Penitência ou Confissão ou Reconciliação
Somos pecadores, falíveis e fracos, por essa razão é necessário a Penitência, a Confissão e a Reconciliação. Essas três denominações na realidade são uma só, pois são integradas.
Observar a Penitência (Virtude Cristã que conduz ao arrependimento pelos nossos pecados) é o ato de aceitar a nossa falibilidade, fraqueza e respeito às Leis de Deus Pai e Filho.
A Confissão (ato de admitir diante de Deus Pai e Filho seus erro e pecados) é exatamente o o arrependimento inerente à Penitência.
Por fim, a Reconciliação (é o ato de reconciliar-se; ato de reatar um relacionamento; confissão religiosa; arrependimento por meio da Penitência, Confissão e da Reconciliação) é o ato de aceitar que Deus Pai e Filho pode nos ajudar, mas principalmente nos orientar para a salvação e a vida eterna.
É o momento que permite ao ser humano pedir perdão dos seus pecados e faltas a Deus e Ele com o seu grande amor pela sua criação concede o perdão.
A Penitência ou Confissão, instituída por Jesus Cristo, tem a função de perdoar os pecados dos mortais cometidos depois do Batismo e desta maneira conquistar a nossa reconciliação com Ele.
Antes de confessar fazer um bom exame de consciência, arrepender-se dos pecados e propor-se a nunca mais pecar. No momento da Confissão relatar todos os pecados e, por fim, o cumprimento da penitência dada pelo Padre.
Na Confissão é necessário relatar todos os pecados considerados mortais, em confissões individuais, na presença de um Padre confessor.
A Confissão deve ser feita com certa periodicidade para mais facilmente obter o perdão, a bênção e graça de Deus.
Ordem Sacerdotal
O ser humano ao fazer sua opção pelo Sacramento Ordem Sacerdotal está por sua vez aceitando todas as normas, Dogmas e Regras da Igreja, e sabe que terá a missão de levar a Palavra de Deus, evangelizar, realizar cerimônias...
Em outras palavras, essa pessoa estará a serviço da comunidade Cristã e também daquela que está perdida, como disse Jesus: "Eu não vim para salvar os sãos, mas aqueles que estão doentes", o Sacerdote, Bispo, Arcebispo, Monsenhor, Cardeal e o Papa, humildemente e disposto a ensinar.
Os Mistérios de Deus Pai e Filho são muitos e a revelação cabe a esses seres humanos divulgar e explicá-los. É uma vida dedicada à vida de seus semelhantes, servindo e não sendo servido, amando e compartilhando.
A Ordem Sacerdotal possibilita exercer os Ministérios Sagrados que estão presentes nos cultos a Deus. Esta pessoa que recebe esta graça poderá exercer as funções de:
1. Papa
2. Arcebispo
3. Bispo
4. Monsenhor
5. Sacerdote
6. Diácono: Função Sacerdotal hierarquicamente abaixo do Padre.