R - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Beatos & Santos > Santos > R

SANTOS

  1. • Radebodo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 29/11
  2. • Rafael - Arcanjo - 29/09 Este Anjo, junto com Gabriel e Miguel, formam um grupo importantíssimo, pois são superiores na hierarquia dos Anjos de Deus. Nesta data os três são em conjunto homenageados. São Rafael foi segurança de Tobit durante sua viagem, como é descrito no Antigo Testamento. É aquele que tem a responsabilidade de cuidar da saúde, da cura física e espiritual.
  3. • Rafael Arnáiz Barónjh (1911, Espanha - 1938, Espanha) - 26/04 Nasceu em Burgos, na Espanha, no dia 09 de abril de 1911. Seus pais pertenciam a alta sociedade, portanto pode frequentar escolas de excelente padrão. Sua Primeira Comunhão foi feita na Igreja da Visitação, em Burgos. Seus estudos básicos sempre foram em escola religiosas. Após o término do curso universitário ingressa na Escola Superior de Arquitetura, em Madri, Espanha, era 1929. Após a formação trabalha por dois anos, mas a vocação sacerdotal fala mais alto e em 1934 inicia o noviciado. No entanto uma doença fatal para a época, o diabetes, o fragiliza e trás profundos problemas de saúde. Faleceu no Monastério de Santo Isidro, em Dueñas, Espanha, no dia 26 de abril de 1938. Foi Beatificado pelo Papa João Paulo II, no dia 27 de setembro de 1992. Foi Canonizado pelo Papa Bento XVI, no dia 11 de outubro de 2009.
  4. • Rafael de São José Kalinowsk (?, ? - ?, ?) - 15/11
  5. • Rafael Guizar Valência (?, ? - ?, ?) - Bispo - 06/06
  6. • Rafael Masabki (?, ? - ?, ?) - 10/07
  7. • Raimundo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Guilherme, Santo Estevão e companheiros - 29/05
    1.  

  8. • Raimundo de Capuá (1330, Itália - 1399, Alemanha) - Superior da Ordem Dominicana, diretor espiritual e biógrafo de Santa Catarina de Sena - 05/10 Nasveu em Capuá, Nápolis, Itália. Sobre sua infância nada obtivemos até o momento, sabe-se que já religioso, trabalhou muito pela Igreja, religiosos e o povo de Deus. Era uma pessoa que sabia dialogar, por essa razão prestou serviços à Santa Sé na diplomacia religiosa. Faleceu em Nuremberg, na Alemanha, no dia 05 de outubre de 1399.
  9. • Raimundo de Fitero (?, ? - 1163, Espanha) - Fundador - Conhecido também como São Ramon Serra e São Raymond Serra - 15/03 Nasceu provavelmente em Aragão, na Espanha, ou ainda, na França, não se tem certeza do local de seu nascimento, pois alguns pesquisadores e historiadores afirmam que na Espanha e outros sugerem a França, em data não identificada por nós. Fazia parter do Mosteiro Scaladei, Ordem Cisterciense, na França. Alguns anos depois mudou-se para o Mosteiro de Fitero, Espanha, onde assumiu como Abade. Em 1158 fundou a Ordem religiosa/militar Caslatrava, na Espanha. A Ordem seguia as Regras de São Bento, as constituições dos Cisters e era formada por monges e cavaleiros. Faleceu em Ciruelos, na Espanha, de causas naturais, no ano 1173. Foi sepultado em Ciruelos, mas em 1471 foi transladado para Toledo, ambas as cidades da Espanha. Foi Canonizado pelo Papa Clemente XI, no ano 1719.
  10. • Raimundo de Penhaforte (ou Peñafort) (1175/9? - 1275, Espanha) - Confessor - 07/01 Nasceu em Penhaforte, Catalunha, atual território da Espanha, provavelmente em 1175/9. Era parte de uma família nobre catalã. Renomado conhecedor do Direito canônico. Porém o que o notabilizou foram as atitudes Santificadas e os milagres a ele atribuído. Por esta razão era muito procurado pela população a procura de cura física e espiritual. Fundador da Ordem das Mercês, juntamente com São Pedro Nolasco, para que fosse possível a libertação dos cativos. Mais tarde passou a fazer parte da Ordem Dominicana e nela foi nomeado com o cargo de Terceiro Geral. Foi grande amigo de São Tomas de Aquino e juntos trabalharam pela Fé Cristã. A amizade entre os dois era muito grande a ponto de São Raimundo pedir ao amigo que este escrevesse "A Suma contra os Gentios", mas também o auxiliou durante os estudos para a produção da obra. Faleceu na Espanha, com aproximadamente 100 anos, no ano 1275.
  11. • Raimundo de Tolosa (ou Toulosa) (?, ? - ?, ?) - 06/07 ou 08/07
  12. • Raimundo Gayrard (?, ? - ?, ?) - 03/07  
  13. • Raimundo Li Quanzhen (?, ? - ?, ?) - Mártir da China - 09/07
  14. • Raimundo Lulle (?, ? - ?, ?) - 01/07
  15. • Raimundo Lúlio (ou Lulo) (Ramón Llull) (1232/1335, Espanha - 1315/1316, Espanha) - 29/06 ou 30/06* Nasceu em Palma de Maiorca, Espanha, entre 1232/1235. Seu pai Ramon Amat Llull e sua mãe Isabel d'Erill. Ingressou na Ordem Terceira dos Frades Menores, como leigo, para converter os mulçumanos. Com vinte e dois anos de idade casou-se com Blanca Picany. Da união tiveram dois filhos, Domingos e Madalena. Em 1275 recebe uma mensagem Divina quando preparou-se para o magistério e conversão dos infiéis. Passou a converter  e ensinar. Em 1288 iniciou o ciclo de viagens pela Espanha. Pouco tempo depois foi para Paris onde lecionou. Durante este tempo já escrevia, mas também era filósofo, poeta, missionário, teólogo e professor. Vai para a Itália, mais precisamente Nápolis e depois para a Tunísia. QAlguns anos depois faz o trajeto de volta até a sua terra natal. Em 1314 embarcou de volta para a Tunísia onde reiniciou a pregação. Faleceu na Tunísia, segundo informações imprecisas e até lendas, martirizado por apedrejamento, provavelmente entre 1315 ou 1316.
  16. • Raimundo Nonato (?1200, Espanha - 1240, Espanha) - 31/08 Nasceu em Portel, localidade próxima de Barcelona, Espanha, por volta de 1200. Em uma família nobre. Sua mãe faleceu antes do seu nascimento e o parto ocorreu com a mãe já morta, por esse motivo o nome Nonato - não nato ou não nascido. Boa parte de seus estudos foram em Barcelona, mas acaba mudando-se para Bolonha - Itália, onde completa e aprimora seus estudos em direito canônico. Raimundo retorna para Barcelona em 1222 onde passou a fazer parte da Ordem dos Dominicanos. Em 1229 é chamado pelo Papa Gregório IX para organizar os Decretos Papais e verificar se alguns deles conflitavam com os mais recentes. Retorna à Espanha após ter organizado os documentos canônicos. Solicitou a Tomas de Aquino (São) que escrevesse a Suma contra os Gentios. Após muito trabalho se aposenta, isso aconteceu em 1240, porém continuou a trabalhar em favor da Fé em Deus. Faleceu em Cardona, Espanha, no ano 1240. Foi Canonizado pelo Papa Clemente VIII, no ano 1601. Sua vida ficou marcada pela organização, pelo trabalho ao lado do Papa, pela supervisão e reforma da Constituição da Ordem Dominicana.
  17. • Raimundo Peiro Victori (?, ? - ?, ?) - Mártir - 21/08
  18. • Raimundo Zanfogni (?, ? - ?, ?) - ??/??
  19. • Ramiro (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamnente com São Vicente* e companheiros - 11/09
  20. • Ranulfo (?, ? - ?, ?) - 27/05
  21. • Ranieri (Rainério) de Pisa (1118, Itália - 1160/1, Itália) - 17/06 Nasceu em Pisa, Itália, no ano 1118. Seu nome era Ranieri Scacceri, filho único de uma rica e nobre família. Foi educado pelo bispo de Kinzica. Faz opção pelo estudo de lira e canto. Aos 18 anos de idade passa a ter uma vida desregrada, participando de todas as festas organizadas pela corte, esta opção deixa seus pais aflitos e desiludidos, bem como seu tutor o bispo. No entanto aos 19 anos de idade passa a observar com mais atenção os pobres e miseráveis que vivem em sua cidade. Passa a refletir melhor sobre a sua vida e percebe que ela é inútil e sem nenhum sentido. A mudança foi total, pois ele decide retomar a sua vida Cristã e para isso ingressa no Mosteiro de São Vito, em Pisa, mas como irmão leigo. Vive até os 23 anos de idade solitário, meditando e orando, quando decide doar toda a sua fortuna aos pobres. Em seguida parte em peregrinação à Terra Santa, local onde viveu por aproximadamente 14 anos. Durante suas peregrinações pela Terra Santa é que se destaca a sua Santidade. Vestindo roupas pobres, passou a viver de esmolas, a expulsar demônios, realizar curas e principalmente conversões. Retorna ao Mosteiro de São Vito, em Pisa, ainda como irmão leigo. Pouco tempo depois torna-se diretor espiritual dos irmãos monges e dos habitantes de sua cidade. Muitos milagres ocorreram quando as pessoas recebiam de suas mãos um pão e água benzidos por ele. Faleceu em Pisa, na Itália, no dia 17 de junho de 1161. Os milagres continuaram a ocorrer. Foi Canonizado pelo Papa Alexandre III, em data não identificada por nós.
  22. • Raul (?, ? - ?, ?) - Arcebispo - 21/06 Nasceu na França, no séc. IX. Sobre sua infância nada identificamos. Quando assumiu a vida sacerdotal dedicou-se a governar abadias, com excelentes resultados. Em 840 foi nomeado bispo de Burges, na França. Fundou várias abadias com o dinheiro que recebeu de herança. Faleceu em Burges, na França, no ano 866.
  23. • Reginaldo de Orleans (?, ? - ?, ?) - 17/02
  24. • Régulo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 30/03
  25. • Reinaldo (?, ? - ?, ?) - 07/01
  26. • Reis Magos (?,? - ?,?) - Reis que visitaram Jesus, são eles: Gaspar, Baltazar e Brlquior (ou Belchior, ou ainda, Melchior) - 06/01 Os reis Magos são homenageados  nesta data no mundo todo por terem visitado Jesus, ainda recém-nascido, para adorá-lo por ser o Salvador da Humanidade, como é relatado por Mateus nas Sagradas Escrituras. Para que pudessem chegar ao local de Nascimento de Jesus Deus utilizou-se de uma estrela para guiá-los da Pérsia até Belém, são eles: Melquior, Gaspar e Baltazar. Os três reis foram informados por um Anjo do Senhor que aquele era o momento para a visita ao Senhor recém-nascido, cumprindo-se a profecia. Eles apenas se juntaram durante o caminho, pois partiram de pontos diferentes. Antes de chegarem a seu destino passaram pelo castelo do rei Herodes para obter mais informações. Junto ao rei Herodes perguntaram "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus". Herodes era um rei sanguinário, repressor e violento e astuto. Sua resposta foi surpreendente, pois ele não sabia onde Jesus nascera e para tentar obter informação e depois matar o Filho de Deus, por temer a perda do trono, diz aos Reis Magos que quando o localizar, retornem até ele para que possa também adorá-lo. Os Três Reis saem dali e novamente guiados pela estrela luminosa conseguem chegar à manjedoura. Ao chegarem lá, após desmontarem de seus camelos e pegarem os presentes a serem dados ao Menino, a primeira visão é o da Mãe, Maria e o Menino Jesus. Após adorá-lo lhe entregaram os presentes: 1. Ouro - que significa a realeza de Jesus, filho do Pai Celestial; 2. Incenso - significa a sua essência divina; 3. Mirra - sua essência humana. Logo após as homenagens os três retornaram para as suas nações, mas orientados mais uma vez por um Anjo do Senhor, partiram em outra direção para evitar o contato com Herodes e suas más intenções. Após a sua morte os três Reis Magos foram enterrados em Constantinopla, que na época era a capital mais importante do cristianismo do Oriente, onde permaneceram enterrados até o ano de 474, quando foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália e lá permaneceram sepultados até 1164. Então seus restos foram transferidos para a Cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a Catedral dos Reis Magos, local que ainda hoje estão sepultados. A revelação Divina, o nascimento do Filho de Deus, também denominado de Epifania, confirma a divindade de Jesus, Filho de Deus Pai.
  27. • Remberto (?, ? - ?, ?) - Arcebispo - 04/02
  28. • Remígio (?, França - ?439, França) - Bispo - 01/10 Nasceu em Lion, na França, em data não identificada por nós. Uma família com muitos santos, portanto extremamente religiosos, sua mãe Santa Celina, sua ama, Santa Balsâmia e seu irmão São Príncipe. Assumiu o bispado de Reims, na França, aos 22 anos de idade. Conseguiu converter o rei e toda a corte, fazendo com que a população também fosse convertida ao cristianismo. Grande pregador e orador, pois era profundo conhecedor das Escrituras Sagradas. Faleceu em Reims, na França, no ano 439.
  29. • Remígio de Reims (438?, França - 533, França) - Fundador - Também conhecido como Apóstolo do Franks - 13/01* ou 15/01 Nasceu na França, por volta de 438. Não temos informações sobre sua infância e pouca mesmo na fase adulta. Ficou conhecido como Apóstolo da França. Foi nomeado Bispo de Reims, França, quando ainda era bem jovem, pois tinha apenas vinte e dois anos de idade. Viajou por toda região da Galícia. Converteu e batizou o rei Clóvis I, da França. Trabalhou na diocese de Reims, na França, por mais de setenta anos. Faleceu, em Reims, na França, cego, no dia 13 de janeiro de 533.
  30. • Remígio Isoré (?, ? - ?, ?) - Mártir na China - 09/07
  31. • Renato Goupil (?, França - 1646, Canadá) - Mártir  no Canadá e Estados Unidos juntamente com seus companheiros , São Carlos Garnier, São Gabriel Lalemant, Santo Isaac Jogues, São João de Brebéuf, São João de la Land, São Noel Chanabel e Santo Antônio Daniel  - 19/10 Nasceu na França, em data não identificada por nós. Ingressou na Companhia de Jesus. Embarcando em 1625, para o Quebec, no Canadá, como companheiro de João de Brebeuf (Santo). Como os demais foi um grande catequizador, pregador e evangelizador. Seu trabalho naquele país foi duro, pois teve que enfrentar as mais diversas dificuldades de comunicação, violência, superstição, descrença, ganância e até o canibalismo. Foram responsáveis pela conversão de mais de sete mil índios. João de Brebeuf,  Antônio Daniel  e seus companheiros são capturados por nativos, os Iroquois, e levados para a Missão de Santo Inácio, no Canadá. Naquele local passaram a ser agredidos, mutilados, queimados e canibalizados. Faleceu na Missão de Santo Inácio, em Quebec, no Canadá, martirizado no fogo e canibalizado, no ano 1649. Foi Canonizado pelo Papa Pio XI, no ano de 1930.
  32. Respício (?, ? - ?, ?) - Mártir Juntamente com o Santo Trifão*Respício e a Santa Ninfa - 10/11
  33. • Restituto (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 30/05
  34. • Retício (?, ? - ?, ?) - Bispo - 15/05
  35. • Revogado (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Saturnino, São Sátiro * e Companheiros - 07/03

  1. • Ricardo (?, Inglaterra - 722 - Itália) - Peregrino - 07/02 Nasceu na Inglaterra, em data não identificada por nós. Filho da rainha Sexburga da Inglaterra Meridional. A sua mãe abandona o trono e torna-se abadessa e mais tarde uma Santa. Seu irmão mais velho assume o trono, mas falece onze anos depois. Então Ricardo I (nome real Hlother) sobe ao trono por volta de 675. Ricardo casou-se e foi pai de dois filhos e uma filha, que durante dez anos foi guardião da coroa que na realidade era de seu sobrinho e em 685 entrega a coroa a seu verdadeiro herdeiro. Quando deixou o palácio foi morar no Mosteiro Beneditino Waltham, com seus três filhos. No ano de 720 Ricardo e dois filhos são ordenados monges, quando partem para uma peregrinação de penitência e devoção. Sua filha, Valburfa, prefere permanecer no mosteiro e seguir a vida religiosa. Partem para Roma e lá pretendiam venerar as relíquias dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Quando acabassem a visita a Roma seguiriam para a Terra Santa. Quando chegaram a Luca Ricardo adoece e a peregrinação precisou ser interrompida, estavam em Luca, Itália. Por causa da doença Ricardo vem a falecer, no ano de 722. Faleceu em Luca, Itália, no ano de 722. Ricardo foi enterrado na Igreja de São Frediano (Fridiano). A peregrinação a seu túmulo foi muito grande, pois muitas pessoas comprovavam milagres quando o veneravam. Apenas o filho Vilibaldo completou a missão, pois seu irmão, Vunibaldo preferiu permanecer em Roma para estudar. Todos, pai, filhos e filha foram mais tarde Canonizados pelos seus feitos e milagres atribuídos a eles.
  2. • Ricardo de Andria (?, ? - ?, ?) - Bispo - 09/06
  3. • Ricardo de Chichester (?1197, Inglaterra - 1253, Inglaterra) - Bispo - 03/04 Nasceu na Inglaterra, provavelmente em 1197. Seus pais eram muito pobres por serem pequenos camponeses. Quando seus pais falecem Ricardo ainda era muito jovem e teve que lutar muito para garantir seus estudos universitários. Mais tarde foi professor e depois reitor da Universidade de Oxford. Aos quarenta e seis anos é ordenado sacerdote e por seus trabalhos é nomeado bispo de Chichester. Porém seu nome não é aprovado pelo rei Ricardo III, daquele país. Ricardo é obrigado a trabalhar na clandestinidade até conseguir a aprovação do rei. Faleceu na Inglaterra, no ano de 1253.
  4. • Ricardo Pampuri (?, ? - ?, ?) - Religioso - 01/05
  5. • Ricardo Reynolds (?, ? - ?, ?) - Mártir da Inglaterra - 04/05
  6. • Ricário (?, ? - ?, ?) - Abade - 26/04
  7. • Ricmiro (?, ? - ?, ?) - Abade - 17/01
  8. • Rigoberto (?, ? - ?, ?) - Arcebispo - 04/01
  9. • Rimágelo (?, ? - ?, ?) - 03/09
  10. • Rinaldo de Concorezzo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 18/08
  11. • Roberto Belarmino (1542, Itália - 1621, Itália) - Doutor da Igreja e Bispo - 17/09 Nasceu em Montepulciano, Itália, no dia 04 de outubro de de 1542. Sua família era humilde e Católicos, com doze filhos. Alem de Roberto, cujo o nome de Batismo era Roberto Francisco Rômulo Belarmino, mais cinco irmãos se tornaram religiosos. Roberto era uma criança pequena e que constantemente era acometido por enfermidades, mas era uma criança inteligente e dedicada aos estudos. Quando concluiu seus estudos foi logo nomeado professor de um colégio em Florença, era 1563, mas um ano depois foi chamado para lecionar retórica no Colégio Piemonte. Em 1566 foi para o colégio de Pádua, local onde desejava aprofundar ainda mais seus conhecimentos, mas sem deixar o magistério. Como professor e aluno iniciou o curso de teologia, mas um ano depois, decidiu mudar-se para a Escola de Lavoina. Em 1571 concluiu o curso de teologia e logo em seguida foi ordenado sacerdote. Naquele mesmo ano ingressou na Companhia de Jesus. Foi na Companhia de Jesus que escreveu talvez a sua maior obra sobre a teologia, um verdadeiro tratado sobre as heresias, que tinha o título "As Controvérsias Cristã sobre a Fé". Sua carreira no magistério não parou com a publicação de seus livros, em 1592, foi nomeado diretor do Colégio Romano. Seu trabalho foi tão bom que algum tempo depois foi nomeado superior provincial napolitano. Durante dois anos mais uma vez destacou-se. Já nessa época era grande a fama de ser santificado. Seu nome chega ao Papa Clemente VIII que o convoca para ser seu consultor. Como consultor do Papa teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o Catecismo e mais um livro foi escrito, este tinha o título "Catecismo". Uma publicação que foi traduzida para diversas línguas. Quando o Papa Clemente VIII faleceu e o Papa Leão XI foi eleito, foi pedido a Roberto que permanecesse no cargo e ele aceitou, mas aconteceu que este novo Papa, após 27 dias de pontificado também faleceu e o nome de Roberto foi bastante citado, mas foi eleito o Papa Paulo V. Este conhecedor das virtudes de Roberto o mantém como consultor. Foram 22 anos ao lado do Papa Paulo V. Faleceu em Roma, no dia 17 de setembro de 1621. Foi Beatificado pelo Papa Pio XI, no ano 1923. Foi Canonizado pelo Papa Pio XI, no ano 1930.
  12. • Roberto Chaise-Dieuu (?, ? - ?, ?) - Abade - 17/04
  13. • Roberto de Molesme (Molesques) (1018/24, França - 1110, França) - Monge - 17/04 Nasceu em Champagne, na França, no ano de 1018/24. Ingressou na vida religiosa quando tinha quinze anos de idade. Estudou com afinco e muita fé. Já sacerdote, foi eleito abade do Mosteiro. Seguidor das Regras de São Benedito e levou-a para todos os locais que fundou. Faleceu na França, no dia 21 de março de 1110. Foi Canonizado pelo Papa ?, no ano 1222.

  14. • Roberto de Newminster (?, ? - ?, ?) - Abade - 07/06 Amigo de São Goderico, por essa razão o visitava constantemente o eremita São Goderico para longas conversas, reflexão e oração nas procimidades do Rio Wear.
  15. • Roberto de Turlande (1001, França - 1067, França) - Monge - 17/04 Nasceu em Auvérnia, na França, provavelmente no ano 1001. Ingressou na vida religiosa muito jovem, consequentemente foi ordenado sacerdote na sua juventude. Foi elevado a cônego. Fundou o Mosteiro de La Chaise-Dieu em 1050, onde trabalhou pela Igreja e a fé. Faleceu em La Chaise-Dieu, na França, no ano de 1067. Foi Canonizado pelo Papa Alexandre II, em data não identificada por nós.
  16. • Roberto Lawrence (?, ? - ?, ?) - Mártir da Inglaterra - 04/05
  17. • Roberto Southwell (?, ? - ?, ?) - Mártir da Inglaterra - 21/02
  18. • Rodolfo (?, ? - ?, ?) - 26/06
  19. • Rodolfo Lunkenbein (?, ? - ?, ?) - 15/07
  20. • Rodolfo Sherwin (?, ? - ?, ?) - Mártir - 01/12
  21. • Rodopiano (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Diodoro - 30/04
  22. • Rodrigo * (?, Espanha - 859, Espanha) - Mártir juntamente com São Salomão - 13/03 Nasceu em Cabra, Córdova, Espanha, em data não identificada por nós. Durante a invasão dos muçulmanos Rodrigo foi para Madri, Espanha. Naquela cidade foi delatado por um irmão que seguia a religião maometana. Levado ao cárcere conheceu Salomão, que também estava preso. Rodrigo era Sacerdote, mas não conseguimos maiores informações sobre Salomão. Faleceu em Madri, Espanha, martirizado por decapitação, no ano 859.
  23. • Rodrigo Aguilar Aleman (?, ? - ?, ?) - Mártir no México - 21/05
  24. • Rogaciano (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com o São Donaciano - 24/05
  25. • Rogatus (?, ? - 483, Cartago) - Mártir juntamente com o Abade São Liberato, e mais, São Bonifácio, São Máximo, São Sétimo (Septimus) e São Servo (Servus) - 17/08 Nasceu em local e data não identificados por nós. Naquela época Liberato era Abade de um Mosteiro próximo a Capsa, no Norte da África. Quando Cartago, atual Tunísia, foi tomada pelos Vândalos. Bonifácio foi uma das vítimas desta invasão juntamente com Abade São Liberato, e mais, São Máximo, São Rogatus, São Sétimo (Septimus) e São Servo (Servus). Faleceu em Cartago, atual Tunísia, martirizado, no ano 483.

  1. • Romano* (IV, França - séc. IV/V, Alemanha?) - Abade juntamente com São Lupicínio - 28/02 Nasceu na França, no séc. IV. Romano e seu irmão de sangue Lupicinio foram criados em uma família religiosa. Os dois ingressam no Seminário e mais tarde são ordenados sacerdotes. Juntos passaram algum tempo no Mosteiro de Lyon, na França. Mais tarde iniciam uma peregrinação e fundação de Igrejas e Mosteiros até chegarem a Alemanha. Lupicino, mais severo quanto os atos de um bom Cristãs, cobrava mais de seus fieis. Toda a vida os dois irmãos trabalharam em favor da Fé e do Cristianismo juntos. Faleceu provavelmente na Alemanha, no século IV/V.
  2. • Romano (?, ? - ?, ?) - Mártir - 09/08
  3. • Romano de Ruão (?, ? - ?, ?) - Bispo - 23/10
  4. • Romano o Hinógrafo (?, ? - ?, ?) - 01/10
  5. • Romão (séc. V, França - séc. V, ?Alemanha) - 28/02 Nasceu na França, no séc. V. Romão e seu irmão de sangue Lupicino foram criados em uma família religiosa. Os dois ingressam no Seminário e mais tarde são ordenados sacerdotes. Juntos passaram algum tempo no Mosteiro de Lyon, na França. Mais tarde iniciam uma peregrinação e fundação de Igrejas e Mosteiros até chegarem a Alemanha. Romão era caridoso e dedicado à assistência. Toda a vida os dois irmãos trabalharam em favor da Fé e do Cristianismo juntos. Faleceu provavelmente na Alemanha, ainda no século V.
  6. • Romão (?, ? - ?, ?) - 22/05
  7. • Romão (?, ? - ?, ?) - Mártir - 09/08
  8. • Romão (ou Romano) (?, Antioquia - 303, Antioquia atual Turquia) - Mártir - 18/11 Nasceu em local e data ignorados por nós. São poucas as informações obtidas por nós sobre Romão. Sabe-se que ele viveu em Antioquia e era diácono. Nessa época a perseguição aos Cristão era bem intensa, por esta Razão Romão trabalhava para incentivar e motivar os Cristãos perseguidos a manter sua Fé diante dos perseguidores. Numa certa data foi preso, conduzido ao cárcere e violentamente agredido. Faleceu em Antioquia, atual Turquia, martirizado, por estrangulamento, no ano 303.
  9. • Romão Adame Rosales (?, ? - ?, ?) - Mártir do México - 21/05
  10. • Romão de Antioquia (?, ? - ?, ?) - Mártir - 18/11
  11. • Romário (?, ? - ?, ?) - Abade - 08/12
  12. • Romualdo Abade (956?, Itália - 1027, Itália) - Abade - 19/06 Nasceu na Itália, provavelmente no ano 956. Até os vinte anos levava uma vida desregrada e pecadora. Aconteceu que seu pai teve problemas com um parente e em duelo o mata, toda a cena presenciada por Romualdo. Foi um trauma muito grande, fato que o fez repensar na vida. Converteu-se à Fé Cristã. Viaja para a França onde permaneceu por alguns anos na Abadia de Cluny. Algum tempo depois, após ter retornado para a Itália, fundou diversos Mosteiros. O Campus Maldoli, fundado por Romualdo, foi o local onde teve início a Ordem dos Camaldulenes. Faleceu na Itália, em 1027, aos 75 anos de idade. Seu corpo foi exumado quatro séculos depois, quando todos ficaram surpresos e admirados, pois estava intacto.
  13. • Rômulo (?, ? - ?, ?) - 17/02
  14. • Rômulo  (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 06/06
  15. • Roque de Montpellier (?1295/1350*, França - ?1327/1379*, França) - Popularmente conhecido como São Roque - 16/08 Nasceu em Montpellier, na França, provavelmente em 1295. Quando jovem ficou órfão de pai e mãe. Foi quando decidiu fazer uma peregrinação para Roma. Em Roma ingressou na Ordem Terceira de São Francisco. Passou então a viver em peregrinação constante, que durou até a sua morte. Quando em peregrinação em Acquapendent, Itália, vê a população local ser abatida pela peste. passa então a atender os enfermos, quando surgem os primeiros sinais de Santidade. Naquela época muitas curas foram atribuídas graças às suas intercessões junto ao Pai. Quando a peste sumiu partiu novamente em peregrinação por toda a Itália e a França. Quando passava por Piacenza foi ele acometido pela peste. Foi acomodado na casa de Gotardo Palestrelli, um francês, até o dia que Roque se recuperou completamente. Curado, voltou às peregrinações. Quando se dirigia para Angera foi preso por soldados que suspeitavam que ele era um espião. Na prisão foi torturado violentamente, sem nenhuma consideração. Foram cinco anos de prisão até seu falecimento. Faleceu na França, no dia da Festa da Assunção de Nossa Senhora, no dia 16 de agosto de 1327. Foi Canonizado pelo Papa Urbano VIII, no ano 1629.
  16. • Roque Gonzáles * (?, Espanha - 1628, Rio Grande do Sul, Br) - Mártir juntamente com Santo Afonso Rodrigues e São João Del Castilho - 19/11 Nasceu na Espanha, em data não identificada por nós. João estava em missão na região do atual Rio Grande do Sul, na época parte da colônia espanhola, catequizando índios em companhia dos jesuítas Afonso Rodrigues e João Dell Castilho *, quando foram aprisionados pelos índios, por ordem do pajé. Roque e Afonso foram mortos pelos índios na redução de Caaró. Alguns dias depois foi a vez de João ser morto em local próximo. Faleceu no Rio Grande do Sul, Brasil, no ano 1628. Mas o mais interessante é que aproximadamente 53 três integrantes da expedição que presenciaram a morte dos dois primeiros religiosos, testemunharam um fato inexplicável. Segundo estas pessoas quando Roque foi morto teve seu coração arrancado pelos índios e desse órgão saiu uma voz, que dizia: "Mataste a quem tanto vos amava e queria. no entanto, apenas o meu corpo foi morto, pois minha alma está no Céu!". Os índios ouvindo aquela voz tiveram, assustados mas enfurecidos pelo clima criado pelo pajé, largaram o coração ao chão quando ele foi atravessado por uma flecha e em seguida lançado ao fogo, mas milagrosamente ele não se queimou, fato que mais uma vez assustou aos índios fazendo com que fugissem e assim pudessem recuperar o órgão intacto. O coração de Roque ainda hoje é venerado em Assunção, pois permanece intacto.
  17. • Rosendo (907, Espanha - 977, Espanha) - Abade e Bispo - 01/03 Nasceu na Galícia, Espanha, no ano 907. Seus pais faziam parte da nobreza espanhola e por esse motivo teve uma educação de qualidade. Já aos dezoito anos de idade foi nomeado Bispo de Mondonedo, Espanha e algum tempo depois de Santiago de Compostela, Espanha. Foi nomeado vice-rei da Galícia, por Sancho I. Fundou vários mosteiros e abadias após deixar o bispado, todos seguindo as Regras de São Bento. Mudou-se para Celanova, Espanha, num de seus Mosteiros, onde se isolou do mundo e dedicou o resto de sua vida a Deus, às orações, meditações, leitura da Bíblia etc. Faleceu em Celanova, Espanha, de causas naturais, no dia 01 de março de 977.
  18. • Rosendo (?, ? - séc. X/XI) - Primo de Santa senhorinha - ??/?? Nasceu em Portugal, em data não identificada por nós. Primo de Santa Senhorinha Era um religioso de grande fé, trabalhando sempre por e com Deus. Faleceu em Portugal, no séc. X ou XI.
  19. • Ruadano de Lothra (?, ? - ?, ?) - Abade - 15/04
  20. • Rudesindo (?, ? - ?, ?) - Bispo -01/03
  21. • Rufino (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Valério* - 14/06
  22. • Rufino de Assis (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 11/08
  23. • Rufo * (séc. I, ? - 107/18, Macedônia) Mártir juntamente com São Zózimo - 18/12 Nasceu em local não identificado por nós durante, o século I. Segundo o Martirológio Romano, Rufo e Zózimo faziam parte dos discípulos que fundaram e organizaram a Igreja Primitiva. O fizeram entre os judeus e gregos. Faleceu provavelmente na Macedônia, martirizado, entre o ano 107 e 118.
  24. • Rumão (?, ? - ?, ?) - 30/08
  25. • Rumoldo (?, ? - ?, ?) -24/06
  26. • Rumoldo (?, ? - ?, ?) - Mártir - 03/06
  27. • Runvaldo (?, ? - ?, ?) - 03/11
  28. • Ruperto (?, ? - 718, ?Áustria) -  Bispo - Canonizada juntamente com Santa Berta - 27/03* e 15/05 Nasceu em local e data não identificados por nós. Sabe-se, no entanto, que ele era integrante de uma família nobre e ascendência real. Construiu uma Igreja em homenagem a São Pedro, na região da atual cidade de Seerkinchen, na Áustria. Mais tarde funda um Mosteiro na região de Salisburgo, em terreno doado por um conde Cristão. Este mosteiro foi Santificado pelo nome de São Pedro. Elege sua sobrinha como abadessa da Abadia Beneditina de Nonnberg. Fundou diversas igrejas e garantiu um sacerdote para cada uma delas. Faleceu provavelmente na Áustria, no dia 27 de março de 718, uma Páscoa.
  29. • Rústico de Nabone (?, ? - ?, ?) - Bispo - 26/10

Voltar para o conteúdo