Batismo - VivaJesusBr

A Trindade Santa e a Família Sagrada nos amam!
Estamos a 16 anos evangelizando! Obrigado! Janeiro mês do nosso aniversário!
Iniciado em: 15/01/2002
Neste endereço (domínio): 14/01/2006
Em 2018, novo visual!
Ir para o conteúdo
Sacramentos > Quais são?
• O Batismo é um Sacramento, portanto um sinal sagrado ensinado por Jesus Cristo e instituído pela Santa Igreja.
• O Batismo nos apresenta ao Espírito Santo, nos livram dos pecados ligados ao pecado original e purifica a alma.
• É uma maneira do ser humano conhecer, entender e fazer uso ou tirar os melhores proveitos dos Dons de Deus.
• Todos os Sacramentos seguem o especificado nos Evangelhos e nas determinações da Santa Igreja baseados na Tradição e no Magistério. Os Sacramentos consagram a Igreja que é o corpo místico de Jesus, um Deus vivo e único na Santíssima Trindade.
• Sacramentos e sacramentais são duas ações distintas, os sacramentos são exclusivos dos sacerdotes, bispos e Papas e são sete como já vimos. Os Sacramentos não são materiais, apesar de fazer uso de objetos materiais.
• Os sacramentais as medalhas, rosários, crucifixos, escapulários etc. Os sacramentais são símbolos e não tem a mesma força dos Sacramentos. Os sacramentais dependem da fé de cada ser humano, por sua vez os Sacramentos vêm das ações e ensinamentos de Jesus durante sua vida terrena.

• Para você entender melhor, o Batismo, por exemplo, é um Sacramento, já a vela usada durante a cerimônia, um sacramental, pois esta não tem poder, é apenas um símbolo, porém Deus pode operar sobre eles, os sacramentais, como o fez e ainda faz com a Medalha Milagrosa de São Bento, as pílulas do Frei Galvão, hoje Santo Antônio de Santana Galvão.


Textos anteriores:
(Em ordem crescente)

• O Batizado é o primeiro Sacramento da Igreja quando o ser humano, ainda bebê, jovem, adulto ou idoso, recebe a Graça do Espírito Santo. No caso das crianças, ou melhor, os bebês, por não terem consciência e Fé, a confirmação é feita pelos pais e padrinhos da Fé em Cristo e a proteção do Espírito Santo.
• O Batismo é na verdade a aceitação da Santíssima Trindade, e viver sob a Palavra de Deus Pai e Filho contidas no Evangelho. Em outras palavras, o Batizado é renascer para uma nova vida de Fé.
• Uma vez aceitando Jesus Cristo passa a acreditar na Sua ressurreição e na ressurreição do ser humano. Por essa razão, quando se é Batizado, há o perdão do pecado original (para qualquer idade) e o perdão dos pecados diários e pessoais (quando jovem e adulto).

Deus instituiu o Batismo para nos abençoar e proporcionar o renascer para a vida Cristã e afastar de nós o pecado original. Este Sacramento é o primeiro e que possibilitará o recebimento dos demais.

• Este Sacramento é anterior a Jesus e o seu maior divulgador e pregador foi São João Batista afirmando que a partir dele o reino do Céu estaria próximo.
• O Batizado que na antiguidade era feito apenas na idade adulta passa a ser realizado logo após o nascimento para que aquele ser seja abençoado por Deus, pelo Filho Nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo Espírito Santo.
• É o nascimento do cristão para a vida em Cristo. A Igreja reunida celebra o momento inicial de nossa experiência como dependentes de Deus, filhos de Deus.
________________________________________

O Sacramento Batismo poderá ser feito de duas maneiras:

1. Nas águas correntes de um rio, como era comum na antiguidade, mergulhando-a ou com o auxílio de uma concha despejar água do rio sobre a cabeça daquele que será Batizado. Este até acontece até hoje na Terra Santa, mais precisamente no rio Jordão.
2. No interior de uma Igreja, quando é possível. Por isso toda Igreja Católica Apostólica Romana possui uma pia Batismal e nela contém água abençoada por Deus.
Em qualquer uma das maneiras a pessoa que receberá o Sacramento terá despejado sobre sua cabeça um pouco da água abençoada ouvindo e se possível repetindo a frase:
“Eu te Batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”


Voltar para o conteúdo