Durante a Missa - VivaJesusBr

São Pio de Pietrelcina seja nosso guia e nos ampare!
Estamos a 18 anos evangelizando! Obrigado!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2020, novidades!
Ir para o conteúdo
Santa Missa > Postura e Trajes
Postura e Trajes Durante a Missa 04
Postura e Trajes Durante a Missa 03 Postura e Trajes Durante a Missa 01 Postura e Trajes Durante a Missa 01 •
Postura e Trajes 04
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• As túnicas são vestimentas longas, em tecido branco, com ajuste na altura dos rins ou fixadas com um "cíngulo" (cordão). A túnica cobre o corpo do pescoço aos pés.
• Já a estola é uma faixa de tecido que é colocada no pescoço e que cai sobre o peito. Sua largura é de aproximadamente 15 cm. A cor obedece às cores litúrgicas.
• Um diácono usa sobre o ombro esquerdo atravessando o peito e as costas, é presa ao lado direito da cintura.
Postura e Trajes 03
Por: Vivaldo Armelin Jr.
É interessante analisar a Santa Missa e como as pessoas participam dela, porém ela não é vista da mesma maneira, quanto a participação, entre os religiosos, religiosas, leigos e leigas, porque cada um tem sua maneira especial e peculiar de participação e interpretação. Por essa razão, a Santa Igreja possui o Magistério.
Uma condição que varia de pessoa para pessoa, mas todos a entendem seguindo as orientações da Igreja, portanto, a maneira de participação é pessoal, mas o significado e como acontece é único. A Liturgia não pode ser mudada nem mesmo por um religioso, padre, madre, bispo etc.
A participação vai depender de uma série de condições, por exemplo, da ética, do respeito, do envolvimento, do estado de espírito, da saúde física e da alma, mas principalmente da sua fé.
Todos esses fatores interferem na participação de qualquer ser humano, pois interferem na postura, na atenção etc.
Algumas pessoas, infelizmente, vão à Missa para exibir suas roupas, joias, mas também tem aquelas que vão para agradecer, fazer um pedido, pagar uma promessa, outras ainda, vão para adorar e louvar a Deus.
A fé é fundamental para que realmente seja possível participar da Santa Missa.
Postura e Trajes 02
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• A cada parte da Santa Missa o fiel terá uma postura diferente, por exemplo, ficar de pé, sentar-se, ajoelhar-se, elevar as mãos etc. São estas as posturas que serão destacadas na tabela abaixo.
• Essas posturas não são ao acaso ou apenas para que as pessoas fiquem sentadas o tempo todo, elas tem sim um significado religioso, de fé e respeito a Deus Pai, Deus Filho e ao Espírito Santo.
Postura e Trajes 01
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• Por que inclinamos nosso corpo ou abaixamos a cabeça? Trata-se de um outro sinal de humildade, respeito, submissão e adoração. Tudo pela Santíssima Trindade, nosso único Deus.
• Inclinar ao adentrar uma igreja, geralmente à frente do Altar-Mor, onde está o Santíssimo, geralmente a imagem do santo e santa a qual a igreja é dedicada, é uma atitude de reconhecimento à grandeza de Deus, Nosso Senhor e Pai, o Criador. Mais uma vez estaremos demonstrando humildade, a nossa inferioridade e o respeito diante da Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, nosso único Deus.
• Muitos dos sinais e gestos realizados durante a Liturgia são extraídos do Antigo e Novo Testamento. Nas Bíblias não há uma orientação explícita, como faça isso ou aquilo, mas nas palavras encontram-se todas as orientações necessárias. Os primeiros bispos que estudaram as Escrituras seguiram principalmente as orientações vindas dos Apóstolos.
• Por exemplo, o Sinal-da-Cruz é feito seguindo a formação de nosso único Deus, ou seja, a Santíssima Trindade, e a cruz, sinal de sacrifício e salvação. "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!". Em vários momentos da Missa ele é feito.
Voltar para o conteúdo