Evangelho do Dia01 - VivaJesusBr

Ir para o conteúdo
A Igreja Católica > Bíblia
Evangelho do Dia
Por: Vivaldo Armelin Jr.
Calendário conforme organização da Santa Igreja Católica Apostólica Romana!
03/09/2020
Lc5,1-11
1E aconteceu que a multidão se comprimia em torno de Jesus e escutava a palavra de Deus, enquanto ele se achava à beira do lago de Genesaré. 2Viu duas barcas paradas à beira do lago; os pescadores tinham descido e estavam lavando as redes. 3Subiu a uma das barcas, que pertencia a Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Sentou-se e, de dentro da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas profundas e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu-lhe: “Mestre, nós nos cansamos a noite toda e nada apanhamos, mas, em atenção a tua palavra, lançarei as redes”. 6Feito isso, apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Fizeram sinal a seus companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudá-los. Vieram e encheram tanto as duas barcas que estavam afundando. 8Vendo isto, Simão Pedro atirou-se aos joelhos de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um homem pecador!” 9De fato, ele e todos os que com ele estavam encheram-se de espanto por causa da pesca que haviam feito. 10O mesmo aconteceu a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Mas Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo; daqui em diante, serás pescador de homens”. 11Depois de levarem as barcas para a terra, abandonaram tudo e o seguiram.

Base: Bíblia de "Aparecida", apenas no período de isolamento.
04/09/2020
Lc5,33-39
33Então lhe disseram: “Os discípulos de João jejuam com frequência e fazem orações, como também os dos fariseus; os teus comem e bebem!” 34Respondeu-lhes Jesus: “Acaso podeis obrigar a jejuar os convidados do noivo enquanto o noivo está com eles? 35Mas virá o tempo em que o noivo lhes será tirado, e então neste tempo eles vão jejuar”. 36Apresentou-lhes ainda esta comparação: “Ninguém corta um retalho de roupa nova para remendar uma roupa velha; pois terá cortado a nova, e o remendo não vai combinar com a roupa velha. 37Como também ninguém põe vinho novo em odres velhos; pois o vinho novo arrebentará os odres e se derramará, ficando os odres inutilizados. 38Mas o vinho novo se coloca em odres novos. 39E ninguém, depois de ter bebido o vinho velho, deseja o novo; pois ele vai dizer: “O velho é que é bom!”

Base: Bíblia de "Aparecida", apenas no período de isolamento.
05/09/2020
Lc6,1-5
1Num sábado, Jesus estava passando no meio das plantações de trigo; seus discípulos apanhavam espigas e as comiam, depois de debulhá-las nas mãos. 2Alguns dos fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido no sábado?” 3Jesus respondeu-lhes: “Não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e os companheiros? 4Entrou na casa de Deus e, tomando os pães da apresentação, comeu e deu aos companheiros aqueles pães que só os sacerdotes podem comer”. 5E dizia-lhes: “O Filho do homem é senhor do Sábado”.

Base: Bíblia de "Aparecida", apenas no período de isolamento.
06/09/2020
Mt18,15-20
15“Se teu irmão pecar, vai à procura dele e repreende-o em particular. Se ele te atender, recuperaste teu irmão. 16Mas se não te atender, toma contigo uma ou duas pessoas, para que toda questão seja resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não quiser atendê-las, diga à comunidade. E, se não quiser atender nem mesmo à comunidade, considera-o como um pagão e um publicano. 18Na verdade vos digo: tudo o que ligardes na terra será ligado no céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”19“Também vos digo: se dois dentre vós, na terra, pedirem juntos qualquer coisa que seja, esta lhes será concedida por meu Pai que está nos céus. 20Porque, onde dois ou três estão reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles”.

Base: Bíblia "Ave Maria", apenas no período de isolamento.
07/09/2020
Lc6,6-11
6Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e se pôs a ensinar. Estava lá um homem que tinha a mão direita atrofiada. 7Os escribas e fariseus o observavam, para ver se ele ia curar em dia de sábado, a fim de terem de que acusá-lo. 8Mas ele conhecia seus pensamentos. Disse, então, ao homem da mão atrofiada: “Levanta-te e fica em pé aqui no meio”. 9Ele se levantou e ficou em pé. Então Jesus lhes disse: “Eu vos pergunto: É permitido no sábado praticar o bem ou o mal, salvar uma vida ou perdê-la?” 10Olhando para todos a seu redor, disse ao homem: “Estende a mão!” Ele o fez, e sua mão voltou ao normal. 11Eles ficaram cheios de raiva e combinavam entre si o que poderiam fazer contra Jesus.

Base: Bíblia "Ave Maria", apenas no período de isolamento.
08/09/2020
Mt1,1-16,18-23
1Lista dos antepassados de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão foi pai de Isaac. Isaac, pai de Jacó. Jacó, pai de Judá e de seus irmãos. 3Da união de Judá e Tamar nasceram Farés e Zara. Farés foi pai de Esrom. Esrom, pai de Aram. 4Aram foi pai de Aminadab. Aminadab, pai de Naasson. Naasson, pai de Salmon. 5Da união de Salmon e Raab nasceu Booz. Da união de Booz e Rute nasceu Obed. Obed foi pai de Jessé. 6Jessé foi pai do rei Davi.
Da união de Davi com aquela que fora mulher de Urias, nasceu Salomão. 7Salomão foi pai de Roboão. Roboão, pai de Abias. Abias, pai de Asa. 8Asa foi pai de Josafá. Josafá, pai de Jorão. Jorão, pai de Ozias. 9Ozias foi pai de Joatão. Joatão, pai de Acaz. Acaz, pai de Ezequias. 10Ezequias foi pai de Manassés. Manassés, pai de Amon. Amon, pai de Josias. 11Josias foi pai de Jeconias e de seus irmãos no tempo do exílio de Babilônia. 12E depois do exílio de Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel. Salatiel, pai de Zorobabel. 13Zorobabel foi pai de Abiud. Abiud, pai de Eliacim. Eliacim, pai de Azor. 14Azor foi pai de Sadoc. Sadoc, pai de Aquim. Aquim, pai de Eliud. 15Eliud foi pai de Eleazar. Eleazar, pai de Matã; Matã, pai de Jacó. 16Jacó foi pai de José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
18Assim aconteceu o nascimento de Jesus: Maria, sua mãe, era noiva de José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida por obra do Espírito Santo. 19José, seu noivo, sendo um homem justo, não quis que ela ficasse com o nome manchado e resolveu abandoná-la sem ninguém o saber. 20Enquanto planejava isso, teve um sonho em que lhe apareceu um anjo do Senhor para dizer-lhe: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque a criança que ela tem em seu seio vem do Espírito Santo. 21Ela terá um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta com estas palavras: 23“A virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, nome que significa ‘Deus conosco’”.

Base: Bíblia "Ave Maria", apenas no período de isolamento.
09/09/2020
Lc6,20-26
20Levantando os olhos para seus discípulos, dizia: “Felizes vós, os pobres, porque é vosso o Reino de Deus. 21Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados. Felizes vós que agora chorais, porque havereis de rir. 22Felizes vós quando os homens vos odiarem, repelirem, cobrirem de injúrias e rejeitarem vosso nome como infame por causa do Filho do homem. 23Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande será vossa recompensa no céu. Pois era assim que os pais deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes vossa consolação. 25Ai de vós que agora estais saciados! Porque tereis fome. Ai de vós que agora rides! Porque haveis de chorar e vos lamentar. 26Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem, porque era assim que os pais deles tratavam os falsos profetas”.

Base: Bíblia "Ave Maria", apenas no período de isolamento.
10/09/2020
Lc6,27-38
27“A vós que me escutais eu digo: Amai vossos inimigos! Fazei o bem aos que vos odeiam! 28Bendizei os que vos maldizem e rezai pelos que vos caluniam! 29A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra. A quem te tirar o manto, não o impeças de levar também a túnica. 30Dá a todo aquele que te pedir e não reclames de quem te tira o que é teu. 31O que quereis que os outros vos façam, fazei-o a eles igualmente. 32Se amais os que vos amam, que merecimento tereis? Também os pecadores amam os que os amam. 33E se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, que merecimento tereis? Também os pecadores agem assim. 34E se emprestais àqueles de quem esperais receber, que merecimento tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem o equivalente. 35Ao contrário, amai vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem nada esperar em retribuição. Então será grande vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e para com os maus. 36Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso!” 37“Não julgueis os outros, e Deus não vos julgará; não condeneis, e Deus não vos condenará; perdoai, e Deus vos perdoará. 38Dai, e Deus vos dará: derramará em vosso regaço uma medida boa, comprimida, sacudida e transbordante. A mesma medida que usardes para medir os outros vos será aplicada também”.

Base: Bíblia "Ave Maria", apenas no período de isolamento.
11/09/2020
Lc6,39-42
39Propôs-lhes ainda uma comparação: “Um cego pode guiar outro cego? Não cairão ambos no buraco? 40O discípulo não está acima do mestre; mas todo discípulo, quando chegar à perfeição, será como seu mestre. 41Por que observar o cisco que está no olho de teu irmão, se não enxergas a trave que está em teu olho? 42Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco de teu olho’, se não estás vendo a trave que está no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho de teu irmão”.

Base: Bíblia "Ave Maria", apenas no período de isolamento.
12/09/2020
Lc6,43-49
43“Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. 44Pois, cada árvore se conhece por seu fruto: no meio de espinhos não se apanham figos, nem se colhem uvas dos abrolhos. 45O homem bom, do bom tesouro que é seu coração, tira o bem; mas o homem mau, de seu mau tesouro, tira o mal; pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio”.46“Por que me chamais: ‘Senhor, Senhor’, e não fazeis o que vos mando 47Todo aquele que vem a mim, ouve minhas palavras e as põe em prática, vou mostrar-vos a quem se assemelha: 48é semelhante a um homem que, construindo uma casa, cavou, furou bem fundo e colocou os alicerces sobre a rocha; veio a enchente, o rio precipitou-se contra a casa, mas não a pôde abalar, porque estava bem construída. 49Ao contrário, quem ouve e não pratica é semelhante ao homem que construiu a casa sobre o chão sem alicerce; o rio precipitou-se contra a casa e logo ela caiu; e foi grande a ruína daquela casa!”

Base: Bíblia de "Aparecida", apenas no período de isolamento.
Voltar para o conteúdo