Quem foram01a - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Apóstolos > Estudo01

Quem foram? V - Novo
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov./2015


• Cada um dos Apóstolos e Discípulos que conviveram com Jesus, somados a outros como Paulo, Matias e as mulheres, Santa Maria, Mãe de Jesus, Maria Madalena, entre outras, passaram a evangelizar e converter muitos ateus, crentes em deuses de pedra etc.
• Como Jesus os orientaram. Lembrando que Jesus também os alertou sobre a perseguição que sofreriam.
• Com Deus eles partiram para o mundo, levando as Palavras de Jesus, sem medo e com muita vontade.
• Esse grupo não perdeu o contato com Pedro, que a distância, os orientavam sobre questões envolvendo a doutrina.
• Essas pessoas enfrentaram a fome, frio e é claro, as perseguições.
• Será que nós seguimos estes exemplos?

Anteriores


Quem foram?
Por: Vivaldo Armelin Júnior

  • Os mais próximos seguidores de Jesus foram os Apóstolos, haviam também os discípulos e outros seguidores e seguidoras, inclusive a Mãe de Jesus, Nossa Senhora.

  • Todos os Apóstolos, com exceção de Mateus, que era um cobrador de impostos e vivia com mais conforto, os demais eram pequenos pescadores e pessoas humildes. Eram parte do povo explorado pelos invasores romanos. Não tinham grandes pretensões até conhecerem Jesus, quando passaram a se preocupar com os demais irmãos.

  • Saíram pelo mundo para pregar de acordo com que lhes ensinará Jesus Cristo. Em algumas localidades foram bem recebidos e em outras até apedrejados.

  • A maioria dos Apóstolos foram martirizados por serem cristãos e não aceitarem outros deuses pagãos. Os maiores perseguidores foram os romanos, mas também os líderes e sacerdotes judeus, não o povo judeu, pois muitos eram seguidores de Jesus.

  • Viajaram pelo mundo, como Europa, Ásia e África pregando em nome de Jesus. Os dois outros Apóstolos que se juntaram ao grupo após a morte de Jesus foram Matias e Paulo. O primeiro segundo apontam os estudos conheceu Jesus e era um de seus seguidores.

  • A maior virtude de cada um deles foi a humildade e a entrega pela fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Não tinham medo, mas se preocupavam com os irmãos perseguidos, agredidos com violência e até mortos.

Quem foram? II
Por: Vivaldo Armelin Júnior - 2013

• Os Apóstolos, pessoas humildes e do povo, a maioria pescadores, tinham uma vida padrão para a época, trabalhavam muito e tinham suas famílias. Porém, quando eles conheceram Jesus tudo mudou.
• João batista, primo de Jesus, filho único de Isabel, prima de Maria, anunciou a chegada de Jesus ao povo judeu, por essa razão batizava nas águas do Rio Jordão.
• Tinha, portanto, seus seguidores e quando João Batizou Jesus estes puderam conhecê-Lo.
• João era o único que sabia quem era Jesus e de onde veio. Os Apóstolos só vieram a conhecê-Lo após o batizado no Rio Jordão.
• É oportuno destacar que diferentemente de João Batista, os Apóstolos podiam até conhecer Jesus antes de sua vida pública, mas não O conheciam como filho de Deus, privilégio apenas de João Batista.
• Qual a relação de João Batista e os Apóstolos? Foi João quem O anunciou prevendo a sua vida pública e os Apóstolos o anunciaram após sua paixão, morte e ressurreição.
• Como João Batista, todos tinham vida humilde e simples. É preciso fazer uma exceção para Mateus, que era coletor de impostos, portanto era bem de vida e tinha posses, que também abandonou tudo por Jesus.

Quem foram? III
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev./2014

• Cada um dos Apóstolos de Jesus Cristo tem sua personalidade própria, comum a qualquer ser humano.
• Todos trabalhavam normalmente e tinha alguns que eram casados. Tudo normal até conhecerem Jesus.
• Nesse segundo texto apresentaremos a vida de Simão, aquele que foi chamado de Pedro por Jesus.
• Pedro nasceu em Batsaida, na Palestina, mas não mais residia em sua terra natal, morava em Cafarnaum, na Galileia.
• Sua profissão, pescador. Era um excelente pescador e tinha como sócio seu irmão André, quem o apresentou a Jesus.
• Homem de pouco estudo, mas dominava a escrita, condição que o permitiu mais tarde ser um dos evangelistas (aqueles que escreveram os Evangelhos).
• De temperamento impulsivo e explosivo. Tinha pouca paciência, mas era uma pessoa amorosa e que sabia respeitar seus semelhantes.
• Tinha dificuldade para entender os ensinamentos por parábolas vindos de Jesus, mas superava todas as dificuldades pelo amor ao Filho de Deus.
• Negou Jesus por três vezes (Mc 14.71).
• O mais importante era um grande líder, por essa razão foi eleito por Jesus para ser o fundador de sua Igreja.
• Pedro, como a maioria dos Apóstolos viajou muito para converter os filhos de Deus fora da Palestina.
• Em Roma foi recebido por Paulo de Tarso e apresentado aos cristãos romanos. Ambos foram perseguidos e martirizados.
• É considerado o primeiro Papa da Santa Igreja de Jesus.
• Faleceu em Roma, martirizado na cruz e a seu pedido de cabeça para baixo.
• Foi sepultado nas cavernas do morro do Vaticano. Sobre seu túmulo foi erguida a Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma, na Itália.

Quem foram? IV - Novo
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./2014


• Todos os Apóstolos de Jesus partiram para levar a Palavra para o mundo. Todos eles acabaram presos e martirizados.
• A violência contra os Apóstolos é fácil de explicar, as religiões pagãs eram todas uma fonte de riqueza para todo governante e uma forma de mantê-los no poder.
• Essa situação é vivida até os nossos dias, quando em vários países radicais e extremistas perseguem e matam cristãos.
• Os Apóstolos e os 72 discípulos não tiveram medo, pois sabiam que estavam abrindo as portas para a salvação, afinal das contas todos conheceram Jesus.
• Paulo não conheceu e nem viveu ao lado de Jesus, mas teve numa aparição sua conversão.
• Pela fé todos levaram a Palavra, pelo amor a Jesus todos converteram, pela Palavra todos batizaram e pela conversão todos amaram.
• Cada um ao converter e batizar ganhou um grupo de seguidores e discípulos. Esse grupo os ajudavam na divulgação da palavra e também na proteção do Apóstolo.
• Foram presos, agredidos, ofendidos, humilhados, difamados, no entanto nunca desistiram.
• Seguiram seus caminhos até no momento da morte por martirização.

Voltar para o conteúdo