Cap 7 a 12 - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Bíblia > Entendendo o NT > Mateus

CAPíTULO 7
Texto de : Vivaldo Armelin Júnior

Texto bíblico

Comentário

7
Cisco no Olho
1
Não julgais, para que não sejais julgados por Deus. 2 Porque com o mesmo critério com que julgais sereis julgado. E com a mesma medida com que tiver medido outro, a mesma será aplicada a você. 3 E por que reparas o cisco no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como falaras a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, estando uma trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, só então poderá tirar o cisco do olho do teu irmão.  


  • Uma aula para ninguém reclamar é essa passagem das Sagradas Escrituras, quando Jesus nos mostra que aquele ou aquela que julga o próximo está pecando. E a partir do mesmo critério a qual julgamos o próximo, Jesus afirma que são os mesmo a que seremos julgados.

  • Como podemos ajudar se não ajudamos, pois quando julgamos um ou mais semelhantes não estamos ajudando, mas sim prejudicando. Ter responsabilidade é trabalhar em conjunto com a Santíssima Trindade e a Sagrada Família, não julgando, mas socorrendo sem criticar ou desmerecer.

  • Cuidar do cisco do olho alheio é muito fácil, mas cuidar da trave que está nos nossos próprios olhos é inconveniente por revelar as nossas falhas, fracassos e fragilidades.

  • Jesus é duro com aqueles que O ouvem afirmando que devemos primeiro tirar a trave do nosso próprio olho, para depois tirar o cisco do olho do nosso irmão. Jesus não está afirmando que após removermos nossos erros, falhas, fracassos e fragilidades devemos julgar o próximo, mas sim alertá-lo para que aquele cisco não fique tão grande como o que estava em nosso olho.

Texto bíblico

Comentário

7
Respeito
6 Não deis aos cães as coisas santas, nem atirareis as vossas pérolas aos porcos, para que não as pisem e, voltando-se contra vós, os despedacem.

  • Cuidar de tudo aquilo que é santo é um dever de todo cristão, por essa razão vemos Jesus nos alertando sobre o desperdício, o egoísmo, a falta de fé e amor ao Pai. Todo aquele que está numa dessas condições está se distanciando de Deus na Santíssima Trindade.

  • Nossas pérolas são a vida terrena e o amor a todos aqueles e aquelas que vivem no Céu. É o único caminho para chegar a salvação.

  • É muito triste ver irmãos evangélicos ou de outras religiões cristãs destruírem imagens de Santos e Santas Católicos, não somos nós que estamos pecando, mas sim eles com essa interpretação equivocada das Sagradas Escrituras, Antigo Testamento.

  • Vamos ser verdadeiramente cristãos fazendo parte da Igreja de Jesus Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana.

Texto bíblico

Comentário

7
Orações
7 Pedis a Deus e ele os atenderá; buscais e achareis; bateis à porta de Deus que ele a abrirá. 8 Porque, aquele que pede, recebe; também aquele que busca, encontra; e ao que bate, abre-se a porta. 9 E qual de entre vós dará uma pedra a seu filho se lhe pedir um pão? 10 E, quando lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe fizerem seu pedido!


  • Uma passagem muito interessante e que muita gente a coloca em dúvida por pedir e não ser atendido da maneira que deseja. Deus nos ouve ininterruptamente, vinte e quatro horas por dia terreno, pois no céu o tempo como conhecemos não existe.

  • Jesus vai mais longe e faz comparação usando a figura do filho e afirma que aquele ou aquela que trata mau seu filho está pecando e que Deus como Pai nunca prejudicará seu filho terreno.

  • Jesus, como Filho de Deus, parte da Santíssima Trindade e da Sagrada Família, sabia o que estava falando, pois apesar de ser um Encarnado, também é Deus, mas para que os fiéis da época entendessem, se referia a Deus como uma outra pessoa e superior a Ele, o Pai do Céu. Por essa razão afirmava que aquele ou aquela que pedisse ao Pai com fé seria atendido.


Texto bíblico

Comentário

7
Normas
12 "Portanto, faça aos outros tudo aquilo que você quer que lhe façam, porque esta é a Lei e os Profetas".

  • Uma passagem das Escrituras, do Novo Testamento, que nos remete a uma longa reflexão porque Deus não deseja ver irmão brigando com irmão. Aquele que faz algo negativo para outro, provavelmente não deseja o mesmo para si próprio. Quem não deseja o mal para si, também não o deseja para seu irmão.

  • Aquelas pessoas que não respeitam as Leis, envenenam seus irmãos com drogas, alucinógenos, bebidas, está pecando e cometendo um erro gravíssimo.

  • O viciado é um doente e precisa ser respeitado, socorrido e amparado. Esse muitas vezes faz o mal por causa da droga. Essa ação não é aceitável, mas seria importante socorrê-lo.

  • As Leis vêm de Deus e os Profetas nos fizeram conhece-las.

  • Todo aquele ou aquela que faz o bem, ou seja, ajuda, ampara, é fiel, respeita um irmão ou irmã está trazendo para si o bem. Essas pessoas não são perturbadas pelo maligno e quando são Deus as amparam. Um bom exemplo vem do famoso e hoje Santo Padre Pio de Pietrelcina que foi atormentado pelo maligno a sua vida toda, mas nunca o venceu.


Voltar para o conteúdo