Maria Madalena01a - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Apóstolos > Apóstolos-II
Por: Vivaldo Armelin Júnior

Santa Madalena - II

Evangelho de São João (8,2-3)

1 Depois disso, andava Jesus por várias cidade e aldeia pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; 2 e iam com ele os Doze, bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios. 3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens.”
 
• Este texto aponta Maria Madalena como uma mulher possuída por maus espíritos e que pela ação de Jesus sobre eles, quando foi liberta. É ainda destacado pelo Evangelista João que dela saíram sete demônios.
• Essa descrição confirma que Maria Madalena era sim possuída por espíritos malignos, porém após ser liberta passa a seguir Jesus e se torna uma figura importante na evangelização.
• Na Bíblia, Novo Testamento, aparecem várias mulheres com o nome Maria, nome comum naquela época, como ainda hoje é muito comum no Brasil.
• Vários estudiosos leigos e religiosos estão pondo em cheque a afirmação de que esta Santa também era prostituta e afirmam que pode ter havido um erro de interpretação ou confusão entre os nomes.
• O então Papa João Paulo II, hoje Santo, chegou a afirmar que até poderia ser verdade, pois são homens que interpretam as escrituras, mas que seriam necessários mais estudos para modificar inclusive informações que vem da Tradição Católica.
• Portanto, não há como afirmar que Maria Madalena não era prostituta, mas sim uma possuída por espíritos malignos.

• ORAÇÂO •

• Senhor, que, na vossa infinita bondade, quisestes que Maria Madalena fosse a primeira a receber do vosso Filho a missão de anunciar a alegria pascal, concedei-nos, por sua intercessão, que, seguindo o seu exemplo, anunciemos a Cristo ressuscitado e O contemplemos no reino da glória.
• Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Rezar uma Ave Maria e Três Pai Nosso.

Santa Madalena - I

• Nasceu em Magdala, Galiléia, em data não identificada por nós. Pouco se sabe sobre Maria Madalena, pois existe sim muita especulação em torno de seu nome, mas nada de concreto. Muitos dos estudiosos que fizeram ou fazem algum estudo sobre esta personagem, que viveu ao lado de Jesus, são inconclusivos e de pouca profundidade. Muita informação vem dos chamados textos apócrifos, material que a Igreja também usa para suas pesquisas, mas que são interpretados a revelia por muitos estudiosos no afã do sucesso.
• Lucas diz que algumas mulheres libertadas de demônios ou doenças seguiam a Jesus (Lc 8, 1-3), mas em momento algum deixa entender que ela era prostituta. No capítulo anterior (Lc 7, 36-50) o próprio Lucas descreve uma passagem onde uma pecadora lava os pés de Jesus e é perdoada, fato que foi associado a Maria Madalena, no entanto não há neste relato a identificação do nome de Maria Madalena, portanto provavelmente pode haver um grande engano em afirmar que ela era uma prostituta, mesmo porque a própria Igreja já admitiu essa confusão.
• Maria Madalena seguiu Jesus por toda a sua vida, foi quem ao lado de Maria (Nossa Senhora), a irmã de Maria e Maria esposa de Cléofas, presenciou a crucificação de Jesus Cristo. Foi uma das pessoas que evangelizou e pregou as palavras de Jesus. Ela também é responsável pelo Evangelho apócrifo (não reconhecido pela Igreja), antigamente denominados "Não Canônicos", "Contestados" ou "Livros que não podem ser lidos na Igreja". Alguns textos apócrifos afirmam que Jesus foi casado com Maria Madalena, no entanto são textos escritos após o século um e dois.
• Quando da Ressurreição foi a primeira pessoa a testemunhá-la no momento que fora visitar o túmulo de Jesus. Ele apareceu para ela e pediu-lhe que anunciasse a boa nova, o Senhor Ressuscitara.
• Faleceu provavelmente em Éfeso, no séc. I, local onde, também provavelmente morou Maria (Santíssima) e João (Apóstolo).

Voltar para o conteúdo