, ?) - Bispo - 08/01
  24. • Severino (?, ? - ?, ?) - Abade - 11/02
  25. • Severino (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 23/10
  26. • Severino de Nôrica (410, Roma - 482, Áustria) - 08/01 Nasceu em Roma, no ano de 410. Seus pais eram bem de vida. Tornou-se um rico cidadão romano. Numa certa data decidiu doar todos os seus bens aos pobres e foi morar no deserto, mais precisamente no Egito. Durante o tempo em que viveu sozinho passou por grande conflito interno, não sabia se levava uma vida de reflexão e devoção naquele local isolado do mundo ou atendia ao chamado de Deus para levar as palavras de Deus Pai e Deus filho a aqueles que não tinham Fé ou não conheciam a Jesus. Depois de muito pensar decidiu viajar para a Áustria, quando construiu uma ermida próximo a Viena. Durante sua permanência naquele local teve que ter muita paciência e perseverança, pois a maioria das pessoas não o ouviam e quando o faziam não aceitavam a sua pregação. Continuando a pregar fundou vários monastérios às margens do Danúbio. Quando procurado atendia a todos com paciência e resignação. Naquela época foram atribuídos a ele vários milagres. Ao visitar o cárcere convertia os presos e conseguia a sua soltura, também confortava os oprimidos, necessitados e desvalidos, não apenas a parte física, mas também a espiritual. Num determinado ano a região foi assolada por um enxame de gafanhoto e que estava destruindo toda as plantações da região. Severino colocou-se em oração e sem nenhuma explicação possível os insetos desapareceram e as plantações foram salvas. Uma rotina que fazia questão de manter, mesmo no inverno rigoroso daquele pais, era andar descalço. Numa certa data fez a previsão de sua morte. Faleceu nas proximidades do Danúbio, no ano 482. Seu corpo foi transladado para Nápoles e sepultado em local onde foi construído o Santuário de São Severino. No Brasil é também conhecido como São Severino do Ramos.
  27. • Severo da Alexandria (?, ? - 309, Alexandria) - Mártir - 11/01 Nasceu em local e data não identificado por nós. Sabemos muito pouco sobre esse Santo. Sabemos que pregava em Alexandria, no Egito quando foi preso. Faleceu em Alexandria, no Egito, martirizado publicamente, no ano 309.
  28. • Severo de Barcelona (ou Roma) (?, ? - 633, Espanha) - Mártir - 06/11 Nasceu em local e data não identificado por nós. Sabemos muito pouco sobre esse Santo. Foi morto pelos arianos. Faleceu em Barcelona, Espanha, martirizado, no ano 633.

  1. • Sezefredo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 15/02
  2. • Siágrio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 27/08
  3. • Sigefredo (?, ? - ?, ?) - Abade - 22/08
  4. • Sigirano (?, ? - ?, ?) - Abade - 05/12
  5. • Sigisberto III da Austrália (?, ? - ?, ?) - 01/11
  6. • Sigismundo da Borgonha (?, ? - ?, ?) - 01/05
  7. • Sigismundo Gorazdowsky (?, ? - ?, ?) - Presbítero - 01/01
  8. • Silas (?, ? - ?, ?) - 13/07
  9. • Silvano (Séc. III, Palestina - 311, Palestina) - Mártir - 04/05 Nasceu na Palestina, durante o séc. III. Nenhuma informação sobre sua infância e juventude pode ser obtida por nós. Quando já era bispo de gaza, na Palestina, foi preso pela perseguição de Diocleciano e condenado a trabalhos forçados nas minas de Feno, na Palestina. O trabalho excessivo e a alimentação ruim lhe enfraqueceram. Ficou doente e impossibilitado de trabalhar, desta maneira foi condenado à morte, pois não mais tinha serventia. Faleceu, martirizado, por decapita ção, nas minas de Feno, na Palestina, provavelmente no ano 311.
  10. • Silvano (?, Itália - séc- II, Itália) - Mártir juntamente com seus irmãos e mãe (todos Santos) - 10/07 Nasceu na Itália, em data não identificada por nós. Filho de Felicidade, Cristã e devota de Nosso Senhor Jesus Cristo. Roma passava por uma fase de perseguição violenta aos Cristãos, época que o governante era Marco Aurélio. Quando presa, já condenada à morte exortou ao martírio seus sete filhos e cada um aceitou ser martirizado ao lado da mãe. Faleceram na Itália, martirizados, por decapitação, no séc. I
  11. • Silvério (?, ? - ?, ?) - Papa mártir - 20/06
  12. • Silvestre I (?, ? - 335, Roma) - Papa - 31/12 Nasceu em Roma, em data não identificada por nós. Muitas das informações sobre esse Papa e Santo vem da tradição católica, mas algumas estão ligadas ao lendário. Sabe-se que Silvestre era um religiosos de grande valor pela sua dedicação Fé e obediência às leis de Deus. Foi em 314 leito Papa e governou a Igreja durante 21 anos. Silvestre teve como missão reestruturar a Igreja, que saia da clandestinidade para a liberdade, para isso ele precisou de muita força, inteligência e vontade. Determinou os locais de cultos, construiu as grandes Basílicas Romanas e mais, três Concílios foram realizados durante seu Pontificado. Na época o imperador romano era Constantino, quando Silvestre assumiu o pontificado, em 314. Recebeu de Constantino o palácio de Latrão e que logo em seguida o transformou na Catedral de Roma. Não há certeza, mas a ele foi creditado a construção da Igreja de São Pedro. Sabe-se que foi responsável pela construção de diversas igrejas. Trabalhou muito e por essa razão conseguiu frutos de grande importância para a Igreja e seus seguidores, o mais interessante é que até os nosso dias é uma referência para muitos Papas e religiosos. Era também um grande confessor. Faleceu em Roma, provavelmente de causas naturais, no dia 31 de dezembro de 335.
  13. • Silvestre (?, ? - ?, ?) - Abade - 26/11
  14. • Silvino (?, ? - ?, ?) - Bispo - 17/02
  15. • Silvino de Verona (?, ? - ?, ?) - Bispo - 12/09
  16. • Sílvio (?, ? - ?, ?) - 21/04
  17. • Sílvio de Tolosa (?, ? - ?, ?) - 31/05
  18. • Símaco (séc- V, Itália - 514, Itália) - Papa - 19/07 Nasceu em Roma ou na Sardenha, no século V. Não se sabe com certeza o local de seu nascimento, pois alguns documentos apontam para a Sardenha e outros para Roma e, ainda, outros nada constam. Foi eleito Papa em substituição ao Papa Anastácio (Santo), em 498. Era uma época onde os arianos tentavam descaracterizar Jesus Cristo como filho de Deus. Símaco foi perseguido pelos arianos com muita crueldade e difamação, mas Smaco não desistiu e respondeu a altura, sem no entanto usar da violência e intolerância, conseguido assim reorganizar a Igreja. Faleceu na Itália, após 15 anos de Pontificado, no ano 514.
  19. • Simão de Crépy (?, ? - ?, ?) - 30/09
  20. • Simão (ou Simon) de Lipnica (ou Lipinica, ou ainda, Lipnicza) (1435/40, Polônia - 1482, Polônia) - Religioso - 18/07 * ou 15/07 ou 30/01 Nasceu em Lipinica, Murowana, Polônia, entra 11435 e 1440. Desde criança gostava muito de rezar, para isso dirigia-se a Igreja e lá orava por muito tempo, muito devoto de Nossa Senhora. Após seus primeiros estudos ingressou na Academia de Cracóvia, sendo aluno de João Capistrano (Santo). Tentou ingressar no Convento fundado por João, mas foi recusado, pois deveria primeiro concluir seus estudos na Academia. Em 1457, ao concluir seus estudos ingressou naquela Ordem que seguia as regras de São Bernardino. No local concluiu os estudos em teologia e foi ordenado sacerdote em 1457. Em 1465 é nomeado guardião do Convento em Tarnov, no mesmo ano passou a fazer parte do Conselho Provincial. Nesta época ganhou grande fama pela qualidade de suas pregações e interpretação da Sagrada Escritura. Foi integrante do movimento organizado por João de Capistrano (Santo) e Bernardino de Sena (Santo). Algum tempo depois fez uma peregrinação até Roma e depois para a Terra Santa. Depois de um período de permanência na Terra Santa retorna a sua cidade natal. Em 482 a região é assolada por uma epidemia. Frei Simão com seus companheiros de Fé passam a atender aos doentes, mas ele próprio foi contagiado, fato que não impediu de realizar a solidariedade. Faleceu em Cracóvia, na Polônia, no dia 18 de julho de 1482. Foi Beatificado pelo Papa Inocêncio XI, no dia 24 de fevereiro 1685. O Papa Bento XVII, no dia 20 de dezembro de 2005, confirmou a beatificação. Foi Canonizado pelo Papa Bento XVI, no dia 03 de junho de 2007.
  21. • Simão de Rojas (?, ? - ?, ?) - 28/09
  22. • Simão de Siracusa (?, ? - ?, ?) - 01/06
  23. • Simão Maria Just Ranfer de Breteniéres (?, ? - ?, ?) - Mártir na Coreia - 20/09
  24. • Simão o Cananeu (?, Canaã - séc- I, Palestina) - Apóstolo mártir juntamente com São Judas Tadeu - 28/10 Nasceu provavelmente em Canaã, em data não identificada por nós. Simão foi um dos Apóstolos de Jesus Cristo. São poucas as informações sobre Simão, mesmo na Bíblia, mas sabe-se que era dedicado e fiel seguidor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Segundo a tradição, após a morde de Jesus, foi evangelizar na Pérsia e lá foi perseguido e morto. Faleceu provavelmente na Palestina, martirizado, por sua Fé na Cruz, no século I.
  25. • Simão Phan Dac Hoa (?, ? - ?, ?) - Mártir do Vietnã - 24/11
  26. • Simão Quin Cunfu (?, ? - ?, ?) - Mártir da China - 09/07
  27. • Simão Salos (?, ? - ?, ?) - 01/07
  28. • Simão Stock (1165, França - 1265, França) - 16/05 - Nasceu em Kent, na Inglaterra, no ano 1165. Ingressou bastante jovem na Ordem dos Carmelitas. Anos mais tarde foi ordenado sacerdote. Era uma pessoa bastante responsável e compromissada com a Fé e a Igreja, por essa razão foi nomeado prior de sua Ordem. Em certa data Nossa Senhora, Mãe de Deus Filho, apareceu em sonho para Simão e lhe entregou um escapulário e esse era destinado à sua proteção. São muitos os relatos oriundos da tradição popular sobre esse Beato. Faleceu em Bordeaux, França, no ano 1265. Seus restos mortais estão no Convento Carmelita de Aylesford, em Kent, Inglaterra.
  29. • Simão (ou Simon) Tchen (?, China - 1900, China) - Mártir - 06/07 Nasceu em Changsi, na China, em data ignorada por nós. Seus pais eram fervorosos católicos. Ingressou no Seminário, mas durante seus estudos e acometido por uma grave enfermidade o obrigando a abandonar os estudos. Passou a auxiliar o pároco da sua região, foram 30 anos. Ajudava os mais pobres, necessitados e desvalidos. Ingressou novamente na Ordem Terceira de São Francisco. Neste Seminário fez voto de pobreza. Passou a dedicar-se à Catequese de crianças e adultos. Pode viajar até a Itália fazendo companhia ao bispo da sua região, quando participaram do Congresso Missionário de Turin, em 1889. Quando teve início a perseguição aos Cristãos todos foram presos e condenados. Faleceu na China, martirizado, juntamente com seus irmãos de Fé, em 1900.

  1. • Simeão (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 18/02
  2. • Simeão (?, ? - séc. IV, Pérsia) - Mártir juntamente com seus 100 Companheiros - 17/04 ou 20/04* Nasceu em local e data não identificados por nós. Hildegonda ingressou na vida religiosa como homem, era conhecida como Irmão José. Isso ocorreu, segundo seu biógrafo, porque sua mãe veio a falecer logo após o seu nascimento. Naquele momento seu pai fez a promessa de leva-la à Terra Santa em peregrinação. Temendo por sua vida resolveu vesti-la com roupas de homem e para quem perguntasse seu nome era José. Seu pai vem a falecer na Terra Santa, condição que levou a jovem a grandes dificuldades, inclusive para regressar à sua terra natal. Como religioso Hildegonda trabalhou muito e durante a guerra de Barba Roxa contra o Papa Lúcio III é enviada para Roma com uma mensagem secreta e importante. Para ninguém desconfiar o documento foi colocado no interior oco de um bastão. Nessa época vivia no Mosteiro de Schoenau. Cumpriu sua missão com maestria e superando todas as dificuldades. Quando retornou ao mosteiro voltou a dedicar-se à oração e aos trabalhos regulares. Faleceu no Mosteiro de Schoenau, em Colônia, Alemanha, no ano de 1188.
  3. • Simeão Armênio (?, ? - ?, ?) - 26/07
  4. • Simeão de  Trento (?, ? - ?, ?) - 24/03
  5. • Simeão Estilita (390, ? - 453/59?, Síria) - 05/01* ou 03/09 Nasceu em local  não identificado por nós, provavelmente no ano 390. Originário de família humilde, Simeão ajudava o pai a pastorear o seu rebanho. Durante o pastoreio tinha o hábito de ler o Evangelho, pois sua família era bastante religiosa e quando não entendia alguma informação do texto Divino dirigia-se ao sacerdote da região para obter esclarecimentos. Este sacerdote já tinha uma boa idade, era um ótimo pregador e quando ouvia o Sermão, que falava sobre a oração contínua, a humildade, humilhação, a vigília e o sofrimento, pois esclarecia que estes eram o único caminho para a felicidade diante de Deus, fazia com que Simeão tivesse mais vontade de ingressar na vida religiosa. Mais tarde, após ler a Bíblia foi até o Mosteiro mais próximo e tentou ser admitido pelos monges. Para isso, passou diversos dias do lado de fora em pleno jejum, nada comia ou bebia. Já admitido pelos Monges, morando no Mosteiro impunha a si sacrifícios e penitencias duras, até mesmo de autoflagelação. Por estes "exageros", Simão foi expulso do Mosteiro, então se dirigiu ao topo do Monte Thesalisia tornando-se um eremita. Neste local, já haviam outros eremitas. Estes, como Simeão dedicavam à contemplação, a orar e meditar, não possuindo bens materiais, portanto eram pobres. Tornou-se o pregador do grupo e dava orientação às pessoas que o procuravam, muitas delas vindas de muito longe. Era muito respeitado até mesmo por reis, imperadores e nobres. Através de sua pregação e conselhos conseguiu converter muitos pecadores. Faleceu na Síria, aos 60 anos de idade no claustro, construído por ele, em posição de oração, no dia 05 de janeiro de 453/9.
  6. • Simeão Metafrastes (?, ? - ?, ?) - 28/11
  7. • Simeão Stock (séc. XIII, França - 1265, França) - Religioso - 16/05 Nasceu na França, no séc. XIII. Ingressou bastante jovem na Ordem dos Carmelitas. Anos mais tarde foi ordenado sacerdote. Era uma pessoa bastante responsável e compromissada com a Fé e a Igreja, por essa razão foi nomeado prior de sua Ordem. Em certa data Nossa Senhora, Mãe de Deus Filho, apareceu em sonho para Simão e lhe entregou um escapulário e esse era destinado à sua proteção. São muitos os relatos oriundos da tradição popular sobre esse Beato. Faleceu em Bordeaux, França, no séc. XIII.
  8. • Simpliciano (?, ? - ?, ?) - Bispo - 13/08
  9. • Simplício (Séc., V, Roma - 483, Roma) - Papa - 02/03* ou 10/03 Nasceu em Tivoli, Itália, no séc. V. Nada consta sobre sua infância. Simplício teve um pontificado não muito comum aos Papas, aproximadamente de 15 anos. Na época do início de seu Pontificado Roma estava em plena decadência, 468 até 483. No entanto foi durante este período como servidor e Apóstolo de Deus, Pai e Filho que ocorre a maior tragédia para a Europa, a queda do Império Romano. Todos e todas as instituições foram afetadas, mas Simplício teve força e firmeza suficiente para conduzir e reestruturar a Igreja. Com o caos assolando toda a Europa Simplício não abandonou o povo e desta maneira preservou a Catedral de São Pedro, mantendo-a ativa e recebendo uma grande quantidade de fieis, peregrinos, desesperados etc. Outras duas Basílicas que permaneceram em destaque foram a de São Paulo e a de São Lourenço. Em sua empreitada como Papa construiu diversas novas Igrejas. Arranjava tempo para escrever diversas cartas aos bispos cobrando, estimulando e mostrando os verdadeiros ideais da Igreja. Todo tipo de expressão artística humana teve seu respeito e proteção, mesmo aquelas consideradas profanas. Faleceu em Roma, no dia 10 de março de 483.
  10. • Simplício (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 15/05
  11. • Simplício (?, ? - ?, ?) - E seus familiares, todos eremitas - 18/06
  12. • Simplício (?, ? - ?, ?) - Bispo - 24/06
  13. • Simplício * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Faustino e Santa Beatriz - 29/07
  14. • Sinésio (?, ? - ?, ?) - 21/05
  15. • Sinforiano (?, ? - III, França) - Mártir - 22/08 Nasceu em local e data não identificados por nós. Na perseguição promovida pelo imperador Aureliano (270-275), foi preso por fazer críticas aos cultuadores aos deuses e deusas pagãs. No julgamento confessou sua fé e renegou qualquer forma de veneração aos deuses pagãos. Feleceu, decapitado, em Autum, França, no século III.
  16. • Siríaco (?, ? - ?, ?) - Papa - 26/11
  17. • Sisínio (?, ? - ?, ?) Papa - 29/05
  18. • Sisoés (?, ? - ?, ?) - 06/07

  1. • Sissínio * (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Martírio e Santo Alexandre - 29/05
  2. • Sisto (Sixto) I (?, ? - ?, ?) - Papa mártir - 03/04
  3. • Sisto II * (ou Xisto ou Sixto) (?, ?Grécia - 258, Itália) - Papa - Mártir juntamente com seus companheiros São Agapito, São Janeiro, São Vicente, Santo Estevão, São Mágno (?, ? - ?, ?) e São Felicíssimo - 02/03 ou 07/03 - 07/08* Nasceu em local e data não identificada por nós. Era diácono e auxiliar do Papa Sixto II, eleito em 257. Nesta época Valeriano praticava uma violenta perseguição aos Católicos e por essa razão as Missas ocorriam as escondidas. Foi durante uma destas Missas, no cemitério da Via Ápia que ele e seus companheiros foram presos e ali mesmo martirizados. Faleceram em Roma, martirizados, no mês de setembro de 258.
  4. • Sisto (ou Sixto ou Xisto) III (?, ? - 440, Roma) - Papa - 28/03 ou 19/08* Nasceu em local e data não identificados por nós. Em 432 é eleito Papa, quando adota o nome de Xisto III. Dedicou-se ao combate à heresia conseguindo que ela fosse extinta. Era um Papa moderador e que buscava soluções sábias às controvérsias e disputas. Quando Maria é reconhecida, durante o Concílio de Éfero, em 431, como sendo a Mãe de Deus Xisto III prepara uma grande homenagem, para isso ordena a ampliação da Igreja de Santa Mãe das Neves, tornado-a Basílica e esta tornou-se a igreja mais antiga do ocidente dedicada à Virgem Maria. Outra medida que permaneceria até os nossos dias implantado por este Papa foi a Missa do Galo, rezada na Noite do Natal. Esta missa já era rezada em Jerusalém desde os primeiros tempos da Igreja. Construiu e reformou muitas igrejas para aproximá-las dos fieis. Faleceu em Roma, em 19 de agosto de 440. Pode indicar seu sucessor o Papa Leão Magno.
  5. • Sócrates (?, ? - ?, ?) - 19/04
  6. • Sócrates (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Santo Estevão - 17/09
  7. • Sofonias (?, ? - ?, ?) - Profeta do Antigo Testamento - 03/12
  8. • Sofrônio (550, Síria - 638, atual Israel) - Bispo - 11/03 Nasceu em Damasco, na Síria, no ano de 550. Peregrinou pela Terra Santa, mais tarde pelo Egito e depois pela Itália, sempre acompanhado pelo amigo João Mosco. Em Roma João vem a falecer e Sofrônio retorna à Terra Santa e é nomeado patriarca de Jerusalém. Faleceu em Jerusalém, atual Israel, no ano 638.
  9. • Sola (?, ? - ?, ?) - 03/12
  10. • Sóstenes (?, ? - ?, ?) - 10/09
  11. • Sotênio (?, ? - ?, ?) - Fundador da Ordem dos Irmãos Servitas juntamente com São Bonaiuto, São Manetto, Santo Ugoccio, São Bonfilio e Santo Aleixo Cada um tem data própria de comemoração; a Festa da Ordem é em 18/02) - 28/09
  12. • Sotero (séc- II, Itália - 175, ?Roma) - Papa Mártir - 22/04 Nasceu em Nápolis, atual Itália, em meados do século II. Assumiu o pontificado em 166 em substituição a Aniceto (Santo). Na época Corino realizava uma grande perseguição aos Cristãos e Sotero teve muito trabalho parta defender seus fieis. Reservava tempo para assistir aos pobres, necessitados e desvalidos. Porém a perseguição aos Cristão faz dele uma das vítimas, quando Marco Aurélio ordena a sua prisão e o condena à morte. Faleceu em Roma, em 175 d.C.
  13. • Sozonte (?, ? - ?, ?) - Mártir - 07/09
  14. • Sucesso (?, Espanha - 303/304?, Espanha) - Mártir juntamente com a Santa Engrácia e mais 17 companheiros, são eles: Fausto, Januário, Apodêmio, Cassiano, Luperco, Marcial, Urbano, Ciciliano, Evêncio, Primitivo, Maturino, Júlio, Quintiliano, Públio, Frontón, Obtato e Félix - 16/04 Nasceu na Espanha e em data não identificados por nós. Apodêmio foi uma das vítimas da perseguição aos Cristãos por Diocleciano, quando acompanhava Engrácia (Santa), mais 17 cavaleiros, todos foram presos, torturados e condenados à morte. Em conjunto os seus companheiros seguem os passos de Engrácia e renegam os deuses pagãos de Diocleciano e confirmam a Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Faleceu em Saragossa, na Espanha, martirizado, em 303 ou 304.
  15. • Suetônio (?, ? - 862, Inglaterra - 01/07 Nasceu na Inglaterra, no séc. IX. Estudou muito, principalmente a literatura e as Bíblias. Também foi capelão do rei Egberto da Inglaterra, mais tarde foi nomeado tutor e responsável pela educação do filho do rei, Ethelwolf. O rei Egberto faleceu no ano 837 e seu filho assumiu o trono. Com a confiança do novo rei Suetônio seguiu com seu trabalho. No ano 852 é eleito bispo de Winchester, na Inglaterra. Faleceu em Winchester, na Inglaterra, no dia 02 de julho de 862.
     
  16. • Suitberto (?, ? - ?, ?) - Bispo - 01/03
  17. • Suitono (?, ? - ?, ?) - Bispo - 15/07
  18. • Sulplício II (?, ? - ?, ?) - Bispo - 17/01
  19. • Sulpício (?, ? - ?, ?) - 20/04
  20. • Suplicio (ou Supício) Severo (séc- VI?, Roma? - 591, Roma) - Bispo - 29/01 Nasceu em Roma, no séc. VI. São dois Santos com o mesmo nome: Suplício Severo e Suplício o Piedoso e na mesma Diocese, a de Borges, Itália. Suplício Severo pertencia à nobreza de Aquitânia e tinha um alto cargo na corte do rei Gontrano. Nesta época o Bispo de Bouges veio a falecer. Em razão da morte do bispo e da situação calamitosa que se encontrava a cidade em razão de um grande incêndio que a destruiu, o Rei Gontrano impôs a eleição de Severo para o cargo de Bispo, por dois grandes motivos, primeiro por confiar muito nele e em segundo lugar, pelas suas qualidades administrativas. Rapidamente foi ordenado Padre e abandonou as suas funções civis. Com o cargo de Bispo, nomeado por volta de 584, dedicou-se intensamente à Igreja. teve que negociar com os reis, mas como era admirado por todos sua missão era facilitada. Muitas vezes teve que entrar na política para defender os interesses de sua Cidade. Falece em Roma, na sua Diocese, no ano 591.
  21. • Swthun Wells (?, ? - ?, ?) - Mártir da Inglaterra - 10/12

Voltar para o conteúdo