Capítulos & Versículos - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Bíblia > Definição

CAPÍTULOS & VERSÍCULOS  

Observamos que a Bíblia é dividida em Capítulos e Versículos, mas na sua origem essa divisão não existia e era muito complicado consultá-la, era preciso consultar os 46 Livros do Velho Testamento ou os 27 do Novo Testamento. Uma tarefa difícil e demorada. Mas vamos ao que interessa! Quanto a diagramação a Bíblia é a mesma, mas agora digitalizada tem novas propriedades e recursos.
I. A Bíblia é composta de Livros, por exemplo:
1. No Antigo Testamento: Gênesis (Gên ou Ge); I Livro dos Reis (I Re); Jó (Jó ou Jo)...
2. No Novo Testamento: Evangelho Segundo São Mateus (Mt); Atos dos Apóstolos (At); Epístola a Tito (Tt)...
II. Cada Livro por sua vez é dividido em Capítulos, por exemplo: Gên 1 ou Mc 3.
A abreviação é o nome do Livro, no exemplo, Gênese e Marcos. Esta é seguida de um número e esse se refere ao Capítulo. No exemplo lê-se: Gênese capítulo 1 ou Marcos capítulo 3.
III. Os capítulos são divididos em Versículos, por exemplo: Gál 3, 2.
Para a leitura deste exemplo é preciso identificar o Livro, no caso, Gálatas, em seguida o capítulo, 3 (três) e, por fim, o versículo, 2 (dois).
IV. São usados pontos para facilitar a leitura, são eles:
1. Vírgula: Separa o Capítulo do Versículo. Por exemplo: Sal 9, 13. Lê-se, Salomão Capítulo 9, versículo 13, pois este último número está separado do primeiro pela vírgula.
2. Hífen: Usado para identificar um espaço envolvendo vários capítulos, ou seja, equivale ao “até”, por exemplo: Lc 13, 6-9. Lê-se, Lucas capítulo 13, versículos 6 até o 9.
3. Ponto: Faz a identificação quando queremos localizar versículos separados, ou seja, versículos não seqüenciais, por exemplo: Tg 4, 1.3.13. Lê-se: Tiago capítulo 4, versículos 1, em seguida versículo 3 e por fim, versículo 13.
4. “s”: Identifica que deve seguir a sequência, por exemplo: Dn 4, 2s. Lê-se, Daniel capítulo 4, versículo 2 e 3.
5. “ss”: Identifica, como no item 4, a sequência a ser seguida, mas agora de mais dois versículos, por exemplo: Jdt 12, 7ss. Lê-se, Judite capítulo 12, versículos 7, 8 e 9.


Voltar para o conteúdo