Bíblia NT - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Bíblia > Definição

BÍBLIA  

I. A Bíblia é um conjunto de escritos por humanos, inspirados pelo Espírito Santo, que de alguma maneira foram testemunhos. Esses humanos, agraciados por Deus, tanto no Antigo bem como no Novo Testamento, transformaram em escritura as Palavras de Deus Pai (AT) e Deus Filho (NT).
II. Muita gente deve pensar que foram essas pessoas as autoras da Bíblia, na realidade elas apenas transcreveram as Palavras do Pai Celestial, como faz uma secretária ao transcrever as palavras de seu patrão.
1. A inspiração é transmitida aos “escritores sagrados” pelo Espírito Santo e não por sua vontade.
2. O “escritor sagrado” ou hagiógrafo é uma pessoa que passou por uma experiência proporcionada por Deus. Exemplo de escritores sagrados: Moisés, os profetas, São Mateus, São João, São Paulo...
III. A Tradição Católica também trazem aos fieis ensinamentos, mas não estão contidas na Bíblia, pois elas, na sua maioria, vêm da transmissão oral e até escrita transmitida do Pai para o Filho, Jesus, deste para os Apóstolos, destes para a Igreja, que somos nós, seus seguidores.
1. A Tradição Católica é também a Palavra de Deus não contida na Bíblia.
2. Os ensinamentos  contidos nas Tradições estão presentes nos Símbolos, Profissões de Fé, nos Documentos dos Concílios, nos Escritos dos Santos, do Papa e nos ritos da Sagrada Liturgia.
IV. Outra informação importante é sobre o período que foram escritos os livros que compõem a Bíblia.
1. Os livros do Antigo Testamento, como o nome descreve, foram escritos antes da vinda de Jesus Cristo, entre os séculos XV e II a.C. Esses documentos estavam escritos em rolos de papiro ou em pele de animais. Esses rolos eram formados pela união de pequenos pedaços de papiro ou pele.
2. Por sua vez os livros do Novo Testamento foram escritos após a morte de Jesus, por seus seguidores, os Apóstolos, na segunda metade do século I d.C. Esses livros foram escritos inicialmente em papiro e mais tarde em pergaminho. A transcrição para o papel só ocorre na Idade Média.
V. Os livros que formam os dois Testamentos não são livros independentes, muito pelo contrário, eles estão interligados, ou seja, há Unidade entre Eles.
VI. Os dois Testamentos são formados, como já foi descritos, por livros, estes são:
1. Históricos;
2. Didáticos e
3. Proféticos.
VI. Cada um dos Livros dão divididos em:
1. Capítulos


Downloads


Bíblia
Velho Testamento
Em tradução!

Bíblia
Novo Testamento

ABRIR

Voltar para o conteúdo