Ordem 01 - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Sacramentos > Reflexão

ORDEM 10 - NOVO
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev./16


• O sacerdote, no chamado, optou por dedicar sua vida a Deus, consequentemente a todos os seres humanos, às criações de Deus, à vida!

• Ele, como representante de Jesus na terra, reza não apenas por si e seus conhecidos, mas por todos nós filhos e filhas de Deus, cristãos ou não, portanto, seguem os exemplos de Jesus.
• Jesus foi o primeiro sacerdote quando encarnado, ou seja, quando viveu entre nós. Amou e perdoou a todos que lhe ofenderam, agrediram e O mataram.
• O sacerdote, por sua vez, apesar de ser um mortal e pecador, segue Suas lições, ensinamentos e exemplos, pois recebeu uma missão importantíssima vinda diretamente de Jesus. Estes tem a missão de intermediar e representar a Santíssima Trindade, a Sagrada Família e aproveitar em favor de todo fiel ou não os exemplos e lições vindas de todos os santos e santas da Igreja Católica.
• Ele é mortal, erra e peca, mesmo quando bispo, cardeal e Papa. Por essa razão, todos tem um confessor. São humanos! Não estão isentos de castigo por pecados que cometam como qualquer ser humano.

ORDEM 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior


  • O Sacramento da Ordem é direcionado aos religiosos, aqueles que, como os Apóstolos, em três graus: Episcopado, Presbiterado e Diaconado.

  • Na sua origem a palavra Ordem significava o corpo dos que governam, isso na época dos romanos.

________________________________________


  • O Sacramento da Ordem surge com a aparição de Jesus, o Cristo, a seus Apóstolos a Maria Madalena, no terceiro dia, o dia da ressurreição, ou seja, no domingo de Páscoa.

  • Jesus agraciou todos os doze, mais os setenta e dois seguidores ou colaboradores com o poder do perdão e da cura, como ele o fez. Então ordenou que eles saíssem e divulgassem as suas palavras.

  • Nesse sentido os Apóstolos também o fizeram e constituíram os Bispos das novas igrejas, bem como os novos Diáconos. os Bispos são sucessores dos Apóstolos e o Papa o sucessor de São Pedro.

ORDEM 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior

  • Nos primórdios da Igreja Católica Apostólica Romana os evangelistas saíram propagando os ensinamentos e a palavra de Jesus pelo mundo, após os três anos de aprendizado. Jesus se foi, deixou-os, mas não os abandonou, retornou após a ressurreição e mais uma vez deixou orientações importantes para a construção de sua Igreja.

  • Abandonaram suas famílias para seguir Jesus, não apenas durante a sua fase evangelizadora, mas também após a Sua morte. Deixaram a família, os amigos, a pátria e os costumes para levar aos pagãos e dessa maneira formar novos seguidores pela conversão. Em cada parte do mundo deixaram um representante da nova Igreja, os Bispos, herdeiros dos apóstolos.

________________________________________

  • A partir daquele momento  nascia uma nova ordem mundial, uma nova igreja, a verdadeira Igreja de Deus pai e Deus Filho. Uma Igreja que não destruiu ou desprezou o Antigo Testamento e até mesmo algumas Leis judaicas Deixaram de realizar a circuncisão, por exemplo, mas continuou a seguir os ensinamentos de Moisés, Ruth, Ester, Davi etc.

  • A nova Igreja surge no dia da ressurreição, como disse Jesus, que destruiria o templo judaico e em três dias ergueria uma nova Igreja. Esse surgimento se deu durante os três anos de  vida pastoral de Jesus.

  • Quando Jesus deu as últimas orientações aos seus Apóstolos, após a ressurreição, Judas Iscariotes havia sido substituído por Matias.

  • Segundo nos revelam pesquisas atuais haviam mulheres no grupo de seguidores de Jesus com destaque para Maria Madalena.

  • Jesus escolheu seus Apóstolos a dedo, bem como os setenta e dois colaboradores. Os Apóstolos eram pessoas de personalidade forte e envolvidos com suas responsabilidades. Os doze escolhidos, mais Maria Madalena se tornaram a "boca" de Jesus. Todos nos deixaram excelentes exemplos de dedicação, vontade, Fé, amor e principalmente de arrependimento. O mais interessante de tudo é que eram meros mortais, mas sabiam reconhecer quando erravam e assim davam exemplo aos futuros Bispos e Sacerdotes. A garra desses(as) cristãos(ãs) abençoados pelos evangelistas possibilitou a construção da maior e mais velha instituição religiosa do mundo, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, a única Igreja de Jesus Cristo, o Filho único de Deus.

ORDEM 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior


  • Jesus não veio para destruir ou contrariar às Leis de Moisés, mas para confirma-las, porém em algumas situações retificá-las. Porém deixou bem explicado que Moisés não errou, pois suas palavras tinham por objetivo corrigir e abrir corações endurecidos. Uma missão complexa para os Apóstolos.

  • Todos os Doze não seriam suficientes para todo trabalho missionário, por esse motivo Jesus chamou mais setenta e dois colaboradores. Todos tinham como missão o trabalho bem semelhante ao realizado pelos Doze escolhidos.

  • Para comandar cada uma das novas igrejas era indicado pelos Apóstolos um ancião. Esse tinha a função de presbítero e para seus auxiliares nomearam diáconos.

  • Durante o trabalho de formação e organização das igrejas os Apóstolos eram os responsáveis por toda a comunidades e aqueles que deliberavam. Abaixo deles um colegiado de anciãos, presbíteros ou episcopados. É deste último termo que surgem os bispos, todos anciãos. A indicação vinha dos apóstolos e o mesmo acontecia quando era necessária a substituição. Por esse motivo os bispos são os sucessores dos Apóstolos e de Cristo.

  • O bispo é naquele religioso que tem jurisdição uma diocese com um certo número de igrejas.

  • O Papa é o bispo de Roma e sucessor de São Pedro. Este foi o primeiro Papa e foi indicado pessoalmente por Jesus Cristo. O Papa é responsável por toda a Igreja e que conta com a ajuda de diversos cardeais do mundo inteiro, que também são bispos em seus países e localidades. Sua jurisdição não tem fronteira ou nacionalidade.

  • O Papa ainda é o chefe do estado do Vaticano, pois este é considerado e reconhecido Estado (país).

  • O Papa, bispos e sacerdotes tem a missão de levar a palavra de Jesus Cristo a todo ser humano. O Papa e os bispos tem também a missão de ordenar presbíteros, consagrar a Eucaristia, abençoar o óleo Batismal etc.

ORDEM 04
Por: Vivaldo Armelin Júnior

• As palavras de Deus contidas no Velho e no Novo Testamento são desvendadas pelo Catecismo Católico.
• E os três são objeto de leitura, estudo, ensinamento, como acontece no Catecismo, nos cursos de preparação para o batizado, matrimônio, Crisma etc.
• Também em retiros, grupos de estudos, nas leituras etc.
• Essas são algumas das ocupações realizadas pelos missionários, diáconos, sacerdotes, freiras, bispos e até do Papa. Uma verdadeira missão pela salvação de almas.
• Levar as Palavras de Deus Pai e do Deus Filho àqueles que estão distantes, perdidos, em pecado, pagãos, enfermos, necessitados, desvalidos, desencaminhados, traduz o papel primeiro dos religiosos e religiosas, como fizeram os Apóstolos, Nossa Senhora, Maria Madalena...
• A simples leitura das Escrituras não é suficiente, é preciso entende-las, apenas desta maneira é possível seguir a Igreja de Jesus Cristo.

ORDEM 05
Por: Vivaldo Armelin Júnior

• As palavras de Deus contidas no Velho e Novo Testamento foram preparadas por Ele para que pudéssemos entende-las.

• Estas são ensinadas em formações, como no Catecismo, retiros, logo após a leitura do Evangelho com o sermão.
• Essas são algumas das funções de todo religioso ou religiosa e até de leigos. Sacerdotes d Bispos, incluindo o Papa, são os responsáveis por garantir a divulgação da Palavra.
• Estas devem chegar a todos seres humanos, mas principalmente a aqueles e aquelas que estão perdidos(as), pagãos ou pagãs, enfermos(as), necessitados(as), desiludidos(as), desencaminhados(as) etc.
• Estes agem e atuam como os Apóstolos de Jesus Cristo.
• Não basta ler a Bíblia, é preciso entende-la, por essa razão existe o Magistério da Igreja, que orienta a interpretação das Escrituras Sagradas e evitando erros de interpretação e entendimento.

ORDEM 06
Por: Vivaldo Armelin Júnior

• O Sacramento da Ordem é destinado a aqueles que entregam a sua vida ao exercício da fé e do amor assumindo o papel Daquele que nos ensinou e se sacrificou por nós, Nosso Senhor Jesus Cristo.
• Aquele que assume o Sacramento da Ordem está assumindo uma união permanente, como no Sacramento do Matrimônio, onde não poderá haver desrespeito, infidelidade, arrogância...
• Todo padre e bispo estão preparados para, até mesmo na Confissão, levar a Palavra e o conforto a vários corações e almas.
• É no perdão que se consegue conduzir aquele que está enveredando por um caminho tortuoso e distante de Deus, mais um papel do religioso consagrado.
• Na Homilia, durante a Missa, por exemplo, é um momento fundamental para pregar e preparar o fiel, pois sua atenção estará, pelo menos de uma maioria, voltada para o altar.

ORDEM 07
Por: Vivaldo Armelin Júnior

• Um sacerdote também tem a função de administrar os bens da Igreja no qual é responsável, também sua manutenção, conservação e limpeza.
• No entanto, sua principal missão está nos Sacramentos, ou seja, na administração dos Sacramentos de Deus.
• A palavra administração ganha então outro sentido.
• A administração dos bens da Santa Igreja é uma atividade de preservação e manutenção de tudo o que é físico, matéria ou o que é concreto. Por sua vez, a administração dos Sacramentos é espiritual, mas também física, não mais de bens, mas sim de seres humanos. Caso haja por parte do sacerdote uma preocupação apenas com o espiritual sua ação poderá perder o valor, explica-se: por exemplo que está passando fome não tem tempo para Deus, o físico fala mais alto.
• Essa ação foi nos entregue por Jesus Cristo a seus filhos terrenos, mais especificamente a seus Apóstolos e discípulos durante os seus ensinamentos e ações. Esses passaram a ensinar e transmitir os ensinamentos deixados pelo Encarnado aos futuros Bispos.
• Sua missão passa pela diálogo, socorro, evangelização e conversão daqueles e daquelas que ainda não são fiéis, mas também daqueles ou daquelas que convertidos passam por um período de dúvida.
• Todos os momentos da Santa Missa são direcionados ao espírito (alma), mas também ao físico, para que a força interior supere a dúvida, o fracasso e a descrença, inclusive dos religiosos.
• É preciso que entendamos, quando cuidamos do espiritual também estaremos cuidando do corpo físico nos emprestados por Deus.
• É missão sacramental do sacerdote ou bispo aplicar a Unção dos Enfermos para socorrer o espírito, mas também agir em favor da preservação do corpo físico, portanto aqueles ou aquelas que estão feridos ou com alguma outra enfermidade, porém sua ação será prioritariamente espiritual.
• Aquele ou aquela que recebe uma bênção de Deus, durante um dos Sacramentos, pode ou não ser agraciado com uma cura física, mas com certeza estará mais leve e tranquilo espiritualmente, em outras palavras, estará santificado. O religioso, sacerdote ou bispo, será o representante de Deus nesse nosso mundinho.

ORDEM 08
Por: Vivaldo Armelin Júnior - set./15

• Conduzir o povo de Deus à santidade foi a missão deixada por jesus aos seus Apóstolos. Jesus os ensinou e por sua orientação saíram pelo mundo como “pastores de ovelhas desgarradas” com a missão de reuni-las e conduzi-las a um local seguro, à Sua Igreja.
• Essa missão nos nossos dias não é apenas dos religiosos, padres, bispos, freiras, frades, irmãos e irmãs, diáconos, mas sim de todos nós cristãos.
• Os religiosos tem por missão ensinar, levar as Palavras de Deus e Jesus a seu “rebanho”, bem como explica-las.
• São os padres conselheiros espirituais de todos(as) os(as) paroquianos(as), por esse motivo não tem um horário fixo de trabalho.
• Este vai ao encontro daquele ou daquela que está necessitando do seu auxílio espiritual, seja um doente, enfermo, acidentado, abandonado, imigrante, perdido, viciado etc.
• O padre, bispo e o Papa, como os Apóstolos, administram os Sacramentos e quando necessário mesmo fora das Liturgias.
• Ao acolher os doentes físicos e espirituais está cumprindo seu papel, essa premissa vala para as religiosas também.
• O padre e o bispo devem ser o exemplo para a sociedade e atender seu rebanho mesmo nas horas de tristeza, perda...
• Resumindo, são os responsáveis por levar a seu rebanho a Palavra e conduzi-los à salvação, tudo por um caminho seguro, um caminho amparado por Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo, consequentemente à santificação.

ORDEM 09
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./15


• Todos nós somos o rebanho do Senhor e na terra Ele deixou os sacerdotes para nos guiar, ou seja, guardar seu rebanho, portanto estes religiosos são os pastores de Seu rebanho.

• O sacerdote tem por missão orientar, guiar, conduzir, apascentar, ajudar, ouvir, socorrer física e espiritualmente, perdoar, aconselhar, salvar, converter, catequisar, entre outras funções para com o povo de Deus.
• Ele também é o guia espiritual que abre as portas para a salvação e o Reino de Deus.
• Mas você deve estar se perguntando, principalmente se for de outra religião ou ateu, qual é o papel do bispo?
• Como os sacerdotes tem as mesmas funções diante do povo de Deus, porém também tem a missão administrar um conjunto de igrejas, sacerdotes, diáconos, noviços, freiras etc.
• Todos os sacerdotes, bispos, arcebispos, cardeais e até o Papa tem a mesma missão em relação ao rebanho de Deus, mas a cada cargo, maior é a responsabilidade e as funções administrativas e religiosas, missões deixadas por Jesus Cristo, Nosso Senhor e Pai.

Voltar para o conteúdo