Respostas01 - VivaJesusBr

Santos Arcanjos, Gabriel, Miguel e Rafael sejam nossos guias!
Estamos a 17 anos evangelizando! Obrigado!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2019, novidades!
Ir para o conteúdo
O que é?
Doutor/Doutora da Igreja 04/08/2019 • Liturgia 27/07/2019 • Confissão 20/07/2019 • Procissão - 29/04/2019 • Homilia - 13/01/2019 • Ângelus - 08/10/2018 •
O que é o Latria, Dulia e Hiperdulia? - 18/09/2019
• São três cultos, diferentes entre si, mas todos ligados à Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
1. Latria: Significa adorar, latreou em grego, ou seja, é o culto dedicado apenas a Deus, na Santíssima Trindade, pois é o único a ser adorado.
2. Dulia: Significa honra e venerar, do grego douleuo, portanto é um culto destinado aos Doutores/Doutoras da Igreja, santos, santas, anjos, arcanjos, beatos e beatas.
3. Hiperdulia: Este culto está acima do culto de dulia, mas abaixo, em nível hierárquico, da latria. Vem do grego, Hyper - acima, e douleuo.
O que é o Angelus? - 08/10/2018
O Ângelus é uma oração recitada em recordação do Mistério perene da Encarnação três vezes ao dia: às 6 da manhã, ao meio-dia e às 18 horas, momento em que é tocado o sino do Ângelus.
O nome Ângelus deriva do primeiro verso da oração – Angelus Domini nuntiavit Mariae – que consiste na leitura breve de três simples textos sobre a Encarnação de Jesus Cristo e a recitação de três Ave Marias.
Esta oração é recitada pelo Papa na Praça São Pedro ao meio-dia de domingo e nas Solenidades. Antes de recitar o Ângelus, o Pontífice também faz uma breve reflexão inspirando-se nas leituras do dia. Seguem as saudações aos peregrinos.
Da Páscoa até Pentecostes, ao invés do Ângelus, é recitado o Regina Coeli, que é uma oração em recordação da ressurreição de Jesus Cristo, ao final do qual é recitado o Glória três vezes.
 
Fonte e extraído de: Vatican News
O que é a Homilia? 13/01/2019
• Seu significado é "conversa familiar" em um discurso que possibilite aos participantes de uma Missa (Liturgia) entender a passagem da Escritura Sagrada. Nela, apenas o sacerdote pode fazê-la, faz comparações com a vida diária de nossos dias para ficar mais explícito e entendível. Os temas devem estar sempre ligados às Escrituras, os seja, os textos sagrados.
• A homilia é a divulgação dos Mistérios de Jesus Cristo, não apenas com a Leitura das Bíblias, Antigo e Novo Testamento, mas com uma explicação feita por um sacerdote e em casos muito especial, um diácono. Por esse motivo o sacerdote deve garantir que todos os participantes entendam as suas palavras, fatos históricos e bíblicos. Em outras palavras, tem o papel de informar, atualizar e garantir que a Palavra viva de Deus não seja esquecida.
O que é a Procissão? 29/04/2019
• Procissão é o encontro entre religiosos e fiéis, da Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja de Jesus Cristo, que partem de um ponto, geralmente de uma igreja com destino a ela mesma ou outro ponto de importância, podendo ou não realizar paradas durante o trajeto.
• Uma das mais famosas são as procissões de Corpus Christi, quando são produzidos tapetes que narram passagens bíblicas, mas podem ocorrer em favor e homenagem a um santo ou santa, a São José, Santa Maria, à Sagrada Família, à Santíssima Trindade, entre outras possibilidades.
• Poderá ocorrer em qualquer hora do dia, mas para algumas festas religiosas existem horários mais adequados, por exemplo, Corpus Christi, a procissão geralmente começa após uma Missa e depois das quinze horas.
• Durante a procissão o povo, comandado por religiosos, oram e meditam a Palavra, rogando por si, sua família, os presentes, pela comunidade, entre outras possibilidades. Uma boa procissão é feita pelo silêncio, sem conversas paralelas, distrações, brincadeiras... O mais importante é elevar a mente e a alma aos Céus, mais especificamente a Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo, nosso único Deus.
O que é a Confissão? 20/07/2019
• O Sacramento da Confissão ocorre quando diante de um sacerdote o fiel, arrependido, relata seus pecados e ao término é perdoado pela ação do sacerdote, bispo, cardeal ou Papa.
 
• Conforme a gravidade o confessor pode determinar uma penitência a ser cumprida por aquele ou aquela que se confessa.
 
• O arrependimento deve ser verdadeiro, nada adianta confessar-se quando, logo após, comete-se o mesmo pecado. Entender que a confissão é a promessa diante do confessor e a Deus de que você não mais cometerá o mesmo pecado. Esse é o segredo para uma boa confissão.
• Para aprofundar esse entendimento, veja um vídeo no YouTube do Pe. Paulo Ricardo com o título: "Como fazer uma boa Confissão?", seu tempo é de aproximadamente de 55 min.
O que é a Liturgia? 27/07/2019
A liturgia é a maneira que Jesus Cristo nos proporcionou para nos reunirmos com cada um dos nossos irmãos e irmãs em assembleia. Momento de união, fé, amor a Deus na Santíssima Trindade, respeito, caridade e reflexão, de pedir perdão, momento de se deixar-se elevar ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, nosso único Deus.
• Para entender a liturgia é preciso entender seu significado, trata-se de uma palavra grega (leitourgos) que significa a serviço público, em outras palavras, é estar a serviço de Deus em favor de seus filhos e filhas terrenos.
• A liturgia também é o momento em que Deus nos toca por ação do Espírito Santo, um momento também de troca e arrependimento, por exemplo, arrependido agradeço a Deus e Deus, com seu amor me perdoa e abençoa.
• Portanto, uma celebração litúrgica é festejar, é se entregar a nosso único Deus, a Santíssima Trindade, viver Cristo, seu sofrimento salvífico e a salvação por Sua Ressurreição.
O que é um Doutor ou uma Doutora da Igreja Católica? - 04/08/2019
• Um Doutor ou Doutora da Igreja são Santos e Santas que recebem este título porque durante sua vida que fizeram algum trabalho e o documentaram no campo da teologia e ou doutrina católica.
• Um título que tem grande importância para a Santa Igreja!
O que é o Catecismo da Igreja Católica? - 05/09/2019
• O Catecismo da Igreja Católica é um documento explicativo sobre as Escrituras e as Leis da Santa Igreja. Não se trata de uma nova Bíblia, mas um documento destinado a dar explicações aos que a seguem e a estudam. É um documento muito importante para todo cristão católico, leigo ou religioso, nele estão explicações detalhadas e profundas que fazem parte da evangelização.
• Por ser um documento, poderá sofrer atualizações.
Voltar para o conteúdo