L - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Beatos & Santos > Santos > L

SANTOS

  1. • Ladislau da Hungria (?, ? - ?, ?) - 27/06
  2. • Lamberto de Lion (ou Lião ou Leão) (?, ? - ?, ?) - Arcebispo - 14/04
  3. • Lamberto Maestricht (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 17/09
  4. • Lamberto de Vence (?, ? - ?, ?) - Bispo - 26/05
  5. • Landelino (?, ? - ?, ?) - Abade - 15/06
  6. • Landerico (?, ? - ?, ?) - Bispo - 10/06
  7. • Lando (?, ? - ?, ?) - Mártir - 05/05
  8. • Landoaldo (?, ? - ?, ?) - E companheiros - 19/03
  9. • Lanfranco (1005, Pávia - 1089, Itália) - Bispo - 28/05 Nasceu em Pávia, na Itália, no ano 1005. Numa noite enquanto atravessava a floresta de Ouche foi atacado por ladrões que o assaltaram. Foi levado para o interior da floresta por eles e lá deixado. Desorientado, assustado, tentou rezar, mas não sabia. Devido aos acontecimentos resolveu mudar de vida e ingressou no Mosteiro de Bec, na Itália. Já como sacerdote escreveu vários livros, fundou abadias e escolas e estas tiveram como alunos Santo Anselmo, Santo Ivo e até o Papa Alexandre II. No ano 1070 é nomeado bispo de Cantuária, na Itália. Faleceu em Cantuária, na Itália, no ano 1089.
  10. • Lang (?, ? - ?, ?) - Mártir da China - 09/07
  11. • Largo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Ciríaco e Santo Esmeraldo - 08/08
  12. • Lasereiano (?, ? - ?, ?) - Bispo - 18/04
  13. • Lauro (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Floro - 18/08
  14. • Lázaro (?, ? - ?, ?) - Santo dos pobres - último domingo de janeiro Nasceu em local e data não identificados por nós. Muito pouco se sabe sobre este Santo, apenas que ele assumia fisicamente, por intercessão as doenças de outros. Faleceu em local e data não identificados por nós.
  15. • Lázaro (?, ? - ?, ?) - Mártir - 11/02
  16. • Lázaro de Betânia (?, Palestina - séc. I, Chipre) - Mártir irmão de Santa Marta e Santa Maria de Betãnia -19/07 ou 17/12 Nasceu na Palestina, em data não identificada por nós. Lázaro era irmão de Marta e Maria, e viviam em Betânia, na Judéia. Sua família era grande amiga de Jesus Cristo. Este em vários momentos esteve na casa da família. A Bíblia descreve, no Evangelho Segundo São João, que Jesus Cristo estava pregando quando foi informado que seu amigo estava muito doente, mas Jesus naquele momento não foi visitá-lo afirmando que ele seria o maior exemplo da vinda de Deus. Pouco tempo depois Jesus recebe a visita de mensageiros, revoltados, que o informam da morte de seu amigo Lázaro. Foi então que Jesus abandonou tudo o que fazia e partiu para a Judéia. Chegando em Betânia as irmãs o recebem indignadas, pois confiavam nele. Jesus então seguiu para o túmulo onde Lázaro estava enterrado e pediu que o abrissem. Na abertura do túmulo o mau cheiro tomou conta do ambiente, pois o corpo já estava se decompondo. Então Jesus à porta do túmulo olha para o Céu, pede ao Pai e, em seguida, ordena que Lázaro sai. Muitos das testemunhas começaram a criticar Jesus, até mesmo os Apóstolos não entendiam o que estava acontecendo. Lázaro ao sair do túmulo deixou todo mundo sem fala, até mesmo as irmãs, pois foi Jesus quem pediu para que ele fosse coberto. Consta da tradição Católica que aquele túmulo nunca mais foi ocupado. Lázaro e as irmãs passaram a pregar em nome de Jesus, mesmo após a crucificação e segundo consta, Lázaro foi martirizado em Chipre. Faleceu em Chipre, martirizado, no séc. I. Foi considerado o primeiro bispo e mártir de Chipre.
  17. • Lázaro de Kioto (?, Japão? - 1637, Japão) - Mártir no Japão juntamente com seus 15 Companheiros - 28/09 Nasceu na Espanha, em data não identificada por nós. Sacerdote Dominicano que seguiu em missão para o Japão. Naquele país, em 1636 foi preso juntamente com seus 15 companheiros. Alguns deles: São Guilhermo Courtet, Santo Antônio Gonzáles, São Lorenzo Ruiz, São Miguel de Aozaraza e São Vicente Shiwozuka da Cruz. Faleceu martirizado, pendurado amarrado pelos pés, no dia 18 de outubro de 1637. Foi Beatificado pelo Papa João Paulo II, em Manila, Filipinas, no dia 18 de fevereiro de 1981. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 18 de outubro de 1987.
  18. • Leandro de Sevilha (536/540, Espanha - 600/601, Espanha) - irmão de Santo Isidoro, São Fulgêncio e Santa Florentina - 27/02 Nasceu no Cartagena, Espanha, em 536/540. Irmão de Santo Isidoro, São Fulgêncio e Santa Florentina. Foi para Sevilha e chegou lá em 554. Nesta cidade foi indicado e empossado Bispo. Teve que lutar contra o arianismo, muitos hereges e pagãos. Conseguiu converter muitas pessoas, até mesmo os filhos do rei visigodo Levegildo, mas em represaria foi exilado para Constantinopla, onde permaneceu entre 579 e 582. Quando Reccarede assumiu o trono é chamado de volta a Sevilha. Participou do terceiro Concílio de Toledo, em 589 e por esta e outras ações é considerado Doutor da Igreja na Espanha. Faleceu Sevilha, na Espanha, provavelmente no ano 601.
  19. • Leão (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Paregório - 18/02
  20. • Leão (?, ? - ?, ?) - Abade - 12/07
  21. • Leão II (?, Itália - 683, Itália) - Papa - 28/06* ou 03/07 Nasceu na Sicília, na Itália, em data não identificada por nós. Seu pai, Paulo, era médico, por esse motivo teve uma boa formação educacional. Era esmoler, já religioso, da Igreja. Grande defensor do combate às heresias. Pessoa extremamente humilde, facilidade de dialogar. Com a morte do Papa Agatão (santo), no ano 681, foi eleito Papa. Foi também um grande compositor. Faleceu em Roma, na Itália, no ano 683.
  22. • Leão III (?, ? - ?, ?) - Papa - 12/06
  23. • Leão IV (?, ? - ?, ?) - Papa - 17/07
  24. • Leão IX (séc. X, França - 1054, Itália) - Papa - 19/04 Nasceu em Alsácia, na França, no séc. IX. Em 1048 foi eleito Papa. Seu apostulado foi marcada pela responsabilidade, por agir com firmeza quando necessário e pelos exemplos de piedade e devoção. Sua luta não se restringia aos que agiam contra a Igreja, mas também contra aqueles integrantes da própria Igreja que praticavam abusos e provocavam escândalos. Teve como auxiliar o sacerdote Hidelbrando, o mesmo que mais tarde seria eleito Papa e passaria a se chamar Papa Gregório VII, seu pontificado foi considerado um dos maiores e bem sucedidos. Faleceu na Itália, em 1054. Cumpriu apenas seis anos do papado.
  25. • Leão (cpDaniel) (?, Itália - 1227, Marrocos) - Mártir juntamente com os companheiros: São Daniel, Santo Ângelo, São Nicolas, São Samuel, São Hugolino e São Donnino 14/10 Nasceu na Itália, em data não identificada por nós. No ano 1216 um grupo de cinco missionários Franciscanos foram martirizados no Marrocos, a notícia ao chegar na Europa entristeceu toda Ordem Franciscana, mas ao contrário do queriam os líderes do Marrocos, foi um motivador para a ida de novos grupos de missionários. Em 1219, três anos depois daquele martírio, Frei Elias, então ministro geral da Ordem Terceira dos Irmãos Menores, autorizou a partida de um novo grupo formado pelos seguintes religiosos: Daniel, Leão, Ângelo, Nicolas, Samuel, Hugolino e Donnino, Daniel era o superior. Chegaram ao Marrocos em dois grupos em Ceuta, partiram para uma praça pública e ali iniciaram a pregação. A notícia chegou rapidamente aos ouvidos das autoridades. Além de pregação e conversão eles também ofereciam a possibilidade de Confissão e Eucaristia para aqueles já convertidos. Porém logo foram presos. Foram conduzidos a presença do governador, como diante do governador não renegaram a sua Fé foram encarcerados. No cárcere em um primeiro momento foram agradados, mas esta ação não os demoveu de suas Fé, então os responsáveis pelo cárcere ordenaram que todos fossem açoitados. Mais uma vez a ação dos guardas e carcereiros não surtiu o resultado esperado. Todos foram julgados e condenados à morte. Foram levados novamente ao cárcere. Na véspera do martírio todos passaram a noite cantando e orando em louvor ao Senhor Pai e Filho. Também enviaram uma carta a todos Cristãos de Celta. Nela eles os abençoavam e falavam da importância de não renegar a Fé em Deus Pai e Filho. Faleceram no Marrocos, martirizados, por decapitação, no dia 10 de outubro de 1227. Seus corpos foram entregues aos pagãos e desordeiros, mas a comunidade cristã os recolheu e transportaram os corpos para várias Igrejas da Espanha e Portugal. Foram Canonizados pelo Papa Leão X, no dia 22 de janeiro de 1516.
  26. • Leão de Cafânia (?, ? - ?, ?) - 20/02
  27. • Leão Karasuma (?, Coréia - 1597, Japão) - Mártir - 21/02 Nasceu na Coréia, em data não identificada por nós. Foi educado na religião budista, por esta razão era inimigo fervoroso dos católicos, chegando a perseguir aqueles que fizessem opção pelo Cristianismo. Karasuma muda-se para o Japão e neste pais tem contato com um cristão fervoroso. Durante as conversas entre os dois, o amigo Cristão, lhe falava sobre a vida de Cristo, sua Paixão e Morte, o Evangelho e a Igreja Católica. Aos poucos o fervoroso budista começa a admirar e também a se converter ao cristianismo. Algum tempo depois decide-se pelo seu Batizado e também solicita o seu ingresso na Ordem Terceira Franciscana. Leão foi o primeiro terciário Franciscano no Japão e também um dos maiores colaboradores dos religiosos e nas suas missões. Quando da chegada dos religiosos vindos das Filipinas passa a admirar o estilo de vida daqueles religiosos, o voto de pobreza, a vida simples e extremamente dedicada à pregação evangelizadora. Nesta época conheceu Pedro Batista (Santo) e tornou-se grande amigo, seguidor e colaborador deste religioso. Assumiu o cargo de técnico em edificações quando da construção de Igrejas, hospitais, Conventos, Mosteiros etc. Por ser poliglota atuou diversas vezes como interprete, fator que facilitava a pregação e a conversão de muitas pessoas. A seu lado estava o seu irmão mais velho que por ele fora convertido e também martirizado. Foi preso no dia 31 de dezembro de 1596. Sua orelha esquerda foi cortada, depois foi colocado em cortejo até Nagasaki. Faleceu em Nagasaki, no Japão, matirizado, por crucificação, no dia 05 de fevereiro de 1597. Foi Canonizado pelo Papa Pio IX, no dia 08 de junho de 1862.
  28. • Leão I, Magno (390, Itália - 461, Itália) - Papa - 10/11 Nasceu na Itália, em data não identificado por nós. Quando foi eleito Papa, sucedendo o Papa Xisto III, no ano 440, teve que enfrentar um período muito agitado e conturbado. Combateu a heresia do eutiquianismo, donatismo e quando Átila, rei dos Hunos, tentou invadir Roma, pôs se a frente das legiões para defendê-la. Esta força interior fez com que os Hunos não invadissem a cidade. Mais tarde participou e esclareceu aos participantes, por escrito, a dualidade da pessoa e o Herdeiro de Deus, Jesus Cristo. Seu papel na formação da Igreja e sua doutrina sempre conciliadora e humilde, do IV Concílio da Calcedônia. Faleceu em Roma, no ano de 461. Após sua morte recebeu o título de Doutor da Igreja.
  29. • Leão Mangin (?, ? - ?, ?) - Mártir da China - 09/07
  30. • Lebuíno (?, ? - ?, ?) - 12/11
  31. • Ledo (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir juntamente com São Donaciano e outros Bispos - 06/09
  32. • Leobino (?, ? - ?, ?) - Bispo - 14/03
  33. • Leodegário (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 02/10
  34. • Leonardo de Noblac (?, ? - ?, ?) - 06/11
  35. • Leonardo de Porto Maurício (1676, Itália - 1751, Itália) - Religioso - 26/11 Nasceu em Ligúria, Itália, no ano de 1676. Seu pai era um capitão da marinha romana. Ficou órfão ainda bem jovem. Foi então levado para Roma por familiares onde pode seguir os estudos. Tempos depois ingressou no Retiro Boaventura de São Francisco de Assis, sobre o Palatino, onde foi ordenado sacerdote. Foi então para Florença onde exerceu as atividades inerentes a um sacerdote. Fazia grandes pregações sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e que provocavam no público muita comoção. Foi também grande incentivador da Via Sacra e para que ela acontecesse usou o Coliseu, no dia 27 de  dezembro, local onde muitos Cristãos foram martirizados. Surgiu ali uma tradição que permanece até os nossos dias, mas comemorada pelo próprio Papa em toda Sexta-feira da Paixão. Destacou e valorizou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora. Previu pouco antes de falecer, em carta, a proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Faleceu  no Retiro de São Boaventura, na Itália, no ano 1751. No seu funeral o Papa foi vê-lo e se ajoelhou humildemente ao lado de seu corpo, tamanha era a fama de Santidade de Leonardo. Foi Canonizado pelo Papa Pio IX, no dia 29 de junho de 1867.
  36. • Leonardo de Vandoeuvre (?, ? - ?, ?) - Abade
  37. • Leonardo Murialdo (?, ? - ?, ?) - 18/05 ou 30/03
  38. • Leonardo van Neghel (?, ? - ?, ?) - Mártir em Gorcum - 09/07
  39. • Leôncio (?, ? - ?, ?) - 13/01
  40. • Leôncio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Cronides e São Serapião - 12/09
  41. • Leôncio de Rostov (?, ? - ?, ?) - 23/05
  42. • Leôncio de Trípolli (?, ? - ?, ?) - 18/06
  43. • Leôniodas (?, ? - ?, ?) - 28/01
  44. • Leônidas (?, ? - ?, ?) - Mártir - 22/04
  45. • Leopardo (?, ? - ?, ?) - 18/03
  46. • Leopoldo da Áustria (?, ? - ?, ?) - 15/11
  47. • Leopoldo de Mandic (1866, Itália - 1942, Itália) - Confessor - 12/05 ou 30/07 Nasceu em Castelnovo, na Itália, em 12 de maio de 1866. Seu nome de batismo era Adeodato e sua família era Cristã. Aos 16 anos de idade abandona a sua família e ingressa na Ordem  dos Irmãos Menores Capuchinhos e em 20 de setembro de 1880, em Veneza foi ordenado sacerdote, quando adotou o no0me de Leopoldo. Teve o desejo de ir para o Oriente, mas pelo frágil estado de saúde não lhe permitiram realizar seu sonho. Em 1909 foi transferido para o Convento de Pádua. No local passou a moral numa pequena cela ao lado da Igreja do Convento. A confissão era seu maior objetivo diante dos fieis e para isso ele se dispunha a ouvi-los quando necessário. A população local e até de regiões mais distantes passaram a procurar aquela pequena cela, pois nela estava Leopoldo. Em nome de Deus Pai e Filho perdoava, orientava, proferia palavras de conforto. Aos 66 anos de idade um câncer no esôfago lhe deixa fraco, mas ainda exercia suas atividades religiosas. Faleceu na Itália, quando se preparava para celebrar uma missa sentiu-se fraco e desfaleceu no dia 30 de julho de 1942. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, no dia 16 de outubro de 1983.

  1. • Lesmes (séc. XI, França - 1097, 1097, Espanha) - Ermitão - 30/01 Nasceu em Poitiers, na França, no início do século XI. Seu primeiro ato em sentido da vida religiosa foi vender tudo o que tinha e doar aos pobres. Passa então a ser um pedinte e peregrino com destino, Roma. Já em Roma teve oportunidade de acessar os testemunhos dos mártires, fator que aumentou sua Fé e convicção. Retorna à França para seguir os estudos e ingressa na Ordem Beneditina. Pouco tempo depois é ordenado sacerdote tornando-se um monge beneditino. Sua dedicação o leva a ser nomeado mestre dos noviços. Seu trabalho era tão bom que em pouco tempo assumiu como Abade. Em nenhum momento deixou de atender os pobres e necessitados e são esses que começam a afirmar que Lesmes tem o dom da cura. Sua fama se espalhou a ponto de ultrapassar as fronteiras da França e chegar à Inglaterra. Toda essa fama provocou a vinda de grandes romarias e peregrinos. Tempos depois, cansado e desejoso para cumprir seus objetivos mudou-se para Castela, na Espanha. Naquela localidade o Rei Afonso VI vendo a dedicação e o grande trabalho de Lesmes lhe entregou a Ermida de São João Batista, nas proximidades de Burgos. Naquela Ermida passou a ajudar os peregrinos que faziam o percurso para Santiago de Compostela. Faleceu, na Ermida, encontrado abraçado a seu crucifixo, no ano 1097.
  2. • Leufredo (?, ? - ?, ?) - Abade - 21/06
  3. • Liberal (?, ? - ?, ?) - 27/04
  4. • Liberato* (?, ? - 483, Cartago) - Mártir juntamente São Bonifácio, São Máximo, São Rogatus, São Sétimo (Septimus) e São Servo (Servus) - 17/08 Nasceu em local e data não identificados por nós. Naquela época Liberato era Abade de um Mosteiro próximo a Capsa, no Norte da África. Quando Cartago, atual Tunísia, foi tomada pelos Vândalos. Bonifácio foi uma das vítimas desta invasão juntamente com Abade São Liberato, e mais, São Máximo, São Rogatus, São Sétimo (Septimus) e São Servo (Servus). Faleceu em Cartago, atual Tunísia, martirizado, no ano 483.
  5. • Liberato (?, ? - ?, ?) - 26/08
  6. • Liberato (?, ? - ?, Roma) - Mártir juntamente com São Bajulus - 20/12 Nasceu em local e data não identificado por nós. Liberato ou Liberatus, foi mártir da perseguição romana juntamente com Bajulus (Santo). Faleceu em Roma, martirizado, em data não identificada por nós.
  7. • Liberato de Loro (Louro) (1214, Itália - 1258, Itália) - 06/09 Nasceu em Loro Piceno, em Macerata, nas Marcas, Itália, em 1214. Pertencia a uma família nobre e rica. Em 1214, Liberato ainda jovem renuncia a sua riqueza e passa todos os direitos a seu irmão, parte para ingressar no Convento Roccabruna, em Urbino, Itália. Neste mesmo local foi ordenado sacerdote, quando retirou-se para Soffiano, para viver naquele erimitério. Era muito comum durante a sua contemplação muitos pássaros posarem em seu ombro, braços e cabeça ou próximo a ele. Tinha o dom da palavra. Foi uma pessoa agraciada por Deus, por sempre estar acompanhado do Espírito Santo durante suas oração, contemplação e meditação. Por volta dos 43 a 45 anos é acometido por uma grave enfermidade, quando Liberato se recusou a receber qualquer medicamento terreno, apenas o Celestial. Nesta época, já de cama e gravemente enfermo, recebeu a visita de Nossa Senhora que tinha a missão de confortá-lo para a sua vida no Céu. Faleceu na Itália, no dia 06 de setembro de 1258. Foi Canonizado pelo Papa Pio IX, no ano 1868.
  8. • Libertador (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 15/05
  9. • Liberto (?, ? - ?, ?) - 14/07
  10. • Libório (?, ? - ?, ?) - Bispo - 23/07
  11. • Licínio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 13/02 ou 01/11*
  12. • Lidano de Sezze (?, ? - ?, ?) - Bispo - 02/07
  13. • Lietberto (?, ? - ?, ?) - Bispo - 23/07
  14. • Lifardo (?, ? - ?, ?) - Abade Canonizado juntamente com Santo Urbício - 03/06
  15. • Ligório (?, ? - ?, ?) - 13/09
  16. • Lineu (?, ? - ?, ?) - Juntamente com São Talássio * - 22/02
  17. • Lino (séc. I, Itália - séc. I, Itália) - Papa mártir - 23/09 Nasceu na Tuscia, Itália, em data não identificada por nós. Lino foi escolhido pelo Apóstolo Pedro para suceder-lhe como Papa. Lino era um seguidor de Pedro e grande colaborador. Paulo e Pedro consolidam em Roma a primeira Igreja e entregaram a administração a Lino. Paulo em suas cartas a Timóteo cita Lino. Quando Pedro foi martirizado Lino assume o pontificado e governou a Igreja durante doze anos. Faleceu em Roma, martirizado, no ano 77.
  18. • Liudardo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 07/05
  19. • Livino (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 12/11
  20. • Lomano (?, ? - ?, ?) - Bispo - 17/02
  21. • Longino (?, ? - ?, ?) - Mártir - 15/03
  22. • Longino (?, ? - ?, ?) - Mártir - 16/10
  23. • Longuinho (?, ? - ?, ?) - ??/??
  24. • Lopo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 01/09
  25. • Lopo de Troyes (?, ? - ?, ?) - Bispo - 29/07
  26. • Lourenço (?, Itália - 258, Itália) - Mártir -10/08 Nasceu na Itália, em data não identificada por nós. Tudo começou quando o imperador Valeriano ordenou que todo Cristão deveria ser preso e até morto. Naquela época Lourenço era arcediácono do Papa Xisto II. administrador dos bem da Igreja e era muito comum encontrá-lo pedindo doações para que pudesse ajudar aos mais necessitados. Foi responsável pela construção de Igrejas, cemitérios, instituições assistenciais etc. Em determinada época a perseguição de Valeriano recaiu sobre o Papa Sioxto II, que foi preso e martirizado, mas ante esta situação o Papa incumbe Lourenço de distribuir os seus bens e os da Igreja aos pobres para não cair nas mãos do famigerado imperador. Saindo do local do martírio, Lourenço foi preso e levado a presença do governador romano Cornélio Secularos, que exigia todos os bens do Papa e da Igreja. Espertamente Lourenço pediu três dias de prazo alegando que as riquezas eram muitas e teria que fazer um árduo levantamento, prazo que foi concedido pelo governador. Saindo daquele local rápida e agilmente distribuiu todos os bens do Papa e da Igreja entre os pobres. Eram livros, lembrando que estes naquela época eram manuscritos, objetos sagrados e vestimentas. Logo após tal ato reuniu um grupo de cegos, viúvas, órfãos, mendigos, desamparados, abandonados, doentes e aleijados e os conduziu até a presença do governador. Quando lá chegaram o governador Cornélio perguntou o que significava aquilo e imediatamente Lourenço respondeu "Eis aqui os tesouros da Igreja". O governador não aceitando aquela argumentação, já muito irado, ordena a prisão de Lourenço e seu martírio. Faleceu na Itália, martirizado, queimado vivo em praça pública, no ano de 258.
  27. • Lourenço (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com seus companheiros - 30/04
  28. • Lourenço de Bríndise (1559, Itália - 1619, Lisboa) - Doutor da Igreja -21/07 Nasceu em Brindisi, na Itália, no dia 22 de julho de 1559. Seu nome de Batismo era Júlio César Russo. Era um excelente estudante e tinha grande facilidade para memorizar textos. Quando seu pai faleceu foi acolhido pelos frades Menores Conventuais, mas quando sua mãe faleceu, abandonou tudo e foi morar com um tio em Veneza, local onde pode desenvolver seus estudos de forma mais integral, aumentando a sua genialidade mental. Em  Veneza Júlio César conheceu o trabalho dos freis Capuchinhos, fato que o levou dois anos depois a solicitar seu ingresso na Ordem dos Frades Menores de São Francisco de Assis. Em 1582 foi ordenado padre e assumiu o novo nome. Foi concluir seus estudos na Universidade de Pádua. Durante este período fez estudos Bíblicos em várias línguas. Retorna a Veneza, mas agora como professor dos noviços. Parte então em peregrinação pela Europa e foi um lutador contra a chamada "reforma protestante". Foi Superior Geral de sua Ordem e embaixador do Papa Paulo V na intermediação de conflitos entre países. Em tudo que se envolvia desejava e lutava para concluir. Foi então designado para uma segunda viagem pela Península Ibérica, numa Missão de Paz, quando em Lisboa sentiu-se mal. Faleceu em Belém, cidade próxima a Lisboa, Portugal, no dia 22 de julho de 1619, no dia do seu aniversário. Foi Canonizado pelo Papa Leão XIII, no ano 1881.
  29. • Lourenço de Espoleto (?, ? - ?, ?) - 03/02
  30. • Lourenço de Novara (?, ? - ?, ?) - 30/04
  31. • Lourenço de O'toole (?, ? - ?, ?) - Arcebispo - 14/11
  32. • Lourenço Han I-Hyong (?, ? - ?, ?) - Mártir da Coréia - 20/09
  33. • Lourenço Justiniani (?, ? - ?, ?) - Patriarca - 08/01
  34. • Lourenço Justiniano (Giustiniani) (1380/1381, Itália - 1456, Itália) - 05/09 Nasceu em Veneza, Itália, no dia 01 de julho de 1380/81. Fazia parte de uma família nobre e rica. Decide na sua juventude elevar a sua alma a Deus e para isso passa a esmolar pelas ruas de sua cidade e humildemente pedia ajuda não apenas para si, mas para todos que passavam por necessidades. Era uma pessoa humilde, que havia desprezado a riqueza e o luxo. Em 1404 ingressou no Mosteiro de São Jorge, em Alga e, em 1407 era ordenado sacerdote. Sua dedicação, respeitos com os irmãos de Fé e humildade proporcionou a sua eleição para superior daquele Mosteiro. Foi também grande escritor e dentre seus escritos estão livros voltados aos doutores, mas também a todos aqueles que não tinham tão elevado grau de estudo. As suas publicações voltadas para os leigos eram simples e fáceis de serem entendidas e, muitas delas, voltadas à Catequese. Em 1433 foi designado bispo de Castelo, mas Lourenço a princípio recusou, pois não tinha esta ambição, mas convencido aceitou relutante. Quando o Papa Nicolau V, em 1451, extinguiu a diocese de Castelo, Lourenço foi nomeado patriarca de Veneza. Faleceu em Veneza, na Itália, no dia 08 de janeiro de 1456. Foi Canonizado pelo Papa Alexandre VII, no ano 1690.
  35. • Lourenço Maria Imbert (?, ? - ?, ?) - Mártir na Coréia - 20/09
  36. • Lourenço Ngon (?, ? - ?, ?) - Mártir do Vietnã - 24/11
  37. • Lourenço Nguyen Van Huong (1600?, Filipinas - 1637, Japão) - Mártir do Vietnã - 24/11 Nasceu em Binondo, Manila, Filipinas, por volta de 1600. Seu pai era chinês e sua mãe filipina. Seus estudos foram em uma escola Dominicana. Tornou-se coroinha na igreja de Binondo. Próximo aos dezoito anos de idade ingressou como membro da Confraria do Rosário. Pouco tempo depois casou-se, mas continuou seu trabalho na Confraria. Do casamento teve três filhos, sendo: dois meninos e uma menina. No ano de 1636 é obrigado a abandonar as Filipinas, pois estava sendo processado. A causa do processo não é bem clara, pode sim ser perseguição religiosa. Por esse motivo embarca para o Japão. Naquele país se associa a Ordem de São Domingos, como leigo, que era chefiado pelo Padre Antônio Gonzalez, espanhol de origem. Pouco tempo depois é preso com o grupo, em Okinawa, no Japão, no total 16 pessoas entre leigos e religiosos. Todos foram julgados e condenados à morte, por se recusaram a renuncias a sua Fé. Conduzidos para Nagasaki, Japão, onde seria cumprida a punição. Faleceu no Japão, martirizado, pendurado pelos pés, com morte lenta e depois queimado, no dia 18 de outubro de 1637. Foi Beatificado pelo Papa João Paulo II, em Manila, Filipinas, no dia 18 de fevereiro de 1981. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 18 de outubro de 1987.
  38. • Lourenço Ruiz (1600, Filipinas - 1637, Japão) - Mártir no Japão juntamente com seus 15 Companheiros - 28/09 Nasceu na Espanha, em data não identificada por nós. Sacerdote Dominicano que seguiu em missão para o Japão. Naquele país, em 1636 foi preso juntamente com seus 15 companheiros. Alguns deles: São Guilhermo Courtet, São Lázaro de Kioto, Santo Antônio Gonzáles, São Miguel de Aozaraza e São Vicente Shiwozuka da Cruz. Faleceu martirizado, pendurado amarrado pelos pés, no dia 18 de outubro de 1637. Foi Beatificado pelo Papa João Paulo II, em Manila, Filipinas, no dia 18 de fevereiro de 1981. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 18 de outubro de 1987.
  39. • Lourenço Wang Bing (?, ? - ?, ?) - Mártir da China - 09/07

  1. • Luano (?, ? - ?, ?) - 25/06
  2. • Lucas - Evangelista (?, Antioquia - séc. I, Antioquia) - ?Mártir - 18/10 Nasceu provavelmente em Antioquia, atual Síria, em data não identificada por nós. Lucas era médico e pintor, mas não Cristão. Numa certa data Lucas teve contato com Paulo (Santo) e nas conversas foi convertido. Com o tempo passou a pregar ao lado de Paulo (Santo), quando escreveu o Evangelho em grego. Com seu texto foi facilitada a conversão dos gregos, pois além de descrever o que já constava dos outros Evangelhos, pesquisou e descreveu o nascimento de Jesus, mas também foi o primeiro a dar destaque a Nossa Senhora. Como era pintor também foi o primeiro a pintar sua imagem. Lucas sempre deu grande destaque ao papel extremamente importante de Nossa Senhora. Foram presos juntos, quando foram ouvidos pelas autoridades, que tinha o objetivo de que renegassem a sua Fé. Em vários momentos, Paulo cita seu nome e o valoriza como grande companheiro, inclusive quando é preso pela segunda vez. Quando São Paulo foi julgado, condenado e martirizado, Lucas não desanimou, pois a morte do mestre e amigo o fortaleceu na Fé. Lucas passa a levar a palavra de Deus a outros povos. Provavelmente Lucas teve contato com todos os Apóstolos escolhidos por Jesus. Faleceu em Antioquia, segundo a tradição, martirizado, no final do séc. I. Segundo um documento, que foi traduzido por São Jerônimo, constava que Lucas havia falecido naturalmente com oitenta e cinco anos de idade e seguido a vida toda levando a Palavra de Deus Pai e Filho
  3. • Lucas Alonço Gorda (?, ? - ?, ?) - Mártir no Japão - 28/09
  4. • Lucas Hwang Sok-tu (?, ? - ?, ?) - Mártir da Coréia - 20/09
  5. • Lucas Kirby (?, ? - ?, ?) - Mártir da Inglaterra - 30/05
  6. • Lucas Pham Thong (?, ? - ?, ?) - Mártir do Vietnã - 24/11
  7. • Lucas Vu Ba Loan (?, ? - ?, ?) - Mártir do Vietnã - 24/11
  8. • Lucas, o Moço (?, ? - ?, ?) - 07/02
  9. • Luciano (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com seus Companheiros - 03/06
  10. • Luciano (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Marciano - 26/10
  11. • Luciano (?, ? - ?, ?) - 08/01
  12. • Luciano de Antioquia (235, Síria - 312, Turquia) -  Mártir - 07/01 Nasceu em Samósata, na Síria, no ano 235. Pertenceu a numa família cristã. Essa cidade servia de passagem para Jerusalém. Ficou órfão aos doze anos de idade. Órfão parte para a cidade Edessa, na Síria, onde se dedica aos estudos teológicos das Sagradas Escrituras e desta maneira garantir a preservação da fé transmitida pelos seus pais. Quando foi ordenado sacerdote foi para a Turquia, mais precisamente para Antioquia onde se dedicou à divulgação da Bíblia, de Cristo e também se dedicou aos estudos. Grande conhecedor literário também foi fundador da Escola de Catequese de onde foram formados grandes nomes da Igreja. No entanto nem todos se agradavam com as suas obras, como é o caso do Bispo Paulo de Samosata que defendia a heresia ariana de que "Cristo era inferior a Deus" e não é consubstancial ao Pai. Luciano já havia também defendido esta doutrina, mas quando percebeu quanto estava errado passou a combatê-la. O bispo acabou sendo derrotado sendo destituído do cargo e afastado do Cristianismo. Outro perseguidor do cristianismo foi Maximiano, que na sua tirania via Luciano como um representante muito forte da Fé Cristã. Este ódio  de Maximiano conduziu Luciano à prisão por sete anos, onde permaneceu algemado, mas não o conseguiu calar. Mesmo preso e algemado rezava a Santa Missa dentro da prisão para o conforto de seus companheiros de prisão. Ele deitava no chão e o seu peito era usado como Altar para a Missa. Maximiano ficava mais furioso por não conseguir inibir a Fé de Luciano e os resultados que ele obtinha junto aos presos. Então ordena que este seja submetido a bárbaros flagelos. Ficou mais de quinze dias sem alimentação e durante este período recusou-se a comer a carne de animais sacrificados em nome de deuses pagãos. O ódio de Maximiano chegava ao auge e sentindo-se derrotado por Luciano, que apesar dos intensos castigos não se dobrava ao paganismo e a defesa do Cristianismo, manda matá-lo. Seu corpo foi lançado ao mar para que a população se esquecesse deste, mas uma tradição conta que seu corpo foi recuperado por golfinhos e o trouxeram para a praia e então Constantino, a pedido de sua mãe, Santa Helena, o sepultou em Helenópolis. É preciso destacar que Santa Helena era grande devota de São Luciano. Faleceu na Turquia, no ano 312.
  13. • Lucídio (?, ? - ?, ?) - 26/04
  14. • Luciliano (?, ? - ?, ?) - 10/06
  15. • Lúcio (?, ? - ?, ?) - Mártir - 11/02
  16. • Lúcio (?, ? - ?, ?) - 03/12  
  17. • Lúcio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Montano * e companheiros - 24/02
  18. • Lúcio I (?, ? - ?, ?) - Papa - 04/03
  19. • Lúcio de Cirene (séc. I, Líbia - séc. I, Antioquia) - Bispo e mártir - 06/05 Nasceu em Cirene, na Líbia, no séc. I. Segundo o Apóstolo Lucas informa que Lúcio ocupava o cargo de bispo de Antioquia. Existem outros 21 Santos com o nome Lúcio, por esta razão é preciso ter cuidado ao estudá-los e mesmo de Cirene existe mais um Lúcio, só que este não foi bispo e a data de sua homenagem é outras, 20 de agosto. São Lúcio foi perseguido, preso e condenado à morte. Faleceu em Antioquia, martirizado, no século I. Sobre este Santo, o mais antigo dentre todos os com nome Lúcio martirizados e infelizmente aquele que se tem pouquíssima informação.
  20. • Ludano (?, ? - ?, ?) - 12/02
  21. • Ludgero (742/3, Holanda - 809, Alemanha) - Bispo - 26/03 Nasceu na em Zuilen, Friesland, região pertencente a atual Holanda. Sua família pertencia a nobreza. Dedicou-se aos estudos religiosos desde criança. Ainda jovem ingressa no Seminário e mais tarde foi ordenado sacerdote, no ano 777, em Colônia, na Alemanha. Inicia a sua vida religiosa na busca da evangelização de pagãos, por esta razão, sua terra natal, foi a escolhida, pois lá haviam muitos pagãos. Mais tarde muda-se para a Suécia e Dinamarca. Carlos Magno foi um conquistador e para trazer para a Fé Cristã as regiões conquistadas convida Ludgero a evangelizar. Carlos Magno adotou uma tática de conversão nada Cristã, pois obrigava os vencidos a se converter ao Cristianismo através da força, sob ameaça de morte, método usado por muitos povos que adoravam deuses pagãos. Com a revolta Widukindo, Ludgero foge para Roma. Algum tempo depois segue para Montecassino. Nesta localidade aprofunda seus estudos e torna-se monge, mas não emitiu votos. Algum tempo depois a revolta é dominada e Carlos Magno o procura para que retomasse o trabalho de evangelizar, mas o trabalho desta vez foi diferente e nada pela força, por esta razão os resultados foram melhores. Antes de fundar um Mosteiro, Ludgero profere votos de monge. Em torno deste mosteiro surge a a cidade de Muester. Mais tarde é eleito bispo desta mesma cidade. Seu trabalho de evangelização foi mais intenso, pois a partir daquela data fundou Igrejas, escolas, Hospitais etc. Conseguiu que sua pátria seja convertida e adotasse o Cristianismo. Próximo ao final de sua vida funda um Mosteiro Beneditino, em Werden. Faleceu na Alemanha, no dia 26 de março de 809.
  22. • Ludolfo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 29/03
  23. • Ludovico Pavoni (1784, Itália - 1849, Itália) Sacerdote fundador e mártir - ??/??
    Nasceu em em Brescia, na Itália, no ano 1784. Como sacerdote voltou seus trabalhos para atender aos irmãos menos favorecidos, como os pobres e abandonados. Foi um dos responsáveis pela evolução das atividades editoriais e tipográficas. Fundador do Instituto de São Bernardo, e em seguida a Congregação dos Filhos de Maria Imaculada. Durante o conflito dos "Dez Dias" na Bréscia, interveio dedicadamente para que jovens assistidos por ele não sofressem com a violência. Pelo esforço e o próprio clima, foi acometido por uma violenta brocopneumonia. Faleceu, em função da broncopneumonia, em Brescia, na Itália, no ano 1949. Canonizado pelo Papa Francisco, no dia 16 de junho de 2016.
  24. • Luís IX (ou Luís da França) (1214/1215, França - 1270, Tunísia) - Rei da França - 25/08 Nasceu no castelo Real de Poissy, na França, no dia 25 de abril de 1214 ou 1215. Filho de Luiz VIII e Branca de Castella. Eram católicos e foram eles que educaram o filho para a Fé. Quando seu pai faleceu, em 1226, era ainda menor e foi tutelado pela sua mãe até atingir a maior idade. Em 1235, casou-se com Margarida de Provença. Foi um rei dedicado a seu povo, principalmente os mais pobres, era Cristão fervoroso, fazendo da justiça e solidariedade a sua prática diária. Juntos rei e rainha fundaram diversas Igrejas, asilos, hospitais, abrigos... O casal teve dez filhos, todos educados por eles na Fé e humanidade. Em 1245 uma enfermidade o atinge com tanta violência que ele chega à beira da morte, na cama faz uma promessa: caso ele se recuperasse faria uma Cruzada para libertar a Terra Santa dos invasores turcos muçulmanos. No ano de 1248 as tropas partes para a Terra Santa. Ele próprio comandou a cruzada, mas não teve êxito e acabou sendo preso pelos muçulmanos. Depois de seis anos preso foi solto e criou outro grupo, mas mais uma vez não teve êxito e, por fim, durante a terceira tentativa a peste ataca vários integrantes do exército, inclusive Luiz. Faleceu na Turquia, sem conseguir a vitória sobre os invasores, no dia 25 de agosto de 1270. Muitas pessoas visitaram seu túmulo e obtiveram graças. Foi Canonizado pelo Papa Bonifácio VIII, no ano 1297.
  25. • Luís Bertan (Bertran) (1526, Espanha - 1581, Espanha) - Religioso - 09/10 Nasceu em Valência, na Espanha, no ano 1526. Ingressou ainda jovem na Ordem Dominicana contrariando a vontade de seu pai. Por volta dos 22 anos de idade foi ordenado sacerdote e um ano depois, aos 23 anos de idade tornou-se mestre dos noviços. Mais tarde foi autorizado a seguir para o Novo Mundo para catequizar os índios. Foi para a Colômbia, na época colônia da Espanha e lá permaneceu durante sete anos de sua vida. Durante esta época conseguiu converter muitos índios, mas também foi perseguido e quase morto. Retornou a Espanha quando foi eleito superior de três Conventos Dominicanos, sua missão era restabelecer a ordem e aplicar as Regras do Concílio de Trento. Foi duramente perseguido, ofendido e incompreendido. Durante este período exerceu também a função de mestre dos noviços. Faleceu no Convento, na Espanha, no ano 1581.
  26. • Luís Bonnard (?, ? - ?, ?) - Mártir no Vietnã - 24/11
  27. • Luís d'Anjou (?, ? - ?, ?) - Bispo - 19/08
  28. • Luís de Tolosa (?, ? - ?, ?) - Bispo - 19/08
  29. • Luís Gonzaga (1568, Itália - 1591, Itália) - 21/06 Nasceu em Mantua, Castiglione, na Itália, no dia 09 de março de 1568. Seus pais eram muito ricos e renomados. Dedicou-se com muito afinco aos estudos acadêmicos, mas foi sua mãe que o orientou na Fé Cristã. Após ter contato com cartas de jesuítas acaba se interessando por esta Ordem e, por esta razão, ingressa na Companhia de Jesus, mas antes teve que convencer a família que não queria este destino para ele. Durante seus estudos no Seminário, em Roma, presencia a chegada da peste e com muita dedicação passa a cuidar dos enfermos. Ocupa quase que todo o tempo do dia e da noite, dormindo o mínimo. Este esforço foi fatal, pois aos 23 anos de idade, sem ainda ter se tornado um sacerdote. Faleceu na Itália, em razão da extrema exaustão, no dia 21 de junho de de 1591. Foi Canonizado pelo Papa Bento XIII, no ano 1726. Foi declarado pelo Papa Bento XIII, no ano 1729.
  30. • Luís Maria Grignion de Monfort (1673, Reino Unido - 1716, França) - 28/04 Nasceu em Montfort, Reino Unido, no ano 1673. Luis foi um dedicado devoto de Maria, a Mãe de Deus. Defendia o Nome da Mãe a cada questionamento ou quando era colocada em dúvida a sua Imaculada Conceição. Era um defensor irredutível da aceitação de Nossa Senhora como Rainha do Céu. Suas pregações foram feitas numa região conturbada, o nordeste da França. Foi fundador da Companhia de Maria, a Congregação das Filhas da Sabedoria. Dedicava boa parte de seu tempo às orações no amor a Deus Pai e Filho e, principalmente a Santíssima Mãe. Como escritor deixou diversas obras, mas o maior destaque foi o "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem", nesta publicação ensina e orienta o leitor que a devoção à Mãe de Deus é o caminho mais rápido e seguro de servir a Deus Filho. Faleceu na França, no ano 1716.
  31. • Luís Orlone (?, ? - ?, ?) - Sacerdote fundador - 12/03
  32. • Luís Scrosoppi (1804, Itália - 1884, Itália) - 03/04 Nasceu em Údine, Itália, no dia 04 de agosto de 1804. Seus pais eram Católicos fervorosos e dedicados, por esta razão os filhos foram educados na Fé, no amor e na caridade. Quando completou onze anos ingressou no Seminário Diocesano de Údine e após estudos, aos 23 anos de idade, em 1827, é ordenado sacerdote. Nesta época toda a região era assolada por intensa pobreza e abandono devido em função de diversas guerras. Muitos eram os necessitados materialmente falando e também espiritualmente. Luis percebe que é para aqueles que deve direcionar seus trabalhos. Outro problema bastante sério eram as epidemias que assolavam a região em função dos cadáveres que apodreciam ao ar livre. Formou um grupo de sacerdotes e convidou algumas jovens professoras para iniciar um trabalho de educação e evangelização, pois haviam muitos jovens abandonados vivendo ao relento. A partir deste trabalho padre Luiz fundou a Congregação das Irmãs da Providência. Já no final de sua vida transfere á irmãs a responsabilidade pela administração e direção da Congregação. Faleceu em Údine, na Itália, no dia 03 de abril de 1884. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, no ano de 2001.
  33. • Luís Versiglia (?, ? - ?, ?) - Mártir na China - 09/07
  34. • Luiz (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Pedro e Santo Amador - 30/04
  35. • Luíz Batis Sainz (?, ? - ?, ?) - Mártir do México - 21/05
  36. • Luiz de Tolosa (1274, França - 1297, França) - Bispo - 19/08 Nasceu nas proximidades de Marselha, na França, no ano 1274. Era filho do rei de Nápoles, Carlos II e Maria, filha do rei da Hungria. Em 1288, com catorze anos de idade, foi dado como refém, no lugar de seu pai, ao rei Aragão, Espanha. Permaneceu preso por sete anos. Nessa época vivia na Catalunha, Espanha, quando conheceu os Frades Menores. Após este período, provavelmente com vinte e um anos de idade, retorna a sua terra natal, mas para a surpresa de todos recusa os privilégios reais e o trono. Viajou então para Roma, Itália, quando foi ordenado Diácono. Retornou para Nápoles e foi ordenado Sacerdote. Tinha uma vida dedicada à pobreza, aos necessitados e à caridade, uma pessoa extremamente humilde. Foi eleito Bispo de Tolosa, em 1296, mas só assumiu o cargo após se tornar Franciscano. Mesmo sendo filho de Reis nunca desejou tal riqueza. Faleceu em Tolosa, na França, no ano 1297.
  37. • Lulo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 16/10
  38. • Lungano (?, ? - ?, ?) - 20/06
  39. • Luperco (?, Espanha - 303/304?, Espanha) - Mártir juntamente com a Santa Engrácia e mais 17 companheiros, são eles: Fausto, Januário, Apodêmio, Cassiano, Félix, Marcial, Urbano, Ciciliano, Evêncio, Primitivo, Maturino, Júlio, Quintiliano, Públio, Frontón, Obtato e Sucesso - 16/04 Nasceu na Espanha e em data não identificados por nós. Luperco foi uma das vítimas da perseguição aos Cristãos por Diocleciano, quando acompanhava Engrácia (Santa), mais 17 cavaleiros, todos foram presos, torturados e condenados à morte. Em conjunto os seus companheiros seguem os passos de Engrácia e renegam os deuses pagãos de Diocleciano e confirmam a Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Faleceu em Saragossa, na Espanha, martirizado, em 303 ou 304.
  40. • Lupicino (séc. V, França - séc. V, ?Alemanha) - Abade juntamente com São Romano * - 28/02 Nasceu na França, no séc. V. Lupicino e seu irmão de sangue Romão foram criados em uma família religiosa. Os dois ingressam no Seminário e mais tarde são ordenados sacerdotes. Juntos passaram algum tempo no Mosteiro de Lyon, na França. Mais tarde iniciam uma peregrinação e fundação de Igrejas e Mosteiros até chegarem a Alemanha. Lupicino, mais severo quanto os atos de um bom Cristãs, cobrava mais de seus fieis. Toda a vida os dois irmãos trabalharam em favor da Fé e do Cristianismo juntos. Faleceu provavelmente na Alemanha, no século V.
  41. • Lupo (?, ? - ?, ?) - 23/08
  42. • Luquésio (?, ? - ?, ?) - 28/04
  43. • Lussurio (?, ? - ?, ?) - 21/08
  44. • Luxório (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Ciselo e São Camerino - 21/08

Voltar para o conteúdo