Penitência 01 - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Sacramentos > Reflexão

PENITÊNCIA 05 - NOVO
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Nov/16

• Pecado venial. O que é isso? A resposta é bem clara e definida, como explica o Catecismo Católico. São todos os pecados que não impedem a salvação, diferente do ato de matar a vida, por exemplo, mas ferem a Lei de Deus, a Lei Maior e também são ofensivos.
• Tanto oi pecado mortal, bem como o venial, desviam o ser humano da Salvação, ou seja, dos caminhos de Deus, e que fique bem claro, só a Santíssima Trindade poderá perdoar. Esse perdão vem pela confissão e o sacerdote ou bispo, representando Jesus Cristo, dão o perdão em Seu sagrado Nome.
• O pecado é contrário à caridade, ao amor, à fé e não permitem que nos entreguemos a Deus, pois as desrespeitamos.

• Amém!

PENITÊNCIA 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior


  • Para entendermos o que é Penitência será necessário entender o que é pecado. Este é muitas vezes interpretado de maneira errônea e até exagerada, geralmente por desconhecimento e ou ainda, por interpretações equivocadas das Sagradas Escrituras.

________________________________________


  • Pelo Batismo somos consagrados, pois recebemos o perdão pelo pecado original, o que nos permite a aproximação a Deus, mas como somos falíveis, após essa bênção, erramos e pecamos.

  • Desde que não se torne rotina é possível alcançar o perdão por meio da penitência, ou seja, a confissão.

  • O Batismo ocorre na maioria das vezes quando ainda somos recém nascidos, portanto não temos consciência da importância desse ato. Cabe aos pais e padrinhos conduzir a criança no caminho de Deus e sua Sagrada Família.


  • O povo judeu tinha por hábito sacrificar uma ovelha como forma de pedir o perdão pelos seus pecados e, no templo, os sacerdotes o faziam pela humanidade.

  • O sacrifício de um animal e a queima de seu corpo tinha como função oferecer um presente a Deus. Essa oferta livrava os seres humanos de todos os pecados, como acreditavam e é encontrado no Antigo Testamento.

  • Quando Jesus , feito homem, nos agraciou com sua presença, todo esse ritual foi abandonado, pois nos foi ensinado a Penitência.

  • O pecado viola as Leis de Deus porque fere a liberdade e o livre arbítrio, o amor a Deus a a nossos semelhantes.

PENITÊNCIA 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior

  • Amar a Deus e ao próximo é respeitar, saber usar a razão, ser verdadeiro(a), não abrir as portas para a ambição, egoísmo, arrogância etc.

  • Por outro lado, contrário ao pecado, temos o amor, a compaixão, o respeito à vida e ao seu semelhante como um ser independente, além do respeito a toda e qualquer criação de Deus.

  • Podemos concluir que pecar é ir contra às Leis de Deus, como já foi destacado, e com esse ato, ação ou atitude estaremos O ofendendo.

  • Desde o princípio Deus nos fala em comunhão, Ele nos a oferece, Dele para com nós humanos e de nós para com Ele!

  • Essa comunhão é estar a Seu lado e ter no coração a aceitação das Leis. No momento que o ser humano viola uma das Leis de Deus está pecando. Essa ação, atitude ou ato demonstra o seu despreparo para a vida, o não respeito à "liberdade" que por Ele nos foi dada. Por ser despreparado para a convivência, também está perdido ao se distanciar dos caminhos oferecidos por Deus e da vida eterna. O pecador em muitos os casos faz a opção por ele (o pecado). Um agravante contra a sociedade e a Deus.


  • Em uma oportunidade, quando assistia a um programa em uma TV Católica, o apresentador ou um convidado, não me lembro bem, afirmou que um dia fez uso de substâncias tóxicas, as drogas que tanto atormentam a nossa sociedade. Num ato de humildade pediu, ao vivo, perdão a Deus, com lágrimas nos olhos, afirmou que o vício feriu aquilo que lhe foi emprestado, o seu próprio corpo.

  • O consumo consciente de droga(s) também é um grande pecado por violar ás Leis maiores. Nesse contexto podemos observar como são amplos os pecados e como o maligno intencionalmente nos tenta a cometê-los. O seu desejo é nos desviar do caminho do bem, da comunhão e da preservação da vida.

  • No momento que aquele apresentador ou convidado no programa da TV, num momento de consciência optou pelo caminho de Deus, descobriu que o corpo não é nosso, é apenas uma casca emprestada à alma e que um dia será tomado. Com a tomada voltará a fazer parte do meio, da natureza de outra vida. Observe que nosso é apenas a alma e quando ela está ferida pelo pecado saímos do caminho.

  • Aquele ou aquela que usa seu corpo como objeto de sexo desenfreado e promíscuo, seja na vida solteira ou o pior, na vida de união durante o Matrimônio. Nesse contexto está o aborto, a pedofilia etc.

  • O pecado é um grande condutor para a eternidade ao lado do mal, no entanto, diante a grandiosa bondade de Deus e sua Sagrada Família, o perdão é sempre possível, desde que haja arrependimento e a confissão.


PENITÊNCIA 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul/14


• Os pecados, como já vimos, são bem diversos e todos vão contra as Leis de Deus, vejamos alguns: furto, roubo, fornicação, seguir ritos satânicos, impureza, idolatria, ciúmes, feitiçaria, calúnia, libertinagem, ódio, ira, infidelidade a Deus, infidelidade conjugal, mentira, fofoca, rixa, discussão, discórdia, orgias, vida promíscua, inveja, ganância, egoísmo, gula, tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, inveja, descaso, desrespeito, falta de caridade, fazer ou conquistar algo em detrimento de terceiros, entregar-se ao sexo promíscuo e com vários parceiros - principalmente quando casado ou casada na Santa Igreja, enganar, matar direta ou indiretamente, induzir à violência, corromper-se ou a terceiros, subornar, receber dinheiro sujo do tráfico, por exemplo, não exercer sua profissão honestamente, desonrar pai e mãe, violentar filho ou filha, profanar locais sagrados, estuprar, explorar produzindo benefícios apenas para a pessoa, profanar túmulos...
• Estes são alguns dos pecados presentes na vida do ser humano, sem falar naqueles que atentam contra o próprio Deus.
• Precisamos rezar muito para salvar a alma de irmãos e irmãs envolvidos em uma ou mais dessas impurezas presentes na vida do ser humano.
• O Sacramento da Penitência permite-nos livrar do mal e das ações do maligno quando verdadeiramente abrimos a nossas almas a Deus Pai, Deus Filho e ao Espírito Santo.
• E quando na penitência somos perdoados podemos pedir que irmãos e irmãs sejam perdoados e conduzidos(as) ao caminho aberto por Deus, o da salvação.

PENITÊNCIA 04
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar/16

• O que é o pecado mortal?
• Aquele ou aquela que em total desrespeito às Leis de Deus comete um pecado que o conduza ao mal e que possa ou não prejudicar um(a) irmão(ã). Dessa maneira esse ser humano está se afastando do propósito primeiro da vida humana, Deus!
• Seguindo o caminho do mal Deus deixa de ser seu propósito primeiro, portanto está se distanciando da salvação e bem-aventurança.
• Com toda certeza, o pecado mortal, é provocado pelo maligno, que se alegra quando este acontece. Deus nos ajuda por ações dos nossos Anjos da Guarda, Santos e Santas, e principalmente, pelo Espírito Santo.
• São muitos os pecados mortais, por exemplo: o homicídio, aborto, eutanásia, desrespeito aos Mandamentos de Deus (dez), aos Sacramentos (Ordem, Matrimônio, Penitência, Eucaristia, Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos).
• Só Deus julga os pecadores, ninguém mais, bem como o perdão vem de Deus Pai, Deus Filho e do Espírito Santo. O sacerdote tem o poder de perdoar na terra, mas no Céu, só Deus.

• Amém!
Voltar para o conteúdo