O - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Beatos & Santos > Santos > O

SANTOS

  1. • Obúlio Arroyo Navarro (?, ? - ?, ?) - 01/07
  2. • Obtato (?, Espanha - 303/304?, Espanha) - Mártir juntamente com a Santa Engrácia e mais 17 companheiros, são eles: Fausto, Januário, Apodêmio, Cassiano, Luperco, Marcial, Urbano, Félix, Evêncio, Primitivo, Maturino, Júlio, Quintiliano, Públio, Frontón, Ciciliano e Sucesso - 16/04 Nasceu na Espanha e em data não identificados por nós. Apodêmio foi uma das vítimas da perseguição aos Cristãos por Diocleciano, quando acompanhava Engrácia (Santa), mais 17 cavaleiros, todos foram presos, torturados e condenados à morte. Em conjunto os seus companheiros seguem os passos de Engrácia e renegam os deuses pagãos de Diocleciano e confirmam a Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Faleceu em Saragossa, na Espanha, martirizado, em 303 ou 304.
  3. • Odilão (ou Odilón, ou ainda, Odilo) de Cluny (962, França - 1049, França) - Abade - 01/01, 04/01 ou 11/05 Nasceu em Auvergne, na França, no ano 962. Sua família era nobre e rica. Ingressa no Mosteiro de Cluny provavelmente no ano 989 ou 990. Quatro ou cinco anos depois o Monge Beneditino é eleito Abade, em 994. Dedicado aos pobres, às regras da Santa Igreja e a todo povo de Deus. Seu trabalho provocou uma reforma na Igreja de toda a Europa. Construiu inúmeras igrejas e abadias. Segundo alguns relatos, Odilão, vendo o povo passando fome, resolveu vender bens da Igreja de Cluny para apascentar a fome, entre 1027 até 1033. Grande escritor, pregador e conselheiro. Seus sermões e escritos tinham como tema principal a "Encarnação". Um mistério que é ainda hoje estudado por religiosos e leigos. Devoto fiel de Nossa Senhora e da Encarnação de seu Filho Jesus. Faleceu em Cluny, na França, durante viagem de visita aos Mosteiros fundados por ele, de causas naturais, no dia 01 de janeiro de 1049. Foi Canonizado pelo Papa Clemente VIII, no ano 1603.
  4. • Odo de Novara (1140, Eslavônia - séc. XII) - Prior e diretor espiritual - 14/01 Nasceu na Eslavônia, atual croácia, no ano 1140. Não obtivemos maiores informações sobre sua vida, sabe-se que foi prior dos cartuxos de Geyrach, na Eslavônia e pouco tempo depois diretor espiritual do Mosteiro em Tagliacozzo de religiosas. Naquela região e nas proximidades do mosteiro construiu uma pequena cela. Naquele local passou a viver para a oração, penitência, na pobreza, trabalhando muito e orientando as religiosas. Era muito procurado pela população leiga. Faleceu Eslavônia, atual Croácia, no séc. XII.
  5. • Odón (ou Odo) de Cluny (879, França - 942, Itália) - Abade - 18/11 Nasceu em Le Mans, na França, no ano 879. Seu pai era um novre de nome Abbo. Realizou seus estudos na sua cidade natal. Depois em Tours, França, tornou-se cônego, era o ano 909. Em seguida foi para Paris, na França, onde estudou e formou-se em teologia e música. Passou a dirigir o coro da Escola Monástica de Baume, França. Seu nome se espalha por toda a Europa e sua influência é notada por todos. Ainda em Paris conheceu as Regras de São Bento. Odón passa a estudá-las e logo em seguida deixa de ser Cônego e ingressa na Ordem beneditina. É eleito Abade de Cluny em 927. Conseguiu libertar o monastérios dos líderes seculares ligados ao estado. O estado usava o Monastério para arrecadar dinheiro. Mas não era apenas um religioso para o interior dos Monastérios, foi grande defensor dos pobres, desvalidos, enfermos e prisioneiros. Foi escritor, poeta, biógrafo de São Geraldo de Aurillac, escreveu homilias entre tantos outros feitos. Faleceu na Itália, de causas naturais, durante o início da viagem para Roma, atual Itália, no ano 942.
  6. • Odran (?, ? - 452, ?Irlanda) - Mártir - 19 de fevereiro Nasceu em local e data não identificados por nós. É contado que numa certa data estava guiando uma carruagem em companhia do amigo Patrício (ou Patrick) (Santo) quando percebeu um grupo preparado para uma emboscada. De imediato trocou de lugar com o amigo, mas não revelou o motivo. Chegando próximo ao grupo foram atacados e ele foi morto, pois os criminosos acharam que era Patrício. Faleceu provavelmente na Irlanda, martirizado, no ano 452.
  7. • Odrano (Odrian) de Waterford (séc. V, Irlanda - 563, Escócia) - Abade - 08/05 (outrora 27/10) Nasceu na Irlanda, no séc. V. Poucas são as informações sobre sua vida. Foi Abade em Meath, na Irlanda. depois nomeado o primeiro Bispo de Waterford, também na Irlanda. Viajou com Columbano (Santo), seu amigo, para a Escócia onde torna-se monge da Abadia de Iona. Faleceu na Abadia de Iona, na Escócia, de causas naturais, no ano 563.
  8. • Odulfo (ou Odulf, ou ainda, Odulph) (?, ?França - 855, Holanda) - 12/06 Nasceu provavelmente na França, em data não identificada por nós. São poucas as informações sobre este Santo. O pouco que conseguimos aponta para uma pessoa piedosa e que se dedicava aos estudos. Faleceu em Utrecht, na Holanda, de causas naturais, no ano 563. Suas relíquias foram roubadas em 1034, pouco depois apareceu em Londres, Inglaterra.
  9. • Olavo (ou Olaf ou Olav) da Noruega (995, Noruega - 1030, Noruega) - Mártir, Rei da Noruega - 29/07 Nasceu na Noruega, no ano 995. De família real da Noruega. Quando jovem juntou-se aos viking que estavam indo para a Inglaterra. Naquele país teve contato com cristãos e acabou sendo convertido, quando estava na cidade de Rouen, na Inglaterra, em 1014, sendo Batizado. Pouco tempo depois, mais precisamente em 1015, retorna para seu país e ao chegar encontra seu pai, o rei, morto e um grande movimento de conspiradores. Os acontecimentos fizeram que assumisse o trono. De imediato retirou do poder todos os nobres que estavam conspirando e eram contra o cristianismo. Institui como religião oficial o catolicismo. Lançou um grande trabalho de santificação do povo, convertendo-os. Seus atos incomodaram muitos ricos e nobres, por esse motivo foi exilado, mas por pouco tempo e quando retornava sua comitiva foi emboscada e Olavo foi assassinado durante uma batalha. Faleceu na Noruega, durante uma batalha, no ano 1030. Anos mais tarde foi proclamado padroeiro da Noruega.
  10. • Olavo (?, ? - ?, ?) - 10/07 ou 29/07 (?)
  11. • Olegário (1060, Espanha - 1136, Espanha) - Arcebispo - 06/03 Nasceu na Espanha, no ano 1060. Torna-se sacerdote aos trinta e quatro anos de idade, integrando-se à comunidade de Cônegos de Santo Agostinho, na localidade San Adrán del Besós, na Espanha. Algum tempo depois é transferido para o Mosteiro de São Rufo, onde é eleito Abade, em Provença. naquele local realiza um bom trabalho e chama a atenção das autoridades religiosas. Em 1115 é consultado sobre a possibilidade de assumir o bispado de Barcelona, Espanha, mas ele recusa. Contra a sua vontade é nomeado Bispo daquela cidade espanhola. Como Bispo realiza um grande trabalho de evangelização, pastoral, assistencial, luta pela paz, realiza pregações etc. Não deixa de lado nem ricos e nem pobres, fala a todos. Faleceu em Barcelona, na Espanha, no ano 1136.
  12. • Olímpio (?, ? - ?, ?) - 12/06
  13. • Olivério (Oliver) Plunkett (ou Plunquet) (?, ? - ?, ?) - 01 ou 11/07
  14. • Onesifero (?, ? - ?, ?) - Discípulo de São Paulo - 06/09
  15. • Onésimo (? - séc. I, Roma) - Bispo e mártir - 16/02 Nasceu em local e data não identificado por nós. Sabe-se que veio da Turquia para Roma, mas isso não garante a sua origem. Onésimo era um escravo de uma família muito rica e importante na Turquia e seu "dono" era Filemon. Num certo dia, quando a família caminhavam juntos, Filimon, esposa e filho, quando ouvem o Apóstolo Paulo pregando e tocados em seus corações pelas palavras ditas por Paulo sobre as palavras e a vida de Jesus Cristo. Toda a família é Batizada por Paulo. Após o Batizado Filimon e Paulo se tornam amigos. Onésimo rouba seu "dono" e com medo pela possibilidade de um castigo severo foge para Roma. Na Cidade Estado por motivos desconhecidos é preso. Acontece que o destino nos conduz a caminhos inexplicáveis, pois na prisão conhece Paulo (Santo), que também estava preso. Durante o curto período de cárcere é convertido pelo Apóstolo, quando veio o arrependimento ao ouvir a Paixão de Cristo narrada pelo pregador. Já libertos pede a Paulo para ouvir sua confissão e em seguida pede para ser batizado. Paulo (Santo) o Batiza. Onésimo recebe uma missão de Paulo, retornar a seu país e levar uma carta a seu também amigo Filimon. na carta Paulo pede ao amigo que perdoe seu escravo e que caso ele não o deseje fazer ele próprio pagaria a quantia roubada. Explicou a Filimon na carta que o novo amigo, Onésimo, não era a mesma pessoa. Também fez questão de descrever todas as fases que marcaram a conversão de Onésimo. Quando Onésimo chega a Turquia é recebido por Filimon, perdoado e liberto. Seguindo as orientações de Paulo Filimon apoia Onésimo nas pregações, até mesmo financeiramente. Nas pregações o ex-escravo usava a sua conversão e a de seu "ex-dono" para mostrar a aos ateus ou mesmo convertidos a importância da palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Apóstolo Paulo, como descreverá em sua carta a Filimon, tinha Onéssimo como filho de Fé, solicita ao segundo que se dirija à cidade de Colossos para evangelizar. Mais tarde, em substituição ao Timóteo, assume o bispado de Efero. Sua fama e santidade se espalho por toda parte, fato que incomodou a Roma e o imperador Domiciano ordena a sua prisão e imediata transferência para Roma. No cárcere em Roma é condenado. Faleceu em Roma, martirizado, por apedrejamento, durante o século I.
  16. • Onofre (?, Egito - séc. IV - Egito) - Eremita - 12/06 Nasceu no Egito, em data não identificada por nós. Onofre retirou-se para viver no deserto de Tebaida ainda bem jovem. Seu isolamento como eremita durou por volta de 60 anos. É descoberto por Pafrúncio, já muito doente, e que acabou sendo seu biógrafo, pois durante algum tempo conviveu com Onofre. Faleceu no Egito, no séc. IV. Seu nome foi divulgado pelo Oriente por seu biógrafo e durante as Cruzadas passa a ser conhecido na Europa por informações vindas dos cruzados, por esta razão era grande o número de devotos a Onofre.
  17. • Optato de Mileve (?, ? - ?, ?) - Bispo - 04/06
  18. • Optato (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Companheiros - 16/04
  19. • Orencio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 01/05
  20. • Orestes (?, ? - ?, ?) - 09/11
  21. • Orsélio (?, ? - ?, ?) - Abade - 15/06
  22. • Ortário (?, ? - ?, ?) - Abade - 15/04
  23. • Oscar (ou Ascário ou Ansgar) (801, França - 865, ?Suécia) - Bispo - 03/02 Nasceu nas proximidades de Amiens, na França, no ano 801. Estudou na Abadia Beneditina de Corbie, Picardia, na França. Naquela Abadia se tornou Monge, pois era dedicado aos estudos e a Fé. Algum tempo depois é transferido para Korvey, França, mais precisamente para a Escola Monástica com professor. Seu trabalho ganha destaque e chega aos ouvidos do rei da Dinamarca, até pouco tempo antes um pagão, que o quer trabalhando e pregando o evangelho. Em 832, vai para a Suécia, local onde não conseguimos obter maiores informações. Sabe-se que fundou diversas escolas por onde passou e ainda fez grandes pregações. Um trabalho importante foi junto aos pobres, necessitados e abandonados. Um homem que dedicou-se profundamente à meditação e reflexão da palavra de Deus Pai e Deus Filho. Outro destaque estava no tempo que dedicava á oração. Muitas destas orações ficaram escritas no seu livro dos Salmos. Faleceu provavelmente na Suécia, de uma enfermidade, no dia 03 de fevereiro de 865.
  24. Oscar Arnulfo Romero Galdamés (Conhecido como Dom Oscar Romero) (1917, El Salvador - 1980, El Salvador) - Mártir 24/03 Nasceu em Ciudad Barrios, em El Salvador, no dia 15 de agosto de 1917. Muito religioso resolveu atender ao chamado de Deus e após estudos no seminário foi ordenado sacerdote em 1942. Foi transferido para a diocese de São Miguel, onde permaneceu por 20 anos, prestando assistência religiosa e física, orientando seus fiéis para a vida. Em 1970 foi nomeado Bispo Auxiliar de San Salvador, El Salvador e em 1977 Arcebispo da mesma cidade. Com a crise política e as perseguições, muitos religiosos e leigos, padres e catequistas cristãos foram mortos, quando Dom Romero passou a lutar em favor dos perseguidos e oprimidos. Essa postura, de defender os filhos amados de Deus da violência, foi ele o novo alvo daqueles que a praticavam. Enquanto celebrava a Missa do dia invadiram a igreja e o mataram. Faleceu, martirizado, em San Salvador, El Salvador, no dia 24 de março de 1980. Foi Beatificado pelo Papa Francisco, no dia 23 de maio de 2015. Foi Canonizado pelo Papa Francisco, no dia 14 de outubro de 2018.
  25. • Oséias (?, ? - ?, ?) - 04/07
  26. • Osmundo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 04/12
  27. • Osvaldo (séc. X, Dinamarca - 992, Inglaterra) - Bispo - 28/02 Nasceu na Dinamarca, no séc. X. Sobrinho de Oto, arcebispo da Cantuária e também com parentesco com Osil, arcebispo de York. Vai para a França onde entra na Ordem Beneditina, no Convento Fleury-sur-Lofre. No Convento se destaca pela generosidade e caridade, fato que leva seu tio a chamá-lo para auxiliar na reforma de sua diocese. Osvaldo também tinha um grande senso de justiça e estava muito próximo dos pobres. Foi então nomeado bispo de Worcester e depois de muito trabalho conseguiu retomar a disciplina monástica. Fundou alguns Mosteiros. O rei Edgar o nomeia arcebispo de York em 972, quando funda uma Abadia. Durante suas atividades promoveu muito estudo de ciências nos mosteiros sob sua jurisdição. Numa cerimônia de lava-pés, quando banhava os pés de doze mendigos, sente-se mal. Faleceu na Inglaterra, de causas naturais, no dia 28 de fevereiro de 992.
  28. • Osvaldo de Nortúmbria (Northumbria) (604/5, Inglaterra/Irlanda - 642, Inglaterra/Irlanda) - Rei mártir - 05/08  Nasceu na Irlanda entre os anos 604 e 605. Nada encontramos sobre sua infância. Casado com Cyneburga, filha do primeiro rei cristão de Wessex, na Irlanda. Trouxe para sua região um grupo de missionários que passaram a evangelizar na Nortúmbria. Ele próprio evangelizava. Faleceu em batalha, no ano 642.
  29. • Osvino (?, ? - ?, ?) - Mártir - 20/08
  30. • Otão (?, ? - ?, ?) - 02/07
  31. • Otgero (?, ? - ?, ?) - 08/05
  32. • Oto de Bamberga (?, ? - ?, ?) - Bispo - 02/07
  33. • Otto (?, Itália - 1220, Marrocos) - Mártir juntamente com seus companheiros São Beraldo (ou Berardes) (Sacerdote), São Acursies e São Adjutus (ambos irmãos leigos) - 16/01 Nasceu na Itália, em data não identificada por nós. Era um frade menor do grupo de São Francisco de Assis. São Francisco envia Otto juntamente com o Sacerdote Berardes e dois irmãos leigos, Acursies e Adjutus (todos os três Santos e mártires). Conta a história que partiram com destino o Marrocos. Durante a viagem pregaram e evangelizaram dentro do território italiano, passaram pela França, Espanha, com destaque para Sevilha e Portugal. Finalmente chegam aos Marrocos. Naquele país foram presos e na prisão foram açoitados até aparecer os ossos. Em seguida despejaram óleo quente sobre as feridas e depois vinagre. A violência não parou, todos foram arrastados sobre pedras pontiagudas e cacos de cerâmica. Por fim, com uma espada abriram seus crânios. Faleceu no Marrocos, martirizado, no dia 16 de janeiro de 1220. Os restos mortais dos mártires foram recuperados, transferidos para Coimbra, Portugal, mais especificamente para o Mosteiro de Santa Cruz. Canonizado pelo Papa Sixto IV, no ano de 1481.
  34. • Ovídio (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 03/06

Voltar para o conteúdo