E - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Beatos & Santos > Santos > E

SANTOS

  1. • Earconvaldo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 30/04
  2. • Eata (?, ? - ?, ?) - Bispo - 26/10
  3. • Eberardo de Salisburgo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 22/07
  4. • Eberaldo (?, ? - ?, ?) - 14/08
  5. • Ebrolfo (?, ? - ?, ?) - Abade - 29/12
  6. Ecardo (?, ? - ?, ?) - Abade - 15/09
  7. • Econvaldo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 13/05
  8. • Edberto (?, ? - ?, ?) - Bispo - 06/05
  9. • Edézio (?, ? - ?, ?) - 08/04
  10. • Edgar - O Pacífico (?, ? - ?, ?) - Rei da Inglaterra - 08/07
  11. • Ediberto (Edilberto ou Adalberto) (?, ? - 616, Inglaterra) - 24/02 Nasceu em local e data não identificados por nós. Nada obtivemos sobre sua infância. Rei da Inglaterra que não era cristão, mas foi convertido por sua esposa, Berta, filha do rei de Paris e Santo Agostinho de Canterbury. Foi o primeiro rei convertido ao catolicismo. Na Inglaterra dessa época eram poucos os cristãos, por essa razão o Papa Gregório Magno enviou com a missão de evangelizar Santo Agostinho de Canterbury, muitos foram convertidos, inclusive o rei. Este permitiu e construiu diversas igrejas. Faleceu na Inglaterra, no dia 24 de fevereiro de 616.
  12. • Ediberto de Kent (?, ? - ?, ?) - 25/02
  13. • Edmundo (?, ? - ?, ?) - Mártir - 20/11
  14. • Edmundo Arrowsmith (?, ? - ?, ?) - 28/08
  15. • Edmundo Campeão (Campion) (1546, Inglaterra - 1581, Inglaterra) - Mártir Inglês - 25/10 ou 01/12 Nasceu na Inglaterra, no ano 1546. Estudou na conhecida escola de Oxford, onde se tornou um excelente professor. Em 1569 foi ordenado Diácono da Igreja Anglicana, mas em 1573 converte-se ao Catolicismo. Nesse mesmo ano parte para Roma com o objetivo de ingressar na Companhia de Jesus, onde foi aceito. Formado foi para Praga como professor do Colégio dos Jesuítas. Em 1578 foi ordenado Sacerdote. Para retornar ao seu país teve que se disfarçar de comerciante e instalou-se em Londres. Passou a dar assistência aos Católicos presos, pois a perseguição aos Católicos era muito violenta. Trabalhou pela Fé, a conversão, os sacramentos e o perdão dos pecadores. Era um excelente escritor e uma de suas grandes obras foi A Defesa da Fé Católica. Pouco tempo depois foi preso acusado de rebelião, pois era Cristão Católico. Edmundo fez sua própria defesa, mas nada adiantou. Faleceu em Londres, na Inglaterra, martirizado, por enforcamento, no dia 01 de dezembro de 1581. Foi Canonizado pelo Papa Paulo VI, no ano 1970.
  16. • Edmundo de Abingdon (?, ? - ?, ?) - Arcebispo - 16/11
  17. • Edmundo Gennings (?, ? - ?, ?) - Mártir inglês - 10/12
  18. • Eduardo (?, ? - ?, ?) - Confessor - 13/10
  19. • Eduardo III - o Confessor (1003, Inglaretta - 1066, Inglaterra) - Rei e confessor - 13/10 Nasceu na Inglaterra, no ano 1003. Numa família nobre e rica. Quando se casou em comum acordo com sua esposa o casal decidiu e respeitou permanecer em castidade. Eram muito caridosos e piedosos. Um rei que se preocupava com os seus súditos. Restaurou a Abadia de Westminster. Faleceu na Inglaterra, no ano 1066. Foi sepultado naquela Abadia.
  20. • Edo Mac Bricc (?, ? - ?, ?) - Bispo - 10/11
  21. • Eduardo III (Neto) (1004, Inglaterra - 1066, Inglaterra) - Rei da Inglaterra  - 13/10 Nasceu na Inglaterra, em 1006. Pertencia à família real, pois era neto do Rei Eduardo, também Santo. Eduardo é levado da Inglaterra aos 11 anos e só retornaria 29 anos depois. Nesta época os vikings estavam invadindo aquele pais, luta que já durava muitos anos. Morando no castelo de seu tio quando recebe a notícia de que seu pai e seu irmão mais velho haviam morrido e que a sua mãe casara-se com Knut, aquele que avia usurpado seu trono. Quando Knut morreu, Eduardo volta a sua terra natal, mas recebe a informação que para assumir o trono teria que lutar muito, então prefere afirmar que estava renunciando ao trono para não ver seu país manchado pelo sangue. Sua mãe era também uma fervorosa opositora a sua retomada do trono. Com a morte de sua mãe Eduardo é coroado, era 1042, nesta época tinha trinta e seis anos. Neste período, com sua Fé, pregou a Doutrina Cristã e a prática da caridade. Faleceu na Inglaterra, em 1066.
  22. • Eduardo, O Mártir (962, Inglaterra - 978, Inglaterra) - Rei e mártir - 18/03 Nasceu na Inglaterra, no ano 962. Filho do rei Edgar, quando este faleceu, mesmo não sendo o primeiro erdeiro assumiu no lugar de seu pai no dia 08 de julho de 975. Faleceu assassinado na Inglaterra, no dia 18 de março de 978.
  23. • Edvino (?, ? - ?, ?) -12/10

  1. • Efrém (306, Turquia - 373, Edessa) - Diácono e Doutor da Igreja - 09/06 Nasceu em Nisibi, região da atual Turquia. Seu pai era um sacerdote pagão e sua mãe Cristã. Os persas invadem Nisibi, em 338, quando Efrém, agora diácono parte para a cidade Edessa, na atual Turquia. Foi professor e dirigiu uma escola com formação Cristã e para auxiliá-lo escreveu diversas obras abordando a temática. Era fervoroso seguidor da Santíssima Mãe. Por esta razão sua escola atingia o povo, os mais humildes, mas era muito procurada por toda sociedade. Era um verdadeiro poete e seus textos, apenas na sua língua nativa, pois não falava ou escrevia em grego ou latim, eram destinados para cânticos canônicos coletivos. à Santíssima Mãe dedicou mais de vinte poemas que mais tarde foram transformados em hinos. Faleceu em Edessa, Mesopotâmia, atual Turquia, no dia 09 de junho de 373. Era diácono, pois sempre se recusou a receber a ordenação. Foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Bento XV, no ano 1920.
  2. • Egídio (Gil) (?, Grécia - 710/720, França) - 01/09 Nasceu na Grécia, em data não identificada por nós. Sabe-se muito pouco sobre este Santo. Informações dizem que ele pertencia à nobreza da cidade estado de Atenas. Quando do falecimento de seus pais passa a viver como ermitão, pobre e dedicando todo tempo a Deus. Antes de se retirar distribuiu todos seus bens aos pobres, desvalidos, doentes etc. No isolamento dedicou-se a oração, meditação e penitência. Nesta época, graças a ação do Espírito Santo, passa a realizar curas e milagres após sua intercessão junto a Deus Pai e Filho. Canta-se que ao chegar a uma Igreja, Egídio viu um homem muito doente agonizando, tratava-se de um mendigo. Egídio tira a sua túnica e cobriu o homem, para a surpresa daqueles que ali estavam o homem se levantou completamente curado. Este acontecimento tirou a tranquilidade que tinha em seu retiro, pois era muito procurado por fieis. Viajou então para a França, onde passou a viver em uma caverna próxima a cidade de Nimes. Na entrada da caverna havia um arbusto com muitos espinhos. Sua alimentação restringia ao que coletava de vegetais e raízes, além do leite de uma corsa que, segundo a tradição, fora enviada por Deus. Numa certa data o rei Vamba estava caçando e ao avistar uma corsa, pegou seu arco e uma flecha e atirou contra o animal, mas antes de a flecha atingisse o animal foi cravada na mão de Egídio que tentava proteger o animal. O rei abismado e constrangido passou a vir visitar o local com a companhia do médico da corte para tratar do ermitão Egídio. Quando Egídio ficou curado, o rei que não parou de visitá-lo, pode ser testemunha ocular de vários prodígios e milagres. O local também passou a ser procurado pela população, dos mais ricos aos mais pobres. O rei Vamba em acordo com Egídio manda construir um Mosteiro e ao lado uma Igreja e doou a Egídio. Pouco tempo depois já haviam vários seguidores das Regras criadas por Egídio. Muitos anos depois ao redor do Mosteiro surgiu uma cidade e que ganhou o nome de Santo Egídio. Foi então eleito abade. Faleceu na França, provavelmente no dia 01 de setembro de 720, mas não se tem certeza absoluta nem do dia, mês e do ano.
  3. • Egídio Maria de São José (?, ? - ?, ?) - Religioso - 07/02
  4. • Eguino (?, ? - ?, ?) - Bispo - 30/12
  5. • Eládio (séc. VI, Espanha - 632, Espanha) - Bispo - 18/02 Nasceu em Toledo, na Espanha, em meados do séc. VI. Seus pais era cristãos fervorosos e ligados à corte espanhola. Numa certa data ingressou na vida religiosa no Mosteiro da Região de Toledo. Anos mais tarde, foi eleito Abade. Em 614 foi eleito Bispo de Toledo. Como bispo optou pelo trabalho com os pobres e desvalidos. Faleceu naquela Abadia, em Toledo, na Espanha, no ano 632.
  6. • Elais (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Jeremias, São Daniel, São Samuel e companheiros - 16/02
  7. • Eleazário (?, ? - ?, ?) - Esposo da Beata Delfina - 27/09
  8. • Elesbão (?, ? - ?, ?) - Mártir - 24/10
  9. • Eleusipo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com os Santos Espeusipo e São Meleusipo - 17/01
  10. • Eleutério (?, ? - séc. VI, Roma) - Abade - 06/09 Nasceu em local e data não identificado por nós. Nenhuma informação foi obtida sobre sua infância. Sabe-se que Eleutério ingressou na vida religiosa no Mosteiro de São Marcos Evangelista, Em Espoleto, Itália. Conta a tradição que durante atendimento a fieis obteve por sua interseção curas. São vários os milagres atribuídos a Eleutério. Em certa data Eleutério foi chamado em razão de um falecimento e quando orava o morto ressuscitou para o espanto de todos. Gregório Mágno (Santo) era amigo de Eleutério e pode acompanhar a sua vida e seus feitos e prodígios. Faleceu em Roma, na Itália, no séc. VI.
  11. • Eleutério (?, ? - 310, Tarso*) - Mártir - *Atual Turquia- 04/08 Nasceu em local e data não identificados por nós. Eleutério vivia em Tarso, atual Turquia, e lá foi martirizado. Faleceu em Tarso, na atual Turquia, martirizado, no ano 310.
  12. • Eleutério (?, Inglaterra - ?, Itália) - 29/05 Nasceu local e data não identificados por nós. Eleutério fazia parte da comunidade fundada pelo Bispo Dionísio, de Paris, França. Foi preso e encarcerado com seus companheiros Dionísio (Bispo) e Místico (ambos Santos) e condenados à morte. Faleceu em Paris, França, martirizado, por decapitação, e jogados no Rio Sena, no ano 250.
  13. • Eleutério (?, ? - 303, Nicomedia*) - Mártir juntamente com companheiros - * atual Izmit, na Turquia - 02/10 Nasceu em local e data não identificados por nós. Eleutério era soldado do imperador Diocleciano e servia em Nicomedia, atual Izmit, na Turquia. Era Cristão por isso foi acusado de atear fogo no palácio do imperador. Foi condenado, mas antes torturado juntamente com companheiros. Faleceu em Nicomedia, na atual Izmit, na Turquia, martirizado, queimado vivo, no ano 303.
  14. • Eleutério (?, ? - 561, França) - Bispo - 16/08 Nasceu em local e data não identificados por nós. Eleutério foi nomeado Bispo, de Auxerre, na França, no ano 532. Era extremamente atencioso com os pobres e protetor do movimento monástico. Faleceu em Auxerre, na França, no ano 532.
  15. • Eleutério (?, Grécia - 189, Roma) - Papa - 26 ou 30/05 Nasceu em Nicópolis, Épiro, Grécia, em data não identificada por nós. Eleutério é eleito Papa no ano 174. Seu pontificado foi marcado por sofrer todo tipo de perseguição por parte dos opositores à Fé Cristã. Faleceu em Roma, na Itália, martirizado, no ano 189. Está sepultado no Vaticano.
  16. • Eleutério (?, ? - 250, França) - Juntamente com seus companheiros São Dionísio e São Místico - 18/04 Nasceu local e data não identificados por nós. Eleutério fazia parte da comunidade fundada pelo Bispo Dionísio, de Paris, França. Foi preso e encarcerado com seus companheiros Dionísio (Bispo) e Místico (ambos Santos) e condenados à morte. Faleceu em Paris, França, martirizado, por decapitação, e jogados no Rio Sena, no ano 250.
  17. • Eleutério de Tournai (456/470?, Bélgica - 532, França) - Bispo Mártir - 20/02 Nasceu em Tournai, na Bélgica, provavelmente no ano 456/470. Eleutério foi nomeado Bispo de Tournai, na Bélgica, no ano 486. Numa certa data, no ano 532, foi violentamente agredido, quando saia de sua igreja, por hereges arianos. O motivo de tanta violência foram suas pregações em favor de Jesus Cristo. Faleceu em Tournai, na Bélgica, martirizado, por agressão, no ano 532
  18. • Elfego (?, ? - ?, ?) - Arcebispo Mártir - 19/04
  19. • Elfego de Winchester (?, ? - ?, ?) - Bispo - 12/04
  20. • Elias (?, ? - 309, Cilicia?) - Mártir juntamente com São Daniel*, Santo Isaias, São Jeremias, São Samuel e companheiros - 16/02 Nasceu em local e data não identificado por nós. Daniel e seus quatro companheiros,  Santo Elais, São Jeremias, São Samuel, tinham por hábito visitar os  Cristãos condenados que trabalhavam nas minas de Cilicia, atual região da Turquia e Síria . Numa das visitas o grupo foi preso e acusado de ser Cristão. Levados ao governador foram condenados. Por ordem do governador foram torturados e em seguidas levados para a sentença final, a decapitação. Faleceu em Cilicia, atual região da Turquia e Síria, em 309.
  21. • Elias I (?, ? - ?, ?) - Patriarca de Jerusalém - 04/07
  22. • Elias (séc. IX a.C., Palestina - séc. IX a.C., Palestina) - Profeta do Antigo Testamento - 20/07, em muitas regiões essa data é comemorada juntamente com os Santos Eliseu em 14/06 e Flaviano em 20/07
  23. Nasceu em Testi Galaaad, Palestina, no século IX. Foi um dos grandes defensores de um Deus único e verdadeiro. Era também opositor ferrenho à adoração de ídolos e deuses pagãos e surgidos da imaginação. Outra informação importante sobre a vida deste Santo é o fato de ser considerado o pai espiritual da Ordem das Carmelitas e o precursor da devoção à Santíssima Mãe, que nasceria apenas alguns séculos depois. Faleceu na Palestina, território do atual Estado de Israel, no século IX a.C.
  24. • Elias Facchini (1839, Itália - 1900, China) - Mártir - 08/07 ou 09/07 Nasceu em Reno Centese, Itália, em 1839. Seu nome de Batismo era José Pedro Facchini. Ingressou na Ordem Franciscana de Ferrara, na Itália, local onde foi ordenado sacerdote. Em razão de vocação missionária pediu para ir para a China e lá chegou em 1868, após passar um ano na Terra Santa. Foi nomeado reitor de um Seminário, função que ocupou durante 20 anos. Também foi professor desde a alfabetização até do ensino superior, onde lecionava teologia. Sua rotina diária era muito grande, pois dormia apenas quatro horas por noite. Outro mérito como professor e reitor foram os seus textos sobre filosofia e de formação espiritual, mas que foram destruídos durante a perseguição. Vai para um novo convento Franciscano, local onde assume a função de superior e mestre. Retorna para Ta-Yuen-Fu e retoma as funções quatro anos depois. Foram no total 33 anos de missão na China. Quando teve início a perseguição aos Cristãos todos foram presos e condenados. Faleceu na China, martirizado, em 1900, juntamente com seus irmãos de Fé.
  25. • Elias Speleota (?, ? - ?, ?) - Abade - 11/09
  26. • Eligio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 01/12
  27. • Eliseu (?, Palestina - séc. IX a.C., Palestina) - Profeta do Antigo Testamento - 14/06 Nasceu provavelmente na Palestina, por volta de 850 a.C. Do pouco que se sabe sobre sua vida é confirmado que ele era um dos discípulos do profeta Elias (Santo). Destacou-se por ser um seguidor perfeito das orientações de Elias e pelas profecias realizadas. Os dois são considerados os responsáveis pela criação da Ordem do Carmo. Faleceu na Palestina, no ano 790 a.C. Fou sepultado próximo da Samaria, Palestina e atual território de Israel.
  28. • Eliodoro (?, ? - ?, ?) - Bispo - 04/07

  1. • Elói ou Elígio (?588, França - 659, ?França ou Holanda) - 01/12 Nasceu na França, na segunda metade do século VI. A história deste Santo é bem diferente das demais, no entanto tão interessante quanto qualquer outra. Durante o reinado de Clotário I, no século VII, a paz reinava em território francês. Clotário I tinha um sonho, comum aos líderes da época, que era ter um trono todo de ouro. Para isso juntou ouro suficiente para a sua confecção. No entanto quando iniciou a busca por um ourives que pudesse fazê-lo encontrou um sério problema, a honestidade destes profissionais. A cada um que entrevistava dizia que aquela quantidade de ouro era insuficiente para confeccionar o trono. Aprendeu, em Lyon, França, a cunhar moedas reais. Numa certa data apareceu um ourives chamado Elói, grande mestre em ourivesaria e bastante conhecido, que ao ser entrevistado pelo rei confirmou que aquela quantidade de ouro era mais do que suficiente para se produzir o desejado trono. O rei satisfeito entregou o ouro para que Elói realizasse o serviço. Durante o trabalho Elói, como era a sua prática, utilizou o ouro do rei sem nada desviar para si, e ainda fez mais, com aquela quantidade de ouro produziu dois tronos, o pedido era de apenas um trono. Na data marcada fez a entrega dos tronos ao rei e este deslumbrado com a qualidade do trabalho, mas principalmente com a honestidade de Elói, o convidou para ser guardião e administrador dos bens e tesouros do rei. Elói aceitou e de imediato foi nomeado para a função. Quando Clotário I faleceu e seu filho Dagoberto II assumiu o trono, de imediato procurou Elói para garantir que ele continuasse na função, o que foi aceito pelo ourives. Passado alguns anos o rei Dagoberto II o nomeou bispo Lyon, França, e foi desta época em diante que ele mostrou toda sua Fé e inteligência, mas também confirmou sua honestidade. Pregava em missões apostólicas por toda a diocese e até mesmo nas vizinhas, ganhou com isso maior admiração e respeito da população. Era muito admirado pelo seu trabalho como confessor. Foram muitas as obras de caridade, o trabalho com presos, convertendo e os levando ao arrependimento, em muitos casos conseguia a sua liberdade. Construiu e fundou a Abadia , Solignac, França, em 632. O falecimento de Elói tem duas versões, a primeira que ele teria falecido, no dia 01 de dezembro 659, em Lyon, França, no cargo de bispo. Porém existe outra, na qual seu falecimento ocorreu na mesma data, mas durante uma viagem, quando estava na Holanda em pregação. Não conseguimos apurar qual das duas versões tem maior credibilidade.
  2. • Elpídio (?, ? - ?, ?) - 16/11
  3. • Elredo (?, ? - ?, ?) - Abade - 12/01
  4. • Elredo (?, ? - ?, ?) - Abade - 03/03
  5. • Elzeário de Sabran (?, ? - ?, ?) - 26/09
  6. • Emeberto (?, ? - 710, Bélgica) - Bispo - 15/01 Nasceu na Bélgica, em data não identificada por nós. São Emeberto era filho Amalberga, irmão da Santa Gudula e Santa Reinalda. Foi Bispo de Cambrai, em Flanders, na Bélgica. Faleceu  na Bélgica, no ano 710.
  7. • Emerano (?, ? - ?, ?) - Bispo - 22/09
  8. • Emetério (?, ? - séc. II, III ou IV?, Espanha) - Mártir juntamente com seu irmão São Celedônio - 03/03 Nasceu em Calahorra, na Espanha, em data não identificada por nós. Era irmão de Celedônio (Santo).  Sabe-se muito pouco sobre esse Santo. O pouco que se sabe é que era soldado, junto com seu irmão e por serem Cristãos foram presos e condenados à morte. Faleceu em Calahorra, na Espanha, martirizado, provavelmente no século II ou III, ou ainda, IV. A maioria dos historiadores apontam para o século III a data do martírio, mas há muita contradição.
  9. • Emídio (?, ? - ?, ?) - 05/08
  10. • Emídio (?, ? - ?, ?) - Mártir - 09/08
  11. • Emiliano (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 28/05
  12. • Emiliano (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 08/08
  13. • Emiliano Gogulado (?, ? - ?, ?) - Abade - 12/11
  14. • Emiliano I de Vercelli (?, ? - ?, ?) - Bispo - 11/09
  15. • Emílio (?, ? - 297, Roma) - Mártir juntamente com São Primo*, São Feliciano e São Félix - 28/05 ou 09/06 Nasceu em local e data não identificados por nós. É sabido que eram cidadãos romanos e durante a perseguição de Diocleciano e Maximiano, foram presos, além dele, amigos Primo*,  Feliciano e Félix (todos Santos). Violentamente foram torturados, mas não renegaram a Fé. Foram levados ao juiz, em separado, que tentou convencer Feliciano de que seu irmão, Primo, havia renegado a Fé, mas ele não acreditou. Emílio e seus amigos de Fé foram então condenados e levados para uma região próxima a Roma chamada Nomentum. Faleceu em Roma, martirizado, no ano 297.
  16. • Emílio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Casto - 22/05
  17. • Emmanuel (Emanuel) Trieu(?, ? - ?, ?) - Mártir - 09/08
  18. • Endeu (?, ? - ?, ?) - 21/03
  19. • Êneco (?, ? - ?, ?) - Abade - 01/06
  20. • Engelberto (?, ? - ?, ?) - Arcebispo mártir - 07/11
  21. • Engelmundo (?, ? - ?, ?) - 21/06
  22. • Engo (?, ? - ?, ?) - 11/03
  23. • Enódio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 17/07
  24. • Epárquio (?, ? - ?, ?) - Abade - 01/07
  25. • Epifânio de Pávia (?, ? - séc. 497, Itália) - Bispo - 21/01 Nasceu em Pávia, na atual Itália, em data não identificada por nós. Foi educado pelo bispo de Pávia São Crispim até sua formação religiosa. Recebeu do bispo o sacerdócio. Em data não identificada por nós faleceu São Crispim e de imediato foi eleito bispo de Pávia. Era uma pessoa que não aceitava a escravidão e por essa razão agia em favor dos escravizados. Viajava com frequência pela região do seu bispado trabalhando em favor da justiça, da paz e da união entre os povos. Faleceu em Pávia, na atual Itália, no ano 497.
  26. • Epifânio de Salamina (?, ? - ?, ?) - Bispo - 12/05
  27. • Epimaco (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com os Santos Alexandre, Gordiano e companheiros - 10 ou 12/12
  28. • Epipódio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com o Santo Alexandre - 22/04
  29. • Epistame (?, ? - ?, ?) - 05/11
  30. • Epitácio (?, ? - ?, ?) - 24/05

  1. • Equicio (?, ? - ?, ?) - Abade - 11/08
  2. • Equízio (?, ? - ?, ?) - Abade - 18/06
  3. • Erardo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 08/01
  4. • Erasmo (?, ? - ?, ?) - 18/06
  5. • Erasmo (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 02/06
  6. • Ercolan de Bresciao (?, ? - ?, ?) - Bispo - 12/08
  7. • Ereberto (?, ? - ?, ?) - Bispo - 14/05
  8. • Érico da Suécia (?, ? - ?, ?) - Mártir - 18/05
  9. • Erminoldo (?, ? - ?, ?) - Abade - 06/01
  10. • Eros (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com seus irmãos - 24/06
  11. • Esdras (?, ? - ?, ?) - sacerdote do Antigo Testamento - 13/07
  12. • Esmeraldo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Largo e São Ciríaco - 08/08
  13. • Esperato (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com seus companheiros - 17/07
  14. • Esperidião (?, ? - ?, ?) - Bispo - 14/12
  15. • Espeusipo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com • Eleusipo e São Meleusipo - 17/01
  16. • Esquenúdio (?, ? - ?, ?) - Abade - 01/07
  17. • Ésquio (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 12/06
  18. • Estácio (?, ? - ?, ?) - 18/07
  19. • Estanislau (Estanilau) (1030, Polônia - 1079, Polônia) - Bispo mártir - 11/04 Nasceu na Polônia, no ano 1030. Estudou em Cracóvia e depois foi para Paris para concluí-los. Após algum tempo foi nomeado bispo na Polônia. Naquela época o rei Boleslau II, que havia tomado como amante, depois noiva e, por fim, esposa uma mulher já casada. O rei ordena que o bispo Estanilau realize o casamento, mas ao contrário de sua vontade Estanilau o excomunga da Igreja e ainda se recusa a realizar o casamento. Furioso, o rei, pouco tempo depois, pessoalmente cumpre a sentença por ele proferida, a decapitação de Estanilau. Faleceu na Polônia, no ano 1079.
  20. • Estanislau Kostka (1550, Polônia - 1567/68, Roma) - Religioso - 13/11 ou 15/08 Nasceu na Polônia, em 1550. Seus pais eram nobres poloneses e por esta razão puderam lhe dar a melhor educação da época encaminhando-o para estudar em Viena juntamente com seu irmão mais velho. Durante seus estudos, a Santíssima Mãe, lhe apareceu e o convidou para ingressar na Companhia de Jesus. No entanto seu pai opôs-se severamente e como ainda era menor de idade precisava da autorização dos pais. Foi quando Estanislau resolveu procurar o padre Francisco Antônio, confessor da imperatriz, um Jesuíta português e prometeu que iria atrás de uma casa que o admitisse sem a autorização do pai, pois sabia que ele nunca daria seu consentimento. Confessou também seu desejo de falecer num dia da Festa da Assunção de Nossa Senhora. Decidiu fugir de Viena para procurar Pedro Canísio (Santo) que na época era superior dos Jesuítas na Alemanha. Foi uma viagem de mais de 700 km a pé. Permaneceu um tempo sob orientação de Pedro (Santo). Foi então enviado a Roma com uma carta de recomendação a Francisco de Borja (Santo). Mais uma dura viagem, pois foram mais 800 km a pé. Chegando em Roma procurou Francisco (Santo) e este o aceitou como noviço da Companhia de Jesus. Durante os nove meses que viveu na Companhia se dedicou exclusivamente ao aprendizado e a Fé. Faleceu em Roma, no ano de 1567/68, não tendo ainda 17 anos de idade, no dia da Festa da Assunção de Nossa Senhora.

  1. • Estevão (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Guilherme, São Raimundo e companheiros - 29/05
  2. • Estevão I (?, ? - ?, ?) - Papa - 02/08 -  ABRIR
  3. • Estêvão (?, ? - 258, Roma) - Mártir - 07/08 Nasceu em local e data não identificada por nós. Era diácono e auxiliar do Papa Sixto II, eleito em 257. Nesta época Valeriano praticava uma violenta perseguição aos Católicos e por essa razão as Missas ocorriam as escondidas. Foi durante uma destas Missas, no cemitério da Via Ápia que ele e seus companheiros foram presos e ali mesmo martirizados. Faleceram em Roma, martirizados, no mês de setembro de 258. São eles os mortos: Agapito, Felicíssimo, Janeiro, Magno, Vicente e Estevãos, todos Santos, além do Papa Sisto II, que teve um pontificado de apenas um ano.
  4. • Estevão Pongrac (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Marcos Krisini e São Melquior Grodzieki - 07/09
  5. • Estevão (?, ? - ?, ?) - Bispo - 26/04
  6. • Estevão (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Sócrates * - 17/09
  7. • Estevão (?, Palestina - ?35, Jerusalém) - Diácono protomártir - 26/12 Nasceu na Palestina, em data não identificada por nós. Sabe-se que Estevão foi um dos Apóstolos de Jesus Cristo. Ele foi um dos grandes pregadores da Igreja Primitiva. Foi um grade pregador e um dois sete primeiros diáconos de Jerusalém. Como levava as Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo com dignidade, emoção, vontade e muita Fé. Essa atitude incomodou aos religiosos pagãos. Foi logo preso. Faleceu em Jerusalém, martirizado, provavelmente no ano 35. Foi o primeiro mártir, ou seja, o Protomártir. No ano 415 são encontrados os seus restos mortais. A sua festa sempre foi comemorada logo após o Natal.
  8. • Estevão da Hungria (969/975, Hungria - 1038 , Hungria) - 16/08 Nasceu na Hungria, em 969/975. Filho do duque Gesa, pagão, mas casado com uma princesa que era Cristã. Por esta razão os filhos deste casal foram educados com base na Fé Cristã. Seu filho mais velho é Batizado aos dez anos de idade, quando recebeu o nome de Estevão. Mais tarde seu pai também se converte. Quando seu pai faleceu Estevão assume o trono com o nome Estevão I. Um dos seus primeiros atos foi lutar pela unificação das tribos que habitavam aquela região. Teve muito trabalho até conseguir resultados positivos e o surgimento do povo húngaro. Estevão era uma pessoa humilde e totalmente dedicada ao Cristianismo, um fator que muito contribuiu com para a unificação. Estevão se casa com a princesa Gisela (Beata), passou a ter como orientador espiritual e conselheiro o bispo Adalberto, de Praga. Sob esta orientação entregou aos monges Beneditinos de Cluny a missão de educar o povo acadêmica e na Fé Cristã. Ele e sua Esposa fundaram hospitais, asilos, igrejas, mosteiros, creches... Sua maior preocupação era a população pobre. Era muito comum ver o rei Estevão no hospital ou na casa de seus súditos pobres cuidando dos doentes. Esta atitude revelaria um primeiro sinal de sua Santidade, pois muitas pessoas tratadas por ele eram curadas muitas vezes com uma oração e muito diálogo. Faleceu na Hungria, no dia da festa da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto de 1038. A população tão logo pode ter acesso a seu túmulo passou a venerar e a considerá-lo um Santo, nesta época muitas foram as curas. É Canonizado pelo Papa Gregório VII, no ano 1083.
  9. • Estevão da Suécia (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 02/06
  10. • Estevão de Cuneo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Nicolau Tavelic *, São Deodato Aribert e São Pedro de Narbona - 14/11
  11. • Estevão de Muret (?, ? - ?, ?) - Abade - 08/02
  12. • Estevão de Obazine (?, ? - ?, ?) - Abade - 08/03
  13. • Estevão de Pechersky (?, ? - ?, ?) - Bispo - 27/04
  14. • Estevão de Riet (Rieti) (?, ? - ?, ?) - Abade - 13/02
  15. • Estevão de Surosh (?, ? - ?, ?) - Bispo - 15/12
  16. • Estevão Harding (?, Inglaterra - 1134, França) - Abade - 17/04 Nasceu na Inglaterra, em data não identificada por nós. Foi eleito abade de Citeaux, na França Foi um grande defensor da vida monástica pondo ordem, reorganizando mosteiros. Faleceu na França, no ano de 1134.
  17. • Estevão Machado Miranda (?, ? - ?, ?) - Mártir brasileiro juntamente com duas filhas - 03/10
  18. • Estevão Min Kuk-ka (?, ? - ?, ?) - Mártir coreano - 20/09
  19. • Estevão Nguyen Van Vinti (?, ? - ?, ?) - Mártir vietnamita - 24/11
  20. • Estevão - o Santo (?, ? - ?, ?) - Mártir - 28/11
  21. • Estevão Teodoro Cuenot (?, ? - ?, ?) - Mártir no Vietnã - 24/11
  22. • Estórgio de Milão (?, ? - ?, ?) - Bispo - 06/06
  23. • Estúmio (?, ? - ?, ?) - Abade - 17/12

  1. • Etelberto (?, ? - ?, ?) - Mártir - 20/05
  2. • Etevaldo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 12/02
  3. • Etevaldo (?, ? - ?, ?) - 23/03
  4. • Etevaldo (Etelvoldo) de Winchester (?908, Inglaterra - 984, Inglaterra) - Abade e Arcebispo - 01/08 Nasceu em Winchester, na Inglaterra, provavelmente no ano 908. Foi abade do Mosteiro Abingdon e seu nome civil era Sanato Etelvoldo (Etevaldo), também arcebispo de Winchesterm na Inglaterra. Fundador e reformador de vários mosteiros na Inglaterra. Dedicado à Igreja e de Jesus Cristo, trabalhou pela unificação e concórdia da Igreja naquele país. Faleceu em Bedington, na Inglaterra, no ano 984.
  5. • Ettor (?, ? - ?, ?) - Mártir - 20/07
  6. • Eubulo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Adriano - 05/03
  7. • Eufrásio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com seus companheiros - Fez parte do grupo conhecido como Sete "Varões Apostólicos" - 0?/0? Nasceu em local e data não identificada por nós. Segundo as tradições Católicas Eufrásio foi ordenado sacerdote pelas mãos dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, que em seguida é enviado para a Espanha para evangelizar. Faleceu na Espanha, no século I.
  8. • Eugendo (?, ? - ?, ?) - Abade - 01/01
  9. • Eugênio (séc. V,?Cartago - 505, Álibi*) - Bispo de Cartago - * Atual Tunísia, 13/07 Nasceu provavelmente em Cartago, região da atual Tunísia, no séc. V. Tinha uma vida humilde, dedicada á caridade e Fé. Tornou-se religioso e mais tarde bispo de Cartago. Foi duramente perseguido pelos arianos, principalmente por Hunerico, rei dos Vândalos. Eugênio era um lotador contra as heresias arianas. Em uma reunião entre bispos e arianos confirma aquilo que era contestado pelos arianos, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo eram uma mesma pessoa. Por esta atitude foi exilado e duramente perseguido. Muitos Católicos foram mortos e torturados pelos arianos. Faleceu em Álibi, região da atual Tunísia, em 505.
  10. • Eugênio I (?, ? - ?, ?) - Papa - 02/06
  11. • Eugenio III (?, Itália - 1153, Itália) - Papa - 08/07 Nasceu em Montemagno, na Itália, em data que não identificada por nós. Seus pais faziam parte da nobreza italiana e era muito rica, mas também Cristã. Seu nome de Batismo era Pier Bernardo Paganelli. Foi estudar no Seminário, em Pisa, local onde concluiu seus estudos e foi ordenado sacerdote. Píer, em 1130 conhece o padre Bernardo Claravai (Santo), fundador da Ordem dos Monges Cisterciense, fato que se transformou em grande amizade. Durante cinco anos os dois se comunicaram muito e em 1135 Píer ingressa no Mosteiro daquela Ordem. É convidado pelo amigo para fundar um novo Mosteiro da Ordem em Farfa, diocese de Viterbo. Quando da fundação foi nomeado abade pelo Papa Inocêncio II. Alguns anos depois o Papa Eugênio II faleceu e Píer Bernardo é eleito seu sucessor, quando adota o nome Eugênio III, uma homenagem a seu antecessor. Sua eleição ganhou um grande opositor, o político Arnaldo de Bréscia. Este político em conjunto com outros exigiam que fosse eleito um Papa que interferisse na política e fizesse que este homem pudesse assumir o poder. A arrogância e ganância deste homem era tão grande que ele incentivou saques em casas de religiosos, como bispos. Eugênio III como não estava envolvido nas tramóias daquele político pode governar a Igreja com maior isenção. A pressão era tanta que horas depois de assumir o pontificado, no dia 18 de fevereiro de 1145 é obrigado a abandonar Roma durante a noite. Eugênio dirige-se para o Mosteiro de Farfa, em Viterbo. Esta atitude inteligente provocou uma reação popular que exigia a volta do Papa a Roma. A pressão agora foi contra aqueles políticos e o Papa pode retornar a Roma. Mas as atitudes daquele político não pararam, Arnaldo passou a exigir a destruição total de Trívoli e garantindo que não sobresse ninguém vivo. Mais uma vez o Papa se vê forçado a abandonar Roma e desta vez vai para a França. Permaneceu durante três anos naquele país. O papa Eugênio decide ser duro com aqueles religiosos que apoiavam as atitudes de Arnaldo. Depôs vários bispos e arcebispos, promoveu uma grande reforma na Igreja e na cúria romana.Enviou o Cardeal Breakspear, futuro Papa Adriano IV para Escandinávia. Quando tem a ajuda do imperador alemão Frederico Barba-Roxa, que se voltou contra os republicanos comandados por Arnaldo. Faleceu em Roma, na Itália, no dia 08 de julho de 1153. Foi Beatificado pelo Papa Pio IX, em 1872.
  12. • Eugênio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Santa Flora, Santa Lucila e companheiros - 02/06
  13. • Eugênio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 23/08
  14. • Eugênio de Mazenod (Mazemod) (1782, França - 1861, França) - Fundador - 21/05 Nasceu Aixen, na França, no dia 01 de agosto de 1782. Seu nome de Batismo era Carlos José Eugênio de Mazemod. Seu pai era um nobre muito importante e sua mãe vinha de uma família burguesa muito rica. A família era pequena para a época, pois eram apenas três irmãos, Carlos, Antonieta e Elisabete, esta faleceu quando tinha cinco anos de idade. Em razão da Revolução Francesa sua família é obrigada a fugir quando vão para a Itália. Permaneceram naquele país durante onze anos. Sua mão, decidiu deixar os filhos com o pai e retornou à França para tentar reaver os bem da família confiscados pela revolução. Quando moravam em Veneza, 1794 e 1797, onde conheceu o Padre Bartolo Zinelli, teve por influência deste acirrada a sua vocação interrompida pela revolução e a constante mudança de endereço na Itália. Em 1802 retorna para a França, já com vinte anos de idade ingressa na vida religiosa, mas apenas em 1808  ingressou no Seminário de São Sulpício, em Paris. Três anos depois, ou seja, em 1811, em Amiens é ordenado Padre. Ordenado retorna para sua cidade natal onde se dedicou ao apostolado, pregações, levando a palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo aos presos, pobres, camponeses pobres, abandonados, doentes etc. Em 1816 fundou a Sociedade dos Missionários da Provença, mais tarde foi renomeado Oblatos de Maria Imaculada. É nomeado vigário geral da diocese de Marselha, cargo que ocupou durante trinta e sete anos. Eugênio era muito respeitado pelo povo e perseguido pela alta-sociedade, autoridades e até mesmo alguns integrantes da igreja por suas propostas e regras para convívio. Em função do grande apoio dos pobres esta elite nada pode fazer. Faleceu em Marselha, na França, no dia 21 de maio de 1861. Antes e depois de sua morte foram lhe atribuídos muitos milagres graças às suas intercessões junto ao Pai. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, no ano 1985.
  15. • Eugênio de Toledo (?, ? - séc. I, Espanha) - Bispo ou  Arcebispo mártir - 15 ou 13/11 Nasceu em local e data não identificado por nós. Em certa data é feito cidadão romano. Pouco tempo depois é convertido ao Cristianismo e passa a ser companheiro de Dionísio Areopagita. Ambos foram enviados pelo Papa Clemente para evangelizar pela Europa Ocidental. Eugênio é enviado para Toledo, Espanha. No final do séc. I vai a Paris, na França, quando é preso por ordem de Domiciano. Por não submeter-se aos deuses pagãos é torturado e condenado à morte. Faleceu em Paris, França, martirizado, no final do séc. I. Seu corpo é atirado no Lago Marchais. Durante séculos seu corpo permaneceu incorruptível. Quando foi encontrado o transladaram para a Abadia de Saint-Denis e no dia 12 de fevereiro de 1156 seu corpo é recebido em Toledo, Espanha, então é sepultado na Catedral e no ano de 1569 é colocado em uma urna de prata.
  16. • Êugrafo (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Hermógenes e São Mena*- 10/12
  17. • Eulâmpio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Santa Eulâmpia - 10/10
  18. • Eulógio de Alexandria (?, ? - ?, ?) - Bispo - 13/09
  19. • Eulógio de Córdoba (800, Espanha - 859, Espanha) - Bispo mártir juntamente com Frutuoso (Bispo) e Augúri (ambos Santos) - 21/01 Nasceu em Córdoba, Espanha, em data não identificada por nós. Tinha grande conhecimento científico e teológico. Nesta época a Espanha estava sob o domínio mouro, governado pelo príncipe Abderramão. Este sem nenhuma piedade e sim com grande crueldade persegue os Cristãos. Eulógio exortava os seus fiéis a não terem medo da perseguição e não se entregarem às intimidações dos invasores. Eulógio foi responsável por escritos como: Memorial dos Santos e Apológica, texto que narra o papel heróico de vários mártires. Também resgatou e recuperou diversas obras importantes como a Cidade de Deus, de Santo Agostinho, entre tantas outras. Por tudo isso foi preso e conduzido ao cárcere. na prisão escreveu "A Exortação ao Martírio". Texto que foi destinado a duas jovens, também encarceradas por serem Cristãs. Estas jovens foram ameaçadas de serem vendidas em leilão e prostituídas. Sua prisão foi ordenada pelo governador romano Emiliano e junto com ele foram condenados à morte Frutuoso (Bispo) e Augúrio (ambos Santos). Faleceu  em Tarragona, na Espanha, martirizado, queimado vivo, no 259.
  20. • Euplúsio (ou Êuplio, ou ainda, Euplo) (Séc. III, Sicília - 304, Sicília, na Itália) - Mártir - 12/08 Nasceu na Sicília, na Itália, em data não identificada por nós. Não foi possível obter maiores informações sobre este Santo, mas sabe-se que na época era muito grande a perseguição aos religiosos e fieis Cristãos. Numa atitude heróica se apresenta voluntariamente diante do tribunal de Catânia, na Sicília, quando confirmou na presença de todos a sua Fé e devoção em Jesus Cristo. Numa atitude autoritária e impositiva os juízes ordenam que ele preste culto aos deuses pagão e mais uma vez ele confirma a sua vocação e crença em um único Deus. É condenado, mas antes do martírio deveria passar por severa tortura, foi o que aconteceu. Faleceu na Sicília, na Itália,martirizado, por decapitação, no séc. IV.
  21. • Euquério de Lion (Lião) (?, ? - ?, ?) - Bispo - 16/11
  22. • Euquério de Orléans (690, França - 738, Alemanha) - Bispo - 20/02 Nasceu em Orléans, na França, No ano de 690. Sua família era Cristã, por esta razão sua educação foi completamente voltada para a religião familiar. Quando jovem ingressa no Mosteiro de Lumièges, que ficava às margens do Rio Sena. Neste convento praticava com freqüência penitências muito severas. Tão severas que a muitos lembrava aquelas praticadas por monges do Oriente, durante sete anos. Toda esta dedicação o conduziu a indicação ao posto de bispo de sua comunidade, porém não era este seu desejo, pois além de ser muito humilde achava-se incapaz de assumir o cargo, mas tantos foram os pedidos que ele acabou aceitando. Seguindo a sua educação desde a infância, sua integridade, disciplina e respeito às tradições da Igreja, enfrenta até mesmo o rei Carlos Martel da França, quando este determina o confisco dos bens da Igreja. Sua interferência foi tão forte que o rei desiste desta sua intenção. Para se vingar o rei tramou e conseguiu sua transferência, forçando-o a deixar sua terra natal. É transferido para outro país, mais precisamente para Colônia, na Alemanha. A intenção do rei era deixá-lo ao esquecimento, acontece que Euquério também conquistou o coração da população daquela cidade, bem como a aprovação do clero. O rei que queria destruí-lo, vendo sua fama aumentar como bom pastor e pregador, mais uma vez trama e consegue sua transferência para outra localidade, agora Liêge. Foram seis anos de exílio, mas ao contrário do que queria o rei, mais uma vez ele conquista a população e o clero loca. Vai viver no Convento Trondom, onde se dedica à penitência, oração e à orientação espiritual de seus irmãos de Fé, bem como da população que o procuravam para serem aconselhados. Faleceu no Convento Trondom, na Alemanha, no dia 20 de fevereiro de 738. Foi sepultado na Igreja do Convento e mais tarde suas relíquias receberam um tratamento especial, pois foram guardadas com muito cuidado, pois o povo alemão e mesmo francês se dirigiam à aquele local para orar ou pedir sua intercessão junto ao Deus Pai e Filho.

  1. • Eusébio (?, ? - ?, ?) - Mártir - 31/01
  2. • Eusébio (?, ? - ?, ?) - Papa - 17/08
  3. • Eusébio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Néstabo, São Nestor e São Zeno - 05/03
  4. • Eusébio de Cremona (?, ? - ?, ?) - 05/03
  5. • Eusébio de Roma (?, ? - ?, ?) - 14/08
  6. • Eusébio de Roma (?, ? - ?, ?) - 25/08
  7. • Eusébio de Samósata (?, ? - ?, ?) - Bispo - 21/06
  8. • Eusébio de Vercelli (283, Ilha de Sardenha - ?370/371, Itália) - Bispo mártir - 02/08 Nasceu na Ilha da Sardenha, em data não identificados por nós. Sabe-se que estudou em Roma, quando converteu-se ao cristianismo. Seu trabalho era tão bom que foi nomeado bispo de Vercelli, na Itália, no ano 345, quando passou a viver em comunidade clerical. Por combater o arianismo, viajou para a Palestina, Capadócia e depois para o Egito. Retornou para a Itália no ano 361, onde deu continuidade aos seus trabalhos em Vercelli. Faleceu, na sua comunidade, em Vercelli, na Itália, no ano ?370/371.
  9. • Eustácio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Santo Antônio e São João - 14/04
  10. • Eustácio White (?, ? - ?, ?) - Mártir inglês - 10/12
  11. • Eustádio (?, ? - ?, ?) - 28/07
  12. • Eustáquio de Antioquia (?, ? - ?, ?) - Bispo - 16/07
  13. • Eustáquio (séc. I, Itália - séc. I e II, Itália) - Mártir juntamente com companheiros - 20/09 Nasceu na Itália, no séc. I. Não se tem informação sobre sua infância e juventude. Na época do imperador Trajano muitos Cristãos foram perseguidos e mortos. Eustáquio era casado e um renomado general romano. Em certa data ele se converteu ao Cristianismo juntamente com sua esposa, Teopista (Santa) e seus dois filhos Agapeto e Teopisto (Santos). Quando foram denunciados o imperador ordenou a prisão de toda família. Foram julgados e condenados à morte. Foi determinado que eles seriam colocados dentro de uma estátua de metal na forma de um touro. Esta foi aquecida em brasa e todos mortos queimados. Faleceu na Itália, provavelmente no final do século I e início do II.
  14. • Eustáquio ou Eustásio (?568/571, ? - 629, França) - 29/03 Nasceu em local não identificado por nós, quanto a data de seu nascimento provavelmente nasceu entre os anos de 568 e 571, mas mesmo este período não é confirmado. Eustáquio ingressa no Mosteiro de Luxeuil. Este mosteiro foi fundado e dirigido por Columbano (Santo). No local dedicou-se à oração, contemplação e a penitência. Juntos, Eustáquio, Gal (Santo) e Columbano (Santo) fundam o Mosteiro de Bregentz, na Suíça, para onde se mudam. Desenvolveram um trabalho de oração, penitência, contemplação e formação de novos religiosos. Mais tarde Eustáquio recebe a informação de que o Mosteiro de Luxeauil poderia fechar por ação de um monge dissidente e que não concordava com as regras de Columbano e tramava para a extinção do Mosteiro. Por esta razão Eustáquio volta imediatamente para aquele Mosteiro e assume a sua direção. Foi necessário muito trabalho para restabelecer a ordem interna e externa. Sua ação foi tão precisa e correta que retomou o controle, a ordem monástica e também garantiu o cumprimento das Regras de Columbano. Formou o coro perpétuo contando com os aproximadamente 600 monges, que em sistema de rodízio cantavam louvores ao Senhor. As canções não eram interrompidas durante a troca dos monges fosse de dia ou durante a noite. Faleceu no Mosteiro que defendeu e dirigiu até seu último suspiro, na França, no ano 629.
  15. • Eustrácio (?, ? - ?, ?) - Bispo - Juntamente com seus companheiros - 13/12
  16. • Eutímio de Tessalonica - o Moço (?, ? - ?, ?) - 15/10
  17. • Eutímio - o Grande (?, ? - ?, ?) - 20/01
  18. • Eutímio - o Iluminador (?, ? - ?, ?) - 13/05
  19. • Eutiqueano (?, ? - ?, ?) - Papa - 07/12
  20. • Eutíquio (?, ? - ?, ?) - 14/03
  21. • Eutíquio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 06/04
  22. • Êutiques ou Eutiqueano (?, ? - ?, ?) - 15/04
  23. • Eutropio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Tigrio * - 12/01
  24. • Eutrópio (?, ? - ?, ?) - Bispo mártir - 30/04
  25. • Eutrópio de Orange (?, ? - ?, ?) - Bispo - 27/05

  1. • Evaristo (séc. I, Grécia - 105/7, Roma) - Papa mártir - 26/10 Nasceu na Grécia, em data não identificada por nós. São poucas as informações sobre este Papa que chegaram aos nossos dias. As poucas informações vieram de São Irineu e São Eusébio. Dividiu Roma em 25 dioceses e criou o primeiro Colégio dos Cardeais. Foi ele que instituiu o casamento em público e realizado por um sacerdote. Faleceu em Roma, martirizado pelo imperador Trajano, no ano 105/7.
  2. • Evaldo (?, ? - ?, ?) - Mártir com o Santo Evaldo - 03/10
  3. • Evaldo (?, ? - ?, ?) - Mártir com o Santo Evaldo - 03/10
  4. • Evêncio(?, Espanha - 303/304?, Espanha) - Mártir juntamente com a Santa Engrácia e mais 17 companheiros, são eles: Fausto, Januário, Apodêmio, Cassiano, Luperco, Marcial, Ciciliano, Félix, Urbano, Primitivo, Maturino, Júlio, Quintiliano, Públio, Frontón, Obtato e Sucesso - 16/04 Nasceu na Espanha e em data não identificados por nós. Evêncio foi uma das vítimas da perseguição aos Cristãos por Diocleciano, quando acompanhava Engrácia (Santa), mais 17 cavaleiros, todos foram presos, torturados e condenados à morte. Em conjunto os seus companheiros seguem os passos de Engrácia e renegam os deuses pagãos de Diocleciano e confirmam a Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Faleceu em Saragossa, na Espanha, martirizado, em 303 ou 304.
  5. • Evêncio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com Santo Alexandre e Teodulo - 03/05
  6. • Everardo Hanse (?, ? - ?, ?) - Mártir - 30 ou 31/07
  7. • Evergilo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 24/10
  8. • Evermodo (?, ? - ?, ?) - Bispo - 17/02
  9. • Evódio (?, ? - séc. I, Antioquia) - Bispo mártir - 06/05 Nasceu em local e data não identificados por nós. Foi o sucessor episcopal do Apóstolo Pedro (Santo) na Sé de Antioquia, provavelmente em 64. Foi perseguido, preso e condenado à morte. Faleceu em Antioquia, martirizado no próprio séc. I.
  10. • Expedito (?,? - 303, Roma) - Mártir juntamente com companheiros - 19/04 Nasceu em data e local não identificado. O Homem, legionário romano, Comandante Chefe da XII Legião Romana na cidade de Melitene, na Armênia, soldado dedicado e cumpridor de suas funções.  Na época, final do século 3 d.C. os romanos ainda não aceitavam o Cristianismo, mas muitos já haviam se convertido. Santo Expedito acaba sendo um destes romanos quando é tocado pela Graça do Espírito Santo e converte-se ao Cristianismo. Mas, de imediato, surge um espírito do mal que tenta persuadi-lo para adiar a sua conversão. Este espírito vem na forma de um corvo que aos gritos dizia "amanhã", porém Santo Expedito convicto do que desejava responde "hoje" e em seguida pisoteia o espírito mal na forma de um corvo. Diocleciano, imperador romano, ao ser informado que não só o comandante de uma de suas legiões, mas toda ela se converteu ao Cristianismo manda prender Expedito. O imperador usa o Expedito como exemplo do que aconteceria com quem tentasse se converter e manda que o seu comandante Expedito seja flagelado de forma bastante violenta. Como foi agredido violentamente sangrava muito, mas ainda vivo é decapitado. Faleceu em Roma, no dia 19 de abril de 303. Por ter desafiado e não acatado a sugestão do espírito mal e de imediato respondendo-lhe de forma conclusiva é considerado o Santo das soluções urgentes. Foi adotado pelos militares como seu protetor, mas também por estudantes, jovens, desempregados, desesperados, aflitos, endividados e viajantes.
  11. • Exuperancio (?, ? - ?, ?) - Bispo - 30/05
  12. • Exuperâncio (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Félix - 11/09
  13. • Exupério (?, ? - ?, ?) - Bispo - 28/09
  14. • Exupério (?, ? - ?, ?) - Mártir juntamente com São Zoe - 02/05
  15. • Ezequiel (?, ? - ?, ?) - 10/04
  16. • Ezequiel Moreni Dias (?, ? - ?, ?) - Bispo - 19/08

Voltar para o conteúdo