Imaculada Conceição01 - VivaJesusBr

Santos Arcanjos, Gabriel, Miguel e Rafael sejam nossos guias!
Estamos a 17 anos evangelizando! Obrigado!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2019, novidades!
Ir para o conteúdo
Família Sagrada > Estudo > Santa Maria

Texto de:
Vivaldo Armelin Júnior

NOSSA SENHORA
Imaculada Conceição
Anunciação
• Mai./19 •
" 28Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.29Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.30O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.31Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.32Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,33e o seu reino não terá fim.34Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?35Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,37porque a Deus nenhuma coisa é impossível.38Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.39Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.41Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.42E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre."
• Você provavelmente leu o texto acima, de Lc 1,28-42, nele é possível perceber a importância de Maria para os planos de Deus. A oração dedicada à Virgem Maria, a Ave Maria, na sua primeira parte tem texto extraído do Novo Testamento, conforme é possível perceber no trecho da Bíblia no início desta matéria.
• A Nossa Senhora, a Santa Maria, a Virgem Maria é venerada pelos cristãos desde os primórdios da Santa Igreja, são muitos os devotos da Santa Maria. Ela, sempre seguiu seu Filho, foi uma das Apóstolas de Jesus, mesmo depois de sua morte e Ascenção ao Céu, quando apareceu a vários videntes, homens e mulheres, intercedendo, advertindo, como foi em Fátima, quando previu a Segunda Grande Guerra.
• É fácil rezar à Mãe de Deus, a mulher mais perfeita e agraciada da terra e começamos assim: "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!"

NOSSA SENHORA
Imaculada Conceição
Entendendo I
• Jul13 •


• Imaculada Conceição, dogma Mariano, decretado pelo Papa Pio IX, no dia 08 de dezembro de 1854, na Bula Ineffabilis Deus.
• Imaculada significa que Maria, a Mãe de Jesus concebeu livre do pecado original. Trata-se, portanto, de um epíteto atribuído a Maria pelos motivos descritos anteriormente neste texto. Por sua vez, Conceição refere-se à concepção da Virgem Maria.
• Muitos lutaram pelo reconhecimento deste dogma, mas sua força maior veio com a aparição em Lourdes à Bernadete, quando a Mãe de Jesus se identifica como Imaculada Conceição.
• Imaculada, quer dizer sem máculas, sem pecado, ou melhor, livre do pecado. Maria, a Mãe de Jesus, nasceu livre do pecado, virginalmente concebeu, e mesmo após o parto permaneceu virgem.
• Um dogma que é muito discutido desde os primórdios da Santa Igreja e que levou a muita discussão. Mesmo santos foram contra esta ideia, como por exemplo, São Tomás de Aquino. Mais tarde ele reconheceu que estava errado e assumiu o dogma da Imaculada Conceição de Maria.
• Um dos grandes defensores da Imaculada Conceição de Maria foi o Beato João Duns Scotus, nascido na Escócia, por volta de 1266. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, no dia 20 de março de 1993.
• A própria Virgem Maria, em Lourdes, como já destacamos, se identificou com este nome, condição que provocou uma reviravolta nas perseguições à jovem Bernadete, fazendo com que aqueles que descriam nas aparições e tentavam desacreditá-la mudarem de opinião.
• Maria é uma mulher agraciada desde a sua concepção no ventre de sua mãe Ana, em outras palavras, Maria nasceu livre do pecado original.
• Este relato é bem simplificado para que possamos mais tarde aprofundá-lo em seu estudo. Até hoje muitos estudiosos debatem este tema, sejam eles leigos, descrentes e até religiosos. Todos tentam entender o que aconteceu em Nazaré, no ano zero.


NOSSA SENHORA
Imaculada Conceição
Entendendo II
• Ago./18 •
• Maria quando aceitou o convite de Deus feito pelo Anjo Gabriel, não apenas assumiu um compromisso naquele momento, mas sim um compromisso de vida. Ao partir para a casa de Isabel, não vai a passei, mas amparar e apoiar sua prima, uma pessoa que se colocou a serviço da prima. Sua viagem não foi de um dia, mas provavelmente de três a quatro dias de caminhada a pé. É quase que certo que ele seguiu uma comitiva de viajantes, pois era mais seguro, evitava assaltos e até se perder.
• Na cidade na montanha, onde morava Isabel e seu esposo Zacarias, era pequena. Maria grávida, no início, deve ter tido os tradicionais sintomas da gravidez, como ânsia de vômito. Então não deve ter sido uma viagem tranquila.
• Outro fator interessante é que Isabel e seu marido, já idosos, recebem a mensagem do nascimento da gravidez pelo mesmo Anjo da Anunciação, o Anjo Gabriel. É possível concluir que Deus já tinha tudo preparado, de acordo com suas vontades, para a chegada de seu Filho para junto dos seres humanos.
• A sequência de acontecimentos extraordinários desde a Anunciação não parou. Quando Zacarias tem a visão do Anjo Gabriel e este anuncia a gravidez de Isabel, Zacarias não acreditou no que fora dito pelo Anjo, pois sua esposa já estava fora do período fértil, sua idade era incompatível. São Lucas (Lc 1,5-25) narra com detalhes este acontecimento. Zacarias é castigado e perde a voz e é informado pelo Anjo que sua voz só seria restaurada quando do nascimento do filho. Maria, na Anunciação, mostra toda sua fé e compromisso com Deus, Zacarias faz exatamente o contrário.
• Pelo que estudiosos definem, Isabel e Zacarias não sabiam da chegada de Maria e mais um fato extraordinário acontece na sua chegada a casa de Isabel, Maria é louvada pela prima que sem saber da gravidez a chama de "Bem-aventurada" (Lc 1,45). Os acontecimentos continuam, o bebê no ventre de Isabel reconhece e se manifesta movimentando-se com maior intensidade. Ninguém, até os nossos dias conseguiu explicar esses acontecimentos em sequência. Algumas pessoas colocam tudo em dúvida por não terem fé ou por interesses pessoais, geralmente financeiros.
• O verdadeiro cristão, seja homem ou mulher, não tem dúvida em relação aos acontecimentos, pode no máximo querer entendê-los! Mas esses estão envoltos nos Mistérios de Deus ainda não nos revelados, conhecemos os fatos, mas ainda não os entendemos por completos.
NOSSA SENHORA
Imaculada Conceição
Canto de Louvor a Deus realizado por Maria
• Nov./18 •
• O canto de louvor a Deus realizado por Maria, diante de sua prima Isabel, recebe um nome, "Magnificat". Essa palavra é de origem latina e significa: enaltecer, glorificar e engrandecer. É o agradecimento às magnificências recebidas pela jovem Maria de Deus Pai e pela ação do Espírito Santo.
• "A minha alma glorifica o Senhor", este é o canto proferido por Maria no encontro com sua prima Isabel, o "Magnificat". Na matéria anterior foi dada a explicação de seu significado humano e religioso, mas essa explicação precisa ir além, pois seu significado é mais complexo, pois está implícito no momento da Anunciação. Deus propõe a Maria, por meio do Anjo Gabriel, uma aliança entre Ele e Maria e a jovem responde aceitando-a, sem questionamento ou dúvida! Seu agradecimento diante de sua prima Isabel revela um louvor e agradecimento a um Deus vivo.
• Maria assume a sua pequenez e humildade diante do Pai, na sua vida humilde e distante das riquezas humanas, é o exemplo por se submeter às vontades de Deus. Uma jovem que viveu em uma pequena comunidade judaica, no interior de uma família humilde e comum, seus pais Joaquim e Ana, pessoas extremamente religiosas, que deram a ela todos os ensinamentos da Sagrada Escritura, do Antigo Testamento, da fé judaica. Sim, Maria também era uma seguidora da fé judaica, por sinal, é bem provável que na sua convivência familiar, não tinha a mínima noção do que lhe iria acontecer.
NOSSA SENHORA
Imaculada Conceição
A Viagem
• Dez./18 •
• Maria, durante nove meses carregou em seu ventre o Filho de Deus, mesmo grávida e no final da gravidez, decidiu viajar com seu esposo José para Belém em razão do censo. É engraçado que até nessa situação Deus colocou sua mão para que Jesus nascesse em Belém, como já havia sido profetizado no Antigo Testamento.
• No seu ventre um humano e uma divindade, o mais interessante e impossível para qualquer mulher terrena, a gravidez ocorreu virginalmente, ou seja, Maria continuou pura, pois foi o Espírito Santo quem nela agiu. Outro fator que mostra a ação de Deus é o fato de continuar virgem após o parto. Esse acontecimento é um dogma Mariano, o dogma da "Virgindade Perpétua de Maria". Mais uma prova da ação de Deus pelo Espírito Santo.
• Nossa cabeça é bem pequena para aceitar e entender esses acontecimentos, por esses acontecimentos é comum algumas pessoas acreditarem. Tudo é um Mistério não nos revelado, mas testemunhado nas Escrituras Sagradas, um documento verdadeiro e concreto.
Voltar para o conteúdo