Gálatas/Gula - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Glossário > Letra G

Gálatas

  1. • Gálatas: 1. Referente aos habitantes da Galácia, Ásia Menor, atual Turquia. Este povo foi visitado por São Paulo (At 16, 6; 18, 23).
  2. • Galheta: 1. Cada uma das duas jarrinhas, de vidro ou metal, na qual em uma é colocada a água e na outra o vinho. 2. São geralmente colocadas em uma mesa ao lado do altar e sobre ele durante a consagração. 3. Na maioria das vezes são oferecidos ao sacerdote pelo(s) coroinha(s), misnistro(s) ou até mesmo um outro religioso.
  3. • Galileu: 1. Referente aos habitantes da Galileia, que esta localizada ao norte da Palestina, sendo os judeus seus habitantes. Esta região foi visitada por Jesus, que pregou e realizou milagres em várias cidades, como: Cafarnaum, Caná, Nazaré... A conversão foi muito grande nesta região surgindo grandes comunidades  cristã.
  4. • Genealogia: 1. Relação cronologicamente ordenada de familiares ancestrais de uma determinada "linhagem familiar". 2. Pesquisa e estudo que tem como ideal conhecer as origens familiares de um determinado indivíduo. Durante a pesquisa será pesquisado nome, região de origem (Vila, Cidade, Estado, País e Continente), aspectos profissionais, número de filhos, religião... 3. Lista ou diagrama identificando a origem familiar.
  5. • Gênero: 1. Trata-se do conjunto de seres ou objetos que tem a mesma origem e que são identificadas como espécie. 2. Qualquer tipo de agrupamento como: de indivíduos, seres vivos, acontecimentos, fatos, conhecimentos, ideias, textos, artísticos, culturais, arquitetônicos etc., com características comuns, por exemplo: espécie, qualidade, estilo, variedade, época, casta, familiaridade... 3. Modo, maneira, estilo ou forma como se conduz ou opção de vida. 4. Nas Artes refere-se ao estilo, escola, técnica ou natureza de uma obra em uma determinada época, que englobam as obras de um artista individualmente ou de um grupo com características, ou ainda, propostas que se assemelham e que tenham os mesmos objetivos compositivos. Vide: "Gênero Musical", "Gênero Pictórico" e "Gênero Literário".
  6. • Gênero Literário: 1. Maneira, modo ou forma de expressão do ser humano em uma determinada época e os acontecimentos ou fatos que interferem no modo de vida ou de ser, cultura e que explicitam no modo de pensar, agir, decidir, dominar, acreditar, idealizar etc. Todas estas condições estão no modo de escrever, retratar, descrever, idealizar um momento, uma crença, o modo de vida, característicos de um ou mais autores (escritores).
  7. • Gênero Pictórico: 1. Maneira, modo ou forma de expressão do ser humano em uma determinada época e os acontecimentos ou fatos que interferem no modo de vida ou de ser, cultura e que explicitam no modo de pensar, agir, decidir, dominar, acreditar, idealizar etc. Todas estas condições estão no modo de escrever, retratar, descrever, idealizar, técnica e estilo utilizado, um momento, uma crença, o modo de vida, característicos de um ou mais autores (pintores).
  8. • Gênesis: 1. Identificação do primeiro da Sagrada Escritura, do Antigo Testamento, que descreve o Ato de Criação do universo. 2. Origem. 3. Nascimento. 4. Criação.
  9. • Gênio do Mal: 1. Demônio. 2. Capeta. 3. Imundo. 4. Amaldiçoado. 5. Diabo. Belzebu. 6. Anjo do Mal. Espírito maligno. 7. Satanás. 8. Anjo que se rebelou contra Deus, seu criador.
  10. • Gentios: 1. Este termo se referia no antigo testamento a aqueles que não pertenciam ou faziam parte da religião judia. 2. Naquela época tinha quase que o mesmo significado de idolatria e não circuncisados. 3. Na era cristã referia-se aos pagãos, ou seja, aos não batizados.
  11. • Genuflexão: 1. Ato de dobrar os joelhos (ajoelhar-se) até o chão em sinal de respeito, adoração e comunhão com Deus.
  12. • Getsêmani: 1. Prensa ou moinho de azeite. 2. Jardim no Monte das Oliveiras, Vale do Cédron, em Jerusalém, atual Israel, onde está a Igreja da Agonia, como é popularmente conhecida, e que já foi destruída duas vezes. Jesus orou e passou por agonia na véspera de sua crucificação naquele local junto com onze dos doze discípulos. Também é o local onde foi traído e preso.
  13. • Glória:  1. Hino de louvor à Santíssima Trindade. 2. Poderá ser rezado de maneira simples: — "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...", esta denominada de "doxologia menor" e também da maneira mais completa, usada durante a Missa, denominada de "doxologia maior". 3. Ato e atitude de glorificar a Deus, o Pai e Criador, o Filho e salvador, e, por fim, o Espírito Santo. 4. Glorificar a Deus é um sinal não apenas de respeito, mas reconhecer sua grandeza, seu poder e seu amor.

  1. • Glossolalia: 1. Fenômeno de exaltação que consiste em glorificar a Deus em sons ou línguas estranhas. 2. Falar em línguas.
  2. • Gnoticismo: 1. É um movimento religioso margeando o cristianismo com caráter esotérico e também sincrético. 2. Este é envolvido com o misticismo e conceitos filosóficos à revelia do cristianismo da Igreja de Jesus. 3. Foi dividido em diversas seitas. 4. Este movimento se baseia em filosofias pagãs.
  3. • Gnóstico: 1. Aquele ou aquela que faz parte e é seguidor de uma das seitas do gnosticismo. 2. Escritos baseados e influenciados em diversas heresias gnósticas.
  4. • Gólgota: 1. Local, lugar ou espaço de suplício; calvário. 2. Aquela dor continuada, persistente. 3. Sofrimento atroz; tormento; martírio. 4. Vide Calvário.
  5. • Graal - Vide "Santo Graal".
  6. • Gral - Vide "Santo Graal".
  7. • Graça: 1. Ato de Deus para um ser humano que por algum motivo mereceu Sua benevolência. 2. Cura, ajuda, perdão, Santificação etc. 3. Aquele ou aquela que recebeu um Bênção de Deus, Jesus, Nossa Senhora etc.
  8. • Grão Chanceler: 1. Autoridade máxima designada como delegada do Papa de uma universidade pontifícia. 2. Na maioria das vezes é o próprio Bispo da localidade que administra.
  9. • Gula: 1. Um dos pecados sete capitais. 2. Comer sem controle ou para mostrar riqueza, poder ou status social em exagero.
  10. • Glossolalia: 1. Capacidade dada pelo Espírito Santo aos Apóstolos, inclusive Paulo, de falar na sua língua, mas todos ao redor, mesmo aqueles de outras línguas, os entendiam como se eles falassem simultaneamente todas as línguas. 2. Portanto não havia a necessidade de um tradutor ou intérprete.

Voltar para o conteúdo