Caba/Celebra - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Glossário > Letra C

Cabala

Total:
100

  1. • Cabala: 1. Trata-se de um sistema filosófico e religioso judaico, mas também cristão, que surgiu na Idade Média, entra os séc. XII e XIII, que fazia análise das Escrituras, do Antigo Testamento, fazendo especulações, combinações e transposições de letras, anagramas, elementos de natureza mística, atribuição de valores numéricos às letras do alfabeto hebraico (para depois "interpretá-los"), ciências ocultas (como: astrologia, esoterismo, necromancia etc.) e taumaturgia, com o objetivo de decifrar "possíveis informações e sentidos ocultos" contidos nela que foi propositadamente deixado por Deus. 2. Também se refere a um tratado filosófico/religioso, geralmente produzido por seitas ligadas ao ocultismo pagão. 3. Denominação dada a diversas seitas ou correntes ditas religiosas e também filosófico/religiosas da Europa (séc. XII), que tinham uma grande carga de misticismo, de elementos mágicos, do ocultismo e esoterismo. Tudo funcionava, na maioria das vezes de maneira oculta. O sobrenatural e as atividades espirituais também faziam parte do ritual. 4. Grupos, seitas, corporação secreta que realizavam e fomentavam a intriga, violência, conluio, armações, tudo em seu favor ou de um dos integrantes do grupo.
  2. • Cabeça: 1. Líder. 2. Chefe de família.
  3. • Cabido: 1. Trata-se de um conjunto, colegiado ou corporação de cônegos, sacerdotes ou clérigos de uma igreja, colegiada ou Catedral, no qual tem o dever de celebrar os eventos litúrgicos especiais ou mais solenes. 2. Toda ação determinada a este(s) pelo Direito Canônico ou pelo Bispo.
  4. • Caldeirinha: 1. Vasilha, geralmente de metal, onde é colocada a água benta para ser aspergida sobre as pessoas e ou objetos.
  5. • Calendário: 1. O calendário na época de Jesus não era igual ao atual sistema, ou seja, solar. 2. Naquela época o sistema se baseava no "movimento do sol" e também da lua. 3. Eram trezentos e sessenta e quatro dias.
  6. • Calendário Eclesiástico: 1. Calendário que identifica cada data móvel referente a uma festa ou culto de acordo com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
  7. • Calendário Litúrgico: 1. Calendário que identifica cada dia do ano de acordo com as festas e cultos cristãos da Igreja Católica Apostólica Romana.
  8. • Cálice: 1. Taça ou objeto utilizado para depositar e beber vinho/água durante a Liturgia. 2. Geralmente confeccionado em barro cozido, metal ou mais raramente em madeira. 3. Tem forma côncava na parte superior, uma haste liga a base que é circular. 4. A área de depósito geralmente tem pouca profundidade, por essa razão comporta pouca quantidade de líquido. 5. Durante a Santa Ceia Jesus usou um cálice com vinho para mais uma vez nos ensinar, Bíblia: "26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo”. 27 E tomando um cálice, rendeu graças, dizendo: “Bebei dele todos, 28 pois isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, que é derramado por muitos em remissão dos pecados. 29 Digo-vos que a partir deste momento não mais beberei deste fruto da videira até o dia em que beberei de novo convosco, no Reino de meu Pai”.". 6. Usado para armazenar a água e o vinho durante a Consagração. O vinho, no momento da Consagração é transmutado no sangue de Cristo. 7. Simboliza o destino e ou a missão do ser humano (Mt 20, 22; 26, 39; Lc 22, 42; Mc 10,38). 8. O cálice precisa ser produzido em material que atenda as normas católicas e deve ser abençoado por um Bispo ou Sacerdote.
  9. • Calunia: 1. Ato ou ação de difamação contra um ser humano com mentiras e inverdades com o objetivo de arruinar e destruir a reputação ou a moral do indivíduo. 2. Trata-se de um pecado mortal que viola as Leis de Deus quando não respeita a caridade, desafia a justiça de Deus e não condiz com a verdade dos fatos ou acontecimentos.
  10. • Caluniado: 1. Aquele ou aquela que sofreu uma difamação ou calúnia.
  11. • Caluniador: 1. Aquele ou aquela que difama ou calunia um terceiro. 2. Trata-se de um ato covarde e interesseiro.
  12. • Calvário: 1. Lugar da caveira. 2. Lugar do crânio. 3. Por extensão: lugar dos mortos. 4. Local onde foi crucificado e morto Jesus Cristo. 5. Gólgota (em hebreu). 6. Do latim "locus calvariae", que significa "Lugar da Caveira" (Lc 23, 33). 7. O local do calvário está localizado sob a atual Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, Israel. 8. Vide: "Gólgota".
  13. • Calvinismo: 1. Ramo do protestantismos que segue as linhas ou regras de Calvino.
  14. • Calvinista: 1. Aquele ou aquela que segue o protestantismos de Calvino.
  15. • Camarlengo - Vide "Camerlengo".
  16. • Camerlengo: 1. Na Cúria Romana é o Cardeal que preside a denominada Câmara Apostólica e quando da ausência do Papa (Sede Vacante) administra o Vaticano temporariamente até o retorno ou eleição de um novo Papa. 2. É o responsável pela organização total do "Conclave".
  17. • Cambista: 1. Pessoas que na época de Jesus eram responsáveis pela troca das moedas romanas por moedas judias. 2. Esta troca ocorria  em razão da efígie nelas contidas e que não respeitavam as Leis de Moisés. 3. Nem sempre agiam honestamente e nesse caso usavam a religião para justificar aquela atitude.
  18. • Camelo: 1. Animal utilizado como meio de transporte e montaria no norte da África e Oriente Médio. 2. Sua pele era utilizada para a confecção de roupas e tendas militares. 3. Um camelo tinha grande valor.
  19. • Caminho: 1. Definição: local por onde se caminha, anda, percorre etc. 2. Opção humana para o rumo que toma em sua vida. 3. Os mandamentos de Deus são um caminho, uma solução, uma estrada a seguir. 4. Segundo Jesus o Evangelho é o caminho a seguir, pois nos conduz a Deus, consequentemente à salvação (Jo 14, 4-6). 5. A salvação eterna. 6. "Percurso" ou "estrada" que conduz à casa de Deus e a vida eterna. 7. Para encontrar este caminho é necessário a conversão, crer e ter Fé. 
  20. • Campo de Sangue: 1. Quando Judas se vendeu e se arrependeu devolveu as trinta moedas de prata na tentativa de evitar a condenação de Jesus. Aqueles que o corromperam pegaram este dinheiro e compraram um terreno localizado ao sul de Jerusalém para sepultar indigentes (Mt 27; At1, 18-20). 2. Existem comprovações históricas e arqueológicas deste fato.
  21. • Cana: 1. Trata-se de um junco que cresce nas margens do Rio Jordão. Vegetal característico do Oriente Médio. 2. Era utilizado como vara além de outros usos. 3. Jesus sabiamente a associa como símbolo de compaixão do messias e por ser um objeto que servia para indicar o caminho para aqueles ou aquelas que estavam perdidos(as), portanto, simbolicamente refere-se ao caminho indicado por Deus Pai e Deus Filho para a salvação (Mt 12,20; 11,7; Lc 7,24).
  22. • Cananeu: 1. Aquele ou aquela que habitou ou habita, ou ainda, é originário de Canaã.
  23. • Candelabro: 1. Objeto de uso doméstico que contém suporte(s) ou base(s) para a colocação de lâmpada(s) e que geralmente era confeccionado com metal ou cerâmica. 2. No templo de Jerusalém havia um candelabro de ouro de sete braços ou hastes, um dos símbolos do judaísmo.
  24. • Cânon: 1. Trata-se de uma regra ou preceito. 2. Toda decisão que ocorre durante um Concílio sobre temas relacionados à Fé Cristã, Católica. 3. Toda decisão que ocorre durante um Concílio referentes à disciplina eclesiástica. 4. O que é sacro. 5. Designação da parte do Sacramento Missa entre o prefácio e o Pai Nosso. 6. Relação de Santos, Santas, Beatos e Beatas aceitos pela Igreja Católica. 7. Relação ou lista dos livros que são reconhecidos pela Igreja como parte verdadeira das Escrituras e que durante a produção destas (Escrituras) seus autores foram inspirados por Deus.
  25. • Cânon da Missa: 1. Termo que identifica a Celebração da Eucaristia, quando o pão e o vinho, respectivamente, se transformam em Corpo e Sangue de Jesus. 2. Trata-se também da Oração Eucarística.
  26. • Cânon das Escrituras: 1. Lista ou coleção de livros da Bíblia. 2. Estas Escrituras são aquelas aceitas como oriundas por inspiração divina.
  27. •  Cânones Eclesiásticos dos Santos Apóstolos - Vide "Constituição Eclesiástica dos Apóstolos". 
  28. • Cânones de Hipólito: 1. Obra escrita por volta do século V, na Síria, mas que não chegou aos nossos dias. 2. Existe uma versão árabe e outra etíope. 3. É orientada na Tradição Apostólica (vide).
  29. • Canonical: 1. Relativo a cônego. 2. Canonicato.
  30. • Canonicato: 1. Ofício de Cônego. 2. Dignidade de Cônego. 3. Conezia.
  31. • Canonicidade: 1. Referente às características ou qualidades do que é Canônico. 2. Legitimidade. 3. Verdadeiro. 4. Veracidade.

  1. Canônico: 1. Relativo a cânones. 2. Aquilo, aquele ou aquela que está de acordo com os Cânones, regras e dogmas da igreja Católica. 3. Textos da Sagrada Escritura aceitos pela infalibilidade papal pela ação do Espírito Santo que são considerados verdadeiros e fazem parte da Bíblia. 4. Vide também: "Textos Apócrifos".Canônico:1. Relativo a cânones. 2. Aquilo, aquele ou aquela que está de acordo com os Cânones, regras e dogmas da igreja Católica. 3. Textos da Sagrada Escritura aceitos pela infalibilidade papal pela ação do Espírito Santo que são considerados verdadeiros e fazem parte da Bíblia. 4. Vide também: "Textos Apócrifos".
  2. • Canonização: 1. Processo criado para dar o título de Santo ou Santa a um ser humano, que em vida ou após ela, tenha intercedido junto ao Pai ou ao Filho em resultado em milagre. 2. Nos nossos dias o processo, quando aceito pelo Vaticano, é encerrado com a proclamação assinada pelo Papa.
  3. • Canonizado: 1. Aquele ou aquela que recebeu a graça de ser nomeado Santo ou Santa, pelo povo fiel ou pelo Papa. 2. Todo aquele que foi eleito pela população Santo ou Santa antes do processo de Canonização. 3. Aquele ou aquela que realizou algum milagre por intercessão junto ao Deus Pai ou Deus Filho.
  4. • Canonizar: 1. Ato do papa que inscreve uma pessoa, já morta, no cânon ou rol dos Santos(as). Para a beatificação é necessário comprovar pelo menos dois milagres ocorridos através da intercessão daquela pessoa após pedido ou atitude. 2. Louvar, Consagrar, Exaltar etc.
  5. • Canonização: 1. Aquele que Canoniza. 2. O Papa.
  6. • Cântico dos Cânticos: 1. Relacionado aos cânticos pastoris e evangélicos. 2. Livro com poemas sapienciais do A.T. atribuídos a Salomão 3. Aliança entre Deus e o ser humano. 4. Aliança entre Jesus e os seus Discípulos.
  7. • Capa pluvial: 1. Trata-se de uma capa longa usada pelo sacerdote para dar a bênção do Santíssimo, quando o conduz em procissão e quando está aspergindo a assembleia ou fiéis durante uma procissão.
  8. • Capela: 1. Espaço interno de uma igreja, basílica, em um hospital, escola, geralmente em espaço pequeno onde são realizados cultos, missas etc., para os que trabalham ou frequentam aquele espaço. 2. Também poderá ser uma pequena edificação de um bairro vilarejo ou até de uma pequena comunidade.
  9. • Capela batismal: 1. Geralmente está localizada no interior de uma igreja, em uma de suas laterais e é destinada ao Sacramento do Batismo. 2. Naquele local tem uma pia batismal.
  10. • Capela da Penitência - Vide "Capela Penitencial". 
  11. • Capela Penitencial: 1. Espaço de uma igreja onde poderá estar uma cabine de madeira denominada de Confessionário ou uma mesa com duas cadeiras para que seja possível a realização da confissão (Sacramento Penitencial). 2. Vide "Confessionário". 3. Local de penitência.
  12. • Capelão: 1. Padre responsável por uma capela. 2. Religioso, Padre, Sacerdote que tem a missão de realizar Missas em uma capela. 3. Todo Sacerdote (Padre) que acompanha destacamentos militares para dar aos soldados combatentes assistência espiritual. 4. Também trata-se de todo aquele religioso que presta assistência espiritual em asilos, creches, orfanatos, escolas, hospitais, irmandades etc. 5. Vide "Capelão-Mor".
  13. • Capelão-Mor: 1. Padre e Sacerdote que é responsável e oficia (trabalha) em uma capela.
  14. • Capelinha: 1. Capela muito pequena que comporta em seu interior no mínimo uma e no máximo dez pessoas. 2. Objeto de madeira feito para guardar imagens de Santos e Santas em domicílio, empresas, escritórios etc. 3. Pequena construção, geralmente de alvenaria, que é edificada em um local onde ocorreu um acidente de trânsito e houve vítima fatal. Essas capelas na maioria das vezes tem a altura máxima de 0,5 a 1,0 metro.
  15. • Capeta: 1. Diabo. 2. Demônio. 3. Imundo. 4. Amaldiçoado. 5. Gênio do mal. Belzebu. 6. Anjo do Mal. Espírito maligno. 7. Satanás. 8. Anjo que se rebelou contra Deus, seu criador.
  16. • Capuchinho: 1. Religioso que é integrante da Ordem Franciscana, mais especificamente de uma de suas subdivisões reformadas. 2. Barbadinho. 3. Barbono.
  17. • Caráter: 1. Trata-se das qualidades de um indivíduo, sejam elas boas ou más, sendo determinantes para o tipo de conduta bem como a postura moral. 2. Características individuais ou de um grupo de cada ser humano em relação aos traços psicológicos e a conduta moral. 3. Bom caráter, todos que tem boa conduta e sabem respeitar o próximo. 4. Mal caráter, todos que por desvio não tem boa conduta e não respeitam seus semelhantes. 5. Respeito a tudo que é originário ou pertencente a Deus.
  18. • Cardeal: 1. Título daquele que eclesiasticamente faz parte do Sacro Colégio Católico e Pontifício. 2. Aquele religioso que tem direito a voto na eleição de um Papa.
  19. • Caridade: 1. Todo ato de amor a dado a um ser humano que tem necessidade ou está em situação difícil. 2. Respeito ao próximo. 3. Atenção, dedicação, entrega e doação do seu tempo para auxiliar a um outro ser humano (irmão), seja por iniciativa própria ou por associação a uma instituição. 4. A terceira das Virtudes Teologais, que também é identificada com o "Amor". Por meio dela (a Caridade ou o Amor) é que "amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" e respeitamos todos os ensinamentos nos revelados por Jesus Cristo enquanto homem ou aqueles após a Sua Paixão. 5. Amor. 6. Ágape. 7. Atenção ao próximo.
  20. • Carisma: 1. Dom agraciado por Deus Pai ou Deus Filho. 2. Presente de Deus. 3. Graça. 4. Bênção dada por Deus. 5. Toda graça ou dom dada pelo Espírito Santo.
  21. • Carismático: 1. Aquele ou aquela que segue as regras do "Movimento Carismático". 2. Também denominado "Movimento Pentecostal Católico". 4. Relativo ou referente ao "Movimento Carismático".
  22. • Cáritas: 1. Caridade. 2. Organização Católica Apostólica Romana que procura por meio da caridade ajudar todos aqueles que necessitam de um apoio físico, espiritual e nutricional. 3. Esse religiosos e leigos distribuem alimentos em comunidades de países pobres, dão apoio a recuperação aos que por motivo de uma catástrofe natural ou não estão necessitados. 4. Comumente essas pessoas colocam a sua vida em risco, para tentar salvar uma outra, principalmente pela possibilidade de contágio por doenças epidêmicas naquelas comunidades de extrema pobreza. 5. Está presente no mundo todo.• Carma: 1. Aquele ou aquela que está sugeito às regras da causalidade propostas por algumas religiões e seitas esotéricas e ou espíritas. 2. No induísmo e no budismo refre-se a lei que coloca o ser humano sugeito a casualidade moral, no qual todo ato ou ação, sejam boas ou más, provocarão em algum tempo o retorno com a mesma qualidade, força e intensidade a aquele ou aquela que a realizou. Esse retorno poderá acontecer nessa ou em futuras encarnações. 3. Todos acontecimentos relativos à causalidade. 
  23. • Carmelita: 1. Aquele ou aquela, frade ou freira, que faz parte ou é simpatizante da Ordem das Carmelitas ou mais precisamente da Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou do Carmo. 2. Referente ou relativo a essa ordem.
  24. • Carmelitas: 1. Ordem das Carmelitas ou mais precisamente, Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou do Carmo. 2. Relativo ou referente a essa Ordem.
  25. • Carmelo: 1. Cadeia de montanhas, na Palestina, onde havia um Mosteiro, em que surgiu a Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou do Carmo.
  26. • Carne: 1. Corpo. 2. Corpo humano em contraposição ao de Deus. 3. Corpo material que se contrapõe ou diferencia ao espiritual (alma). 4. Jesus Cristo na sua vida humana. 5. O corpo de Cristo na Hóstia.
  27. • Carpinteiro: 1. Profissional que trabalha a madeira. 2. Profissão de São José e de Jesus. 3. Alguns estudiosos afirmam que a tradução da palavra "tekton" estava errada e que a correta seria a de um artesão que trabalha com materiais diversos, como: madeira, metal, fibras, pedra etc. 3. Jesus, como já descrito, seguiu a profissão do pai terreno antes de iniciar seu ministério (Mt 13, 55).
  28. • Carpo - O mesmo que "Atas dos Mártires".
  29. • Carta Apostólica: 1. Carta escrita pelo Papa que geralmente é aberta a todo povo, mas que muitas vezes é destinada a uma única pessoa ou até mesmo a um grupo fechado, uma Ordem etc.
  30. • Carta Encíclica - Vide "Encíclica". 

  1. • Cartas: 1. Epístolas do Novo Testamento.
  2. • Cartas Católicas: 1. Denominação dada a sete cartas epistolares, que fazem parte do N.T., que não possuem destinatários e que foram desenvolvidas de maneira diferente das outras. 2. Fazem parte desta denominação as seguintes cartas de: Tiago, Pedro (1 e 2), João (1,2 E 3) e Judas.
  3. • Cartas do Cativeiro: 1. Referente às cartas escritas por São Paulo aos Filipenses, Colossenses, Efésios e a Filêmon quando esteve preso em razão da perseguição aos Cristãos.
  4. • Cartas Pastorais: 1. Cartas enviadas por São Paulo aos pastores e líderes, mais precisamente a Timóteo e Tito.
  5. • Cartuxos: 1. Ordem que surge no Mosteiro de Cartuxa, ambos fundados por São Bruno, em 804. Os religiosos, monges, pertencentes a essa ordem cultuam simultaneamente a contemplação pela vida eremítica, de ermitão (solitária) e a cenobítica (em comunidade).
  6. • Casamento: 1. Única união legítima, perante as Leis de Deus, entre dois seres humanos, sendo sempre entre um homem e uma mulher. 2. Um dos Sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana designado por Deus Pai e Deus Filho.
  7. • Casamento Misto: 1. Casamento entre um homem e uma mulher de religiões diferentes.
  8. • Castas: 1. Grupos ou comunidades de habitantes de uma cidade, estado ou país que por motivos variados, como: religiosos, sociais, econômicos e políticos, formam ou constituem de maneira fechada um sistema de convivência respeitando as suas origens.
  9. • Castiçal: 1. Objeto ou utensílio que é suporte para a vela.
  10. • Castidade: 1. Ato ou atitude de assumir a abstenção das relações sexuais entre um homem e uma mulher por motivos espirituais e religiosos. 2. Esta opção é voluntária e pode ser feita por qualquer ser humano religioso ou leigo. 3. Abstenção do sexo por um homem ou uma mulher para dedicar-se à vida religiosa.
  11. • Castigo: 1. Pena por cometer um pecado que poderá ser leve ou mortal. 2. Destino daquele que cometeu um pecado mortal e que não se arrependeu, ou seja, não pediu perdão a Deus.
  12. • Casula: 1. Vestimenta utilizada pelos Bispos e os Presbíteros, colocada sobre a "Alva" ou outras vestimentas. 2. Sua cor vai depender da solenidade ou festa.
  13. • Catacumba: 1. Na antiguidade cristã era comum o enterro e o sepultamento dos fiéis em túneis ou galerias subterrâneas em rocha, contendo diversos corredores e até andares. 2. Cemitério. 3. Local em que se reuniam na antiguidade cristã os católicos para fugir da perseguição e poder celebrar as Missas.
  14. • Cátaro: 1. Significa puros. 2. Trata-se de uma seita herética que surgiu no Sul da França, no séc. XII. 3. O mesmo que: "Abigense". 
  15. • Catecismo: 1. Curso preparatório para a Catequese ou Primeira Comunhão. 2. Texto que explica a doutrina Cristã, referente ao Antigo e Novo Testamento. 
  16. • Catecismo Católico: 1. Publicações, de pequeno ou grande porte, contendo explicações sobre a doutrina Católica Apostólica Romana utilizada para a Catequese. 2. O "Catecismo da Igreja Católica", conhecido como "Amarelinho" é o mais conhecido e amplo, da Ed. Loyola. 
  17. • Catecumenato: 1. Iniciação da preparação quanto a doutrina, celebração dos Sacramentos, para a vida na Fé Cristã. 2. Período que é necessário para a realização do curso preparatório para a Primeira Comunhão. 
  18. • Cátedra de Moisés: 1. Título honorífico que era atribuído na sinagoga ou templo aos mestres da Lei. 2. Todo aquele, que faziam parte do templo, se destacava, era seguidor das Leis de Moisés por cumprir, obedecer e conhecê-la.
  19. • Catedral: 1. Identificação da principal igreja de uma Diocese. 2. Geralmente é a sede ou cátedra de um bispado. 
  20. • Catequese: 1. Curso preparatório para a Primeira Comunhão. 2. Educação para a Fé. 
  21. • Catequética: 1. Trata-se da disciplina de conteúdo teológico/pastoral que realiza pesquisa e estudo sobre a catequese. 2. Os estudos envolvem a pedagogia, didática, metodologia, história, conteúdo etc. 
  22. • Catequista: 1. Aquele ou aquela, religioso ou leigo, que rege o curso preparatório para a Primeira Comunhão. 
  23. • Cativeiro: 1. Aquele ou aquela que foi perseguido, oprimido ou preso por suas convicções em relação à Fé Católica. 2. Vide "Exílio".
  24. • Catolicidade: 1. A Igreja Católica Apostólica Romana em relação a sua doutrina e qualidade. 2. Qualidade daquele ou daquela que aceita e professa o catolicismo. 3. Refere-se também ao todo ou totalidade dos católicos.
  25. • Catolicismo: 1. Religião cristã, que foi iniciada por Jesus Cristo, que reconhecem a autoridade do Papa. 2. Também é o conjunto dos dogmas, das instituições, congregações e preceitos ou regras da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. 3. A universalidade da religião católica. 4. Método, modo ou metodologia pelo qual o seguidor ou fiel segue e obedece os ensinamentos e princípios deixados por Deus, Jesus e da Igreja Católica Apostólica Romana. 4. Catolicidade. 5. É reconhecer como verdadeira a autoridade do Papa, o primeiro foi São Padro, que foi indicado pessoalmente por Jesus, pela aceitação completa dos Sacramentos e suas normas, a verdade e originalidade dos Dez Mandamentos, tem como caminho a veneração a Nossa Senhora, aceita a beatificação e a canonização, respeitando todos os Santos e Santas da Igreja Católica, tem nos Dogmas a verdade absoluta e incontestável, portanto fundamentais para a crença e Fé. 6. Reconhecer e aceitar a Jesus, pedindo perdão, durante o ato litúrgico, a Missa etc.
  26. • Catolicista: 1. Aquele ou aquela que pesquisa e estuda o catolicismo. 
  27. • Catolicização: 1. Ato ou efeito de catolizar. 2. Catolização. 3. Por extensão: Converter para o catolicismo. 
  28. • Catolicizar - O mesmo que "Catolizar". 
  29. • Catolizar: 1. Tornar católico. 2. Por extensão: Converter ao catolicismo. 
  30. • Católico: 1. Universal e aberta a todo ser humano. 2. Aquilo ou o que pertence, é relativo ou inerente ao catolicismo 3. Aquele ou aquela que pertence ou professa o catolicismo 4. Por extensão: Perfeito, exato, correto, certo. 5. Conjunto de comunidades cristãs iniciadas por Jesus Cristo e que estão ligados e obedientes ao Bispo de Roma, o Papa. 6. Católico Apostólico Romano. 7. Figurativo: Bem-disposto, goza de boa saúde.
  31. • Causal: 1. Relativo a causa; causativo. 2. Que exprime ou revela a causa. 3. Conjunção causal. 

  1. • Causalidade: 1. Relativo ou referente a causa. 2. Condição, qualidade e relação entre a causa e o efeito ou resultado. 3. Tudo que é considerado causal e produz algum efeito (positivo ou negativo, por exemplo). 
  2. • Cefas: 1. Pedra. 2. Cognome atribuído por Jesus a Pedro (Simão), filho de João.
  3. • Cego: 1. Aquele ou aquela que que não enxerga, sem visão. 2. Aquele ou aquela que não "enxerga" ou vislumbra os caminhos oferecidos por Deus Pai e Deus Filho. 3. Aquele que está em pecado e não consegue ou não quer sair dele.
  4. • Cegueira: 1. Enfermidade que afeta a visão, parcial ou totalmente, impedindo que o ser humano acometido por ela enxergue muito pouco ou até mesmo não o faça. 2. Termo que no Evangelho identifica a pessoa que não enxerga o caminho da salvação oferecido por Deus Pai e Deus Filho.
  5. • Ceia: 1. Refeição. 2. Santa Ceia. 3. Última Ceia (vide).
  6. • Ceia de Natal - Vide "Ceia".
  7. • Ceia do Senhor: 1. Outra maneira de identificar a Santa Ceia ou Ceia Pascal que Jesus fez com seus discípulos no dia anterior à Paixão e morte. 
  8. • Ceia Natalina: 1. Reunião para confraternização entre familiares e amigos, que tem como primeiro objetivo a Fé e a celebração do Nascimento de Jesus, e não a fartura alimentar e a gula. 2. Ceia destinada a união, respeito, amor, Fé etc. 
  9. • Ceia Pascal: 1. Ceia do Senhor. 2. Última Ceia. 3. Santa Ceia. 4. Reunião familiar e amigos para a celebração da ressurreição de Jesus e a Salvação, que acontece no domingo de Páscoa. 
  10. • Celebração da Palavra: 1. Refere-se a toda celebração da palavra de Deus e de Jesus, ou seja, são feitas duas ou mais leituras de textos bíblico, acompanhados de cantos, orações etc. 2. São reconhecidas pelo Vaticano e são ideais para locais onde não haja um Sacerdote. 3. Paraleitura. 

Voltar para o conteúdo